Oportunidade de intercâmbio e as profissões do futuro

As profissões do futuro passam por uma oportunidade de intercâmbio. Estudar e morar em outro país permite o desenvolvimento de capacidades essenciais para o perfil de um profissional moderno.

A vida social e profissional foi transformada graças à revolução tecnológica. O modelo de trabalho que nossos pais conheceram e receberam de herança de nossos avós já não é mais o padrão do presente e muito menos o será no futuro. Uma nova oportunidade de trabalho exige características como: adaptação à mudanças, administração da carga cognitiva, domínio de tecnologias e novas mídias, transdisciplinaridade e relações interpessoais.

Desenvolver essas características nem sempre é possível em uma instituição educacional tradicional. A oportunidade de intercâmbio é um método eficiente para adquirir essas habilidades. Sair da zona de conforto força a pensar e agir para superar dificuldades de qualquer mudança, e isso é a melhor aprendizagem para a vida!

Oportunidade de intercâmbio e adaptação

Se tornar intercambista exige adaptação! Adaptação às novas condições de moradia, à diferentes metodologias de aprendizado, à culturas e costumes que podem gerar dificuldades, mas que permitem o descobrimento de um mundo novo, cheio de novidades para nossa formação.

Administração da carga cognitiva

Aprender é parte de nossa capacidade cognitiva! Administrar essa capacidade de aprender é uma habilidade essencial para as novas profissões. Não basta adquirir conhecimento, é necessário selecionar e classificar o tipo de conhecimento que gera resultados nas áreas de atuação. Numa oportunidade de intercâmbio, você é bombardeado por informações novas e importantes o tempo todo. É preciso administrar a carga cognitiva de forma a poder acessar o que se aprende quando for necessário.

Domínio de tecnologias e novas mídias

As profissões do futuro vão além das tradicionais engenharias, medicina ou advocacia. Hoje, são nomes fortes e com grande potencial de retorno financeiro e pessoal, o cientista de dados, desenvolvedor mobile, UX designer, digital product manager, desenvolvedor de web, entre outros nomes novos de carreiras promissoras. Assim, o estudante e intercambista precisa dominar tecnologias e novas mídias. Há uma nova língua universal, e ela é a língua digital!

Transdiciplinaridade

A transdisciplinaridade já é realidade na principal prova de seleção para graduação no Brasil, o ENEM. Nele percebe-se que não basta ser bom em um único campo. É preciso ter domínio das diversas áreas. Para a vida profissional vale a mesma regra. O maior desenvolvedor de sistemas precisa compreender de teorias sociais a sistema de saúde. Um exemplo claro é a profissão do publicitário. Nunca se sabe que tipo de produto você será contratado para desenvolver uma campanha de marketing. Hoje você pode estar vendendo remédios e amanhã promovendo vídeos de youtuber´s humorísticos na internet. Aproveitar o intercâmbio, para além de aprender outra língua, fazer trabalho voluntário, cursos de culinária, administração ou outros, pode ser uma ótima oportunidade para você dar um up grade no seu currículo.

Relações Interpessoais

Por fim, talvez a principal característica para o profissional do futuro é o bom relacionamento interpessoal! Se na vida cotidiana há dificuldades em se relacionar, seja por timidez, insegurança, ou outros… O intercâmbio é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento das relações. Aprender a construir uma rede de relacionamentos e ao mesmo tempo, otimizar essa rede em prol de objetivos educacionais, profissionais ou pessoais é um benefício do intercâmbio que não é registrado nos contratos, mas pode se tornar o maior ganho ao intercambista.

A Optima oferece as mais diversas opções e oportunidade de intercâmbio para você tornar essa experiência um momento de desenvolvimento pessoal e profissional. Tornar-se um cidadão do mundo é uma grande oportunidade para conquistar espaço nesse novo mercado de trabalho!

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09