Transporte público em Dublin

O sistema de transporte em Dublin é bem eficiente e seguro. Sendo esses fatores positivos para os estudantes que pretendem estudar na cidade. Desse modo, escolher qual é o melhor meio de transporte público em Dublin depende muito das preferências de cada intercambista. Para entender as principais características de cada alternativa, a seguir está um resumo sobre as opções disponíveis na cidade.

Ônibus como meio de transporte público em Dublin

O ônibus é um transporte em Dublin bastante utilizado pelos estudantes pois é pontual, passa com grande frequência e além disso também é confortável. Eles são operados na cidade pela Dublin Bus. A maioria dos ônibus possuem dois andares. O que significa que o espaço é amplo e as conduções dificilmente ficam lotadas.

Enquanto esperam pelos ônibus nas paradas, os passageiros tem acesso a painéis digitais que indicam quanto tempo está faltando para que o próximo coletivo retorne. Tanto nesses locais como dentro dos ônibus, é comum ter uma conexão de Wi-Fi disponível.

Em relação aos valores desse meio de transporte em Dublin, os intercambistas que possuem a carteirinha de estudante, chamada Leap Card, têm descontos nas tarifas de ônibus. Para quem não tem a carteirinha, vale destacar que os ônibus da cidade não tem cobrador. Portanto é preciso pagar pela passagem direto na caixa coletora que fica na entrada do ônibus. Logo em seguida o motorista emite o recibo. Para o pagamento é aceito somente moedas. Além disso, o troco não é dado em dinheiro e sim em formato de um ticket, o qual pode ser trocado por dinheiro posteriormente em um dos escritório do Dublin Bus.

meio de transporte público em dublin onibus

Luas da capital irlandesa

Considerado o transporte público em Dublin mais veloz, o Luas, expressão que significa velocidade em gaélico. É como se chama o metrô de superfície da cidade. Os trilhos do Luas estão espalhados pela região central. Sendo assim a melhor opção para os estudantes que precisam circular por essa parte de Dublin.

Por enquanto, o Luas tem apenas duas linhas: a verde e a vermelha. A circulação de ambas se limita especialmente as principais ruas da cidade. Porém, nos próximos anos, a intenção do governo local é expandir a extensão dos trilhos e ampliar o funcionamento desse transporte em Dublin para outras regiões.

Para utilizar esse transporte em Dublin, basta adquirir um ticket em qualquer uma das estações que estão espalhadas pelo centro da cidade. Além disso, os estudantes que possuem o Leap Card também podem utilizá-lo no Luas. Após o embarque, é possível acompanhar painéis dentro do Luas que indicam quais são as próximas paradas. Com certeza isso facilita a vida de quem ainda não conhece a cidade muito bem.

meios de transporte em dublin luas

Dart, o trem de alta velocidade

O Dart é o transporte público em Dublin que interliga a cidade a outras regiões da Irlanda. São trens intermunicipais de alta velocidade que corta vários condados. Com um funcionamento similar ao do Luas, os passageiros só precisam comprar o seu ticket em uma das estações disponíveis e embarcar no trem rumo ao destino escolhido. É possível utilizar o Leap Card para a aquisição desse ticket. Sendo também permitida a compra de bilhetes semanais ou mensais.

Com o Dart, os estudantes que estão em Dublin podem visitar tanto cidades próximas da capital irlandesa, como também outras mais distantes. Ao longo da viagem, os trens oferecem conforto e amenidades aos passageiros, como uma conexão de Wi-Fi gratuita. É importante ressaltar que esse meio de transporte em Dublin costuma ser muito pontual. Nas estações existem painéis que indicam quais são os horários dos próximos trens.

meio de transporte público em dublin dart

Bicicletas em Dublin

Devido as ruas planas e os cerca de 650 quilômetros de ciclovias, a bicicleta é sem dúvidas um transporte em Dublin considerado seguro, econômico e ecologicamente amigável. Porém, ao contrário do que muitos estudantes acreditam, não é necessário comprar uma bicicleta na cidade. Existe uma serviço muito mais prático chamado DublinBikes.

Para os estudantes utilizarem esse serviço, basta se cadastrar no site e solicitar uma carteirinha. A partir de então, através de uma taxa anual. É possível pegar uma bicicleta em qualquer uma das mais de 60 estações espalhadas por Dublin e devolvê-la em outra estação que seja próxima do destino pretendido.

Outro aspecto positivo desse serviço é que todas as bicicletas do DublinBikes já contam com todos os equipamentos obrigatórios para a segurança do ciclista. Buzinas e lâmpadas refletoras já estão juntos com a bike. Tudo isso torna esse meio de transporte em Dublin uma opção segura e interessante para conhecer melhor a cidade.

Conheça mais sobre as modalidades de intercâmbio da Optima Intercâmbio

A Optima está presente em várias cidades, incluindo Dublin. Oferecemos programas de intercâmbio de diferentes estilos, para alunos de faixas etárias distintas. Com o auxílio da agência, os intercambistas podem ter os seus perfis traçadas e descobrir qual o tipo de intercâmbio ideal. Além disso, a Optima presta apoio em todos os aspectos da viagem, como acomodação, escola, seguro viagem, e meio de transporte público em Dublin. Oferecemos um atendimento diferenciado para que os estudantes aproveitem ao máximo a sua estadia no exterior.

Orçamento Fácil
Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09