Dicas para a adaptação em um novo país

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Muitos conhecem o ditado que diz: "quando em Roma, faça como os romanos"! Este pensamento dos tempos de Santo Agostinho já buscava ensinar que quando vivendo em um lugar diferente, era preciso buscar se adaptar ao jeito de viver das pessoas daquele lugar. Um grande desafio para o estudante de intercâmbio é a fase de adaptação em um novo país. A dificuldade existe para todos aqueles que partem rumo à experiência de viver outra cultura e outra língua. No entanto algumas pessoas tem mais facilidade e se adaptam rapidamente. O comportamento de cada pessoa e a forma de enfrentar os problemas são determinantes para que este momento. Ao chegar em um novo país, onde você ficará por um determinado período de tempo, será preciso pensar e agir para adaptar-se da melhor forma possível. Aqueles que se abrem para conhecer e experimentar o que é diferente poderá aproveitar melhor o programa de intercâmbio.

Não estrague seu sonho de intercâmbio por dificuldades na adaptação em um novo país

Na Optima Intercâmbio é princípio da empresa manter o contato com nossos clientes durante e após o intercâmbio. Conversamos sempre com os estudantes que estão fora do Brasil. Dessa forma conseguimos acompanhar suas rotinas e saber dos desafios diários dos intercambistas. Embora a grande maioria viva o sonho do intercâmbio com muito sucesso, existe casos em que estudantes decidem voltar antes do tempo. Para alguns, o problema da adaptação em um novo país é o fator decisivo para retornar. A decisão de fazer um intercâmbio deve passar pela consciência de que dependerá única e exclusivamente do comportamento de cada um o sucesso desta grande oportunidade.

Dicas para adaptação em um novo país

A melhor dica de todas para a adaptação em um novo país é ter a cabeça aberta para o novo e o diferente! Você não conseguirá viver um verdadeiro intercâmbio se não se inserir na forma de viver e de pensar do povo do seu país de destino. Em primeiro lugar seja um bom observador! Veja como as pessoas se comportam ao se relacionarem umas com as outras. Diferente do Brasil, em muitos países as pessoas são mais reservadas e menos afetuosas. Observe e aprenda com o jeito de falar e gesticular! A fluência de uma língua se conquista além dos bancos escolares. É no dia a dia e nas atividades cotidianas que se desenvolve a melhor capacidade de ouvir e falar conforme os nativos de um país.

Busque conhecer e aprender sobre a cultura local. As músicas mais ouvidas, o esporte preferido, o tipo de vestimenta e as festas tradicionais podem ensinar muito. Sendo assim, busque ouvir músicas locais, de preferência através de rádios. Mesmo que esporte não seja o seu forte, busque saber a preferência nacional. E havendo uma possibilidade, vá a um estádio assistir jogos deste esporte. Você terá uma experiência única de manifestação em massa daquele povo. As festas tradicionais com seus rituais e programações também refletem muito da cultura de um povo. Com todas estas dica, a partir do momento que você se inteirar, no mínimo você estará atualizado para puxar assunto com os nativos.

Relacionar-se é a melhor forma para adaptação em um novo país

A vida social só acontece a partir do momento em que nos relacionamos com os outros. Quando longe de casa, num lugar diferente e com pessoas estranhas, é normal o sentimento de solidão. Para não permitir que este sentimento atrapalhe a experiência do intercâmbio é preciso reagir. Busque se aproximar das pessoas na escola, na acomodação ou no trabalho. Convide seus novos colegas para tomar um café, fazer um passeio ou curtir uma balada.

Outra regra fundamental para a adaptação em um novo país é se desfazer de preconceitos. Não dá para querer conhecer uma cultura diferente da sua se você não se abre para compreender as diferenças. Isto não quer dizer que você terá de mudar seus valores. Estar aberto para o novo é pré-condição para se aprender qualquer coisa.

Seja simpático com todas as pessoas que cruzarem seu caminho. A empatia não se dá no silêncio! É preciso que haja a ação de alguém para gerar uma reação no outro.

Aproveite esta oportunidade única de fazer um intercâmbio! A Optima está preparada para auxiliar você em todas as etapas desta realização em sua vida! Mas lembre-se: o sucesso depende do seu comportamento!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco