Minha experiência de 2 meses de intercâmbio em Dublin

Cláudio

Claudio aposentou-se e decidiu fazer intercâmbio para aprimorar seu inglês

Que motivo teria para fazer intercâmbio para aprender Inglês, uma vez que estou aposentado, meus filhos criados, sem necessidade de voltar a trabalhar? Quando trabalhava, fiz previdência privada para completar minha renda na aposentadoria, decisão acertada na minha vida, pois ser aposentado somente pelo INSS, necessitaria trabalhar após a aposentadoria, e também, minha mulher e coordenadora pedagógica, e sua renda atual, é suficiente para ela. O conhecimento que tinha de Inglês era suficiente para viajar, pois quando trabalhava, tive algumas experiências de viajar ao exterior sem dificuldades para comunicação trivial.

Como meu sonho sempre foi ter fluência na Língua Inglesa, resolvi tentar. Então comecei colocar em prática, fazer Intercâmbio, então veio a primeira pergunta: é muito caro? Pesquisando e conversando com pessoas que faz ou fizeram intercâmbio de Inglês, descobri que fazer em Dublim era viável financeiramente, sem complicação  no processo de Imigração como estudante por parte dos orgãos Irlandeses, sendo abençoado na escolha da agência de intercâmbio, seu nome, “Optima Intercâmbio”.

Eles (Daiane e Talita) facilitaram tudo, desde ajudar a escolher a escola que iria estudar, propondo algumas, ficando a meu criterio a decisão, recebi deles todas as informações das escolas propostas, tais como, os pacotes com seus respectivos preços, e opções de estudos, custos e opções de moradia, inclusive opções de companhia aérea, eles deixaram me a vontade para poder decidir.

Quanto a passagem aérea, fui feliz, fechei a com a Lufthansa em 5 parcelas iguais e em Reais.

Decidir qual escola? Escolhi a ECM College, que fica na região central de Dublin. Após analisar todas as opções, resolvi por um plano que tenho visto de permanência de 01 ano, sendo 25 semanas de estudo na escola, 15 horas semanais e 6 meses de Holiday, no qual você pode viajar pela Europa, durante ou depois de terminar o curso, e ainda trabalhar durante o curso, 20 horas semanais e após o término, 40 horas semanais, aliás não e fácil conseguir o trabalho, pois uma das condições essencial é o seu nível de fluência na língua, como informação, o salário mínimo na Irlanda é de 8,65 Euros por hora.

A ECM College esta atendendo minha expectativa com relação a custo benefício, meu professor é irlandês nativo (Irish), na minha sala tem 15 alunos entre brasileiros e alunos de outros países, o professor não deixa falar português em sala de aula e são 4 horas diárias, a escola é rígida  quanto a presença, disciplina e horários, oferecendo extra classes, aulas de conversação em Inglês com assuntos variados e outras atividades interessantes ao aprendizado.

Chegando em Dublin, conforme contratado, tinha o translado e o Thallison da Optima Intercâmbio estava me aguardando no Aeroporto de Dublin. Ele foi até a casa que me hospedei na primeira semana, auxiliando e acompanhando em todo o procedimento para conseguir o PPS, que seria a carteira de trabalho no Brasil, levou me até a ECM College, e fez um tour por Dublin, indicando os locais para comprar e restaurantes. Auxiliou na abertura da conta no Banco AIB de Dublin, devido a exigência da Imigração de Dublin (extrato bancário com 3.000 Euros) e também no Departamento da Emigração de Dublin para retirar o GNIB, que é o visto de estudante por um ano, sendo que o tempo todo, um facilitador no contato com meus interlocutores. Uma outra coisa sensacional, é a sua disponibilidade para ajudar no que for preciso no caso de uma emergência, além de sugestões para que possamos fazer alguns passeios por Dublin e suas redondezas.

Ja estou em Dublin, há 2 meses, toda semana ele liga para saber como estou e se colocando à disposição. Por tudo isto, recomendo para fazer intercambio, a “Optima Intercâmbio”.

Claudio Roberto Barbosa
Pindamonhangaba/SP

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09