O que é au pair? Conheça esse tipo de programa de intercâmbio!

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

O que é au pair? Esse tipo de programa de intercâmbio é o ideal para quem deseja combinar diversos fatores no intercâmbio, já que você poderá desenvolver um idioma estrangeiro, trabalhar com crianças e, ainda por cima, vivenciar uma cultura diferente! Para que você conheça um pouco mais sobre o programa de au pair, continue lendo esse texto e entenda o que é necessário para fazer esse intercâmbio!

O que é au pair?

Um programa de intercâmbio do tipo au pair é um programa de intercâmbio para quem gosta de cuidar de crianças, uma vez que você deverá trabalhar com elas diariamente e ajudá-las nas diversas tarefas do dia-a-dia.

Ao fazer seu programa de intercâmbio de au pair você irá morar com uma família local, a qual será cuidadosamente selecionada para que tanto você e a família estejam em sintonia no que diz respeito a valores pessoais e expectativas em relação ao cuidado das crianças.

A expressão “au pair” vem do francês e significa “igual”. Então, como o próprio nome diz, você irá morar com uma família nativa daquele país onde você se tornará parte dela. Dessa forma, você pode ficar ainda mais imerso em uma nova cultura, aprender um novo idioma e participar da rotina da família anfitriã como se fosse, realmente, parte integrante dela. E, no final, tenho certeza que será parte dela mesmo!

Veja também: Faça um curso profissionalizante no exterior!

Normalmente o au pair é uma opção mais barata de intercâmbio cultural, já que você terá poucas despesas. Isso se deve ao fato de, muitas vezes, a família anfitriã já oferecer moradia e alimentação. Além disso, boa parte dos programas de au pair podem remunerar os intercambistas, o que pode contribuir para a redução de custo dos viajantes durante a estadia no exterior.

O que é au pair? A rotina de trabalho

Cuidar de crianças é uma tarefa bastante puxada, uma vez que esses jovenzinhos têm uma energia muito grande! Então, a rotina de trabalho dos au pairs exige que o viajante tenha bastante pique para acompanhá-los!

Na prática, um programa de au pair na Nova Zelândia exige que você trabalhe entre 30h e 35 horas por semana - as horas por dia podem variar desde que esteja dentro do estabelecido semanalmente. E o trabalho em si é fazer tudo o que esteja ligado à rotina das crianças e algumas tarefas domésticas.

Assim, você deve ajudar a garotada a se arrumar para a escola, fazer tarefas escolares, tirar um tempo diário para brincar com elas, preparar lanches, almoço, café da manhã, dar banho, ajudá-los a organizar as suas próprias coisas… Enfim, é uma rotina de trabalho que exige bastante, afinal, você estará cuidando de uma ou duas crianças!

Na Nova Zelândia é comum que os au pairs tenham dois dias de folga na semana e as férias são combinadas de acordo com cada família, pois não há uma legislação específica para isso.

Outro dos objetivos de um programa de au pair é que você faça um curso de idiomas. Por isso é importante que você organize sua agenda para frequentar aulas de idiomas durante seu período de intercâmbio au pair. A Nova Zelândia não exige um tipo de curso específico de idiomas, mas nós, da Optima Intercâmbio, indicamos que você escolha aquele curso de idiomas que mais se adeque ao seu perfil.

Quanto ganha um au pair?

A remuneração de um au pair varia de acordo com o país escolhido, com o que foi combinado com a família anfitriã e, também, de acordo com o número de horas trabalhadas por você. Há, também, aqueles estudantes que não recebem por au pair.

Normalmente, os au pairs recebem valores entre NZD $ 150 e NZD $ 280 por semana. Entretanto, como falamos anteriormente, esse valor pode variar bastante. Vale a pena dizer que os intercambistas desse tipo de programa de intercâmbio devem receber durante os períodos de férias e, também, se ele estiver doente.

Qual é a vantagem de se fazer um programa de au pair?

Agora que você já sabe o que é au pair, você deve estar se perguntando por que fazer um programa desse tipo, certo? Bom, primeiro eu devo te falar que fazer qualquer tipo de programa de intercâmbio no exterior é uma experiência incrível e que você vai levar memórias para o resto da sua vida!

Mas o mais legal dessa modalidade de intercâmbio é a imersão cultural propiciada pela convivência diária com nativos do seu destino. Assim, você poderá viver de perto e de verdade a rotina de uma família estrangeira, com todos os seus hábitos e costumes!

Além disso, fazer um programa de au pair é uma boa oportunidade se você deseja ter uma experiência internacional de trabalho no currículo, mesmo que não seja da sua área profissional.

Saiba mais: Por que estudar inglês na Nova Zelândia?

Além disso, o intercâmbio de au pair na Nova Zelândia pode significar viver em um país incrível! A Nova Zelândia é conhecida por ser um dos melhores lugares para se viver no mundo, com altos índices de qualidade de vida e uma natureza exuberante. Portanto, ao fazer seu programa de au pair na Nova Zelândia é uma grande oportunidade para conhecer e viver em um país de costumes diferentes, em cidades cosmopolitas e de grandes belezas!

Requisitos para fazer au pair

Há alguns requisitos para que você possa fazer au pair. Eles variam de país para país, entretanto, os mais comuns para a Nova Zelândia são:

  • Idade entre 18 e 30 anos;
  • Bom entendimento e fala de inglês. Não é necessário um nível específico de idioma, mas é importante que você saiba se comunicar com as crianças para que você entenda as suas necessidades. Você pode fazer um curso de inglês durante o programa de intercâmbio de au pair.
  • Pagar as despesas da viagem e visto;
  • Ser elegível para o visto Working Holiday, preenchendo os critérios para obtê-lo;
  • Apresentar uma comprovação financeira de pelo menos NZD $4.200 em conta bancária, a qual é exigida por todos aqueles que se aplicam ao visto Working Holiday;
  • Ter boas condições de saúde,
  • Não ter filhos e/ou não ser casado.

Cumprido esses requisitos, você pode passar até 12 meses fazendo seu programa de intercâmbio au pair! E, claro, para que você tenha a melhor experiência durante sua viagem, é importante que você escolha uma agência de intercâmbio completa, como a Optima!

Só uma agência de intercâmbio completa, como a Optima, pode te ajudar em todas as etapas do seu intercâmbio e garantir que você viaje com toda segurança e qualidade possível! Clique aqui e peça já para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível ajudar você a organizar seu programa de au pair!

Au Pair
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo