Descubra as curiosidades da Escócia e teste seus conhecimentos sobre o país!

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Mesmo não figurando entre os destinos mais procurados por quem vai fazer um intercâmbio, a Escócia é um destino incrível e que promete experiências espetaculares! O país é um dos mais belos da Europa e sua capital, Edimburgo, é uma verdadeira aula de história ao ar livre. Antes de fazer seu intercâmbio na Escócia você pode conhecer um pouco mais sobre o país aqui no blog da Optima Intercâmbio! Por isso separamos algumas curiosidades da Escócia que farão você se encantar ainda mais por esse país espetacular!

1. Curiosidades da Escócia: o jeitinho escocês!

Você vai se sentir em casa com os escoceses durante o seu intercâmbio por lá. O povo escocês é extremamente gentil e curioso, além de serem bastante animados e gostarem bastante de conversar com os outros!

E se você encontrar com um escocês em um pub, saiba que se tentar acompanhá-lo na cerveja ou no whisky, você pode facilmente perder: o povo escocês é famoso por beber muito! Ah, vale a pena avisar: os escoceses não têm papas na língua e falam o que vem à mente!

2. A cidade de Edimburgo é considerada um Patrimônio da Humanidade

Outra das curiosidades sobre a Escócia é que a capital do país, Edimburgo, é considerada um grande museu a céu aberto. A cidade é dividida em duas: a “cidade nova”, com construções e edifícios mais modernos e “cidade velha”. Essa última preserva grandes características arquitetônicas antigas, bem como o traçado de suas ruas.

Tudo isso remetendo às características medievais e relíquias que transformam a capital escocesa em uma verdadeira aula de história. Há construções do século XV e XVI, como o Castelo de Edimburgo, que são muito bem preservadas até hoje.

Mesmo sendo chamada de “Cidade Nova”, a parte mais moderna da cidade de Edimburgo abriga, em grande parte, edifícios do século XVII e XVIII.

3. Curiosidades da Escócia: o país dos ruivos

Não se espante se encontrar com uma grande quantidade de pessoas ruivas pelas ruas da Escócia. O país é um dos maiores lares de pessoas ruivas no mundo. A porcentagem de pessoas ruivas na Escócia é de 13%, enquanto no resto do mundo fica em média de 1% a 2% da população.

E vai um pouco além: aproximadamente 40% da população escocesa nativa carrega o gene dos cabelos avermelhados, assim, as chances de um casal escocês ter um bebê ruivo são grandes!

4. O lago mais famoso do mundo fica na Escócia

Um dos pontos turísticos e uma das curiosidades sobre a Escócia mais conhecidas talvez seja o Lago Ness. Segundo a lenda, o local é o lar do Monstro do Lago Ness; ou apenas Nessie, para os mais íntimos! O primeiro registro de avistamento de Nessie se deu no ano de 565. Isso mesmo, há quase 1500 anos! Ao longo do tempo, o monstro foi visto por inúmeras outras vezes.

Em 2003, uma equipe de televisão fez uma exaustiva investigação no Lago Ness, utilizando mergulhadores e sonares e não conseguiu encontrar nenhum vestígio desse místico animal.

Real ou imaginário, a verdade é que essa é uma das curiosidades da Escócia que as pessoas mais conhecem. Na TV ou cinema, o mito sempre aparece como um exemplo da cultura escocesa.

5. Curiosidades da Escócia: o bruxinho mais amado do cinema tem origens escocesas

É impossível negar que as paisagens das Terras Altas e da Escócia inspiram muitas histórias. Por isso, é comum vermos grandes produções cinematográficas e televisivas que se passam nesse lado da terra da Rainha. Séries como Outlander e filmes como 007 - Skyfall utilizaram as belezas naturais da Escócia para serem plano de fundo de suas histórias.

Mas você sabia que a saga Harry Potter nasceu na cidade de Edimburgo? Sem dúvidas, a autora JK Rowling, utilizou da cidade medieval como inspiração para escrever alguns dos livros de mais sucesso do mundo. O café onde foram escritas as primeiras páginas do primeiro livro é um dos lugares mais visitados de Edimburgo.

6. Curiosidades da Escócia: o animal oficial do país

Não é uma águia, como os Estados Unidos ou um sabiá-laranjeira, como no Brasil. O animal nacional da Escócia é um unicórnio. Na mitologia céltica, que tem grandes raízes na Escócia, o unicórnio era um animal que simboliza a pureza e a inocência. Mas, ao mesmo tempo, também significava masculinidade e poder.

Os primeiros registros de uso do unicórnio como animal oficial do país são do século XI, quando o Rei Guilherme I o utilizou em seu brasão. Na Idade Média até a moeda escocesa utilizavam um unicórnio como imagem.

7. Vacas cabeludas

Já que falamos de animais, uma das curiosidades da Escócia são as vacas de grande pelagem. Se durante seu intercâmbio na Escócia você tiver a oportunidade fazer uma viagem pelas Highlands - o que nós recomendamos muito - não estranhe se encontrar com vacas que tem um pêlo bastante espesso e volumoso, cobrindo até mesmo seus olhos. Essa raça de vacas é criada, geralmente, para consumo e é bastante específica das Highlands.

Por ser um símbolo dessa região e do próprio país, é costume da Escócia que você encontre algum tipo de produto ou souvenir com o desenho de uma “Highland Coo”, como roupas de bebês, canecas, panos de prato e chaveiros.

8. Os costumes escoceses de usar kilts e gaita de foles

Talvez dois dos costumes da Escócia mais característicos e conhecidos pelo mundo são os de usar kilts e tocar músicas com gaita de foles.

Primeiro, vamos falar dos kilts. Esse tipo de vestimenta que parece uma saia é sim utilizado pelos homens escoceses, mas surgiram como parte do traje do exército escocês. Hoje em dia, ele se tornou, via de regra, um traje formal. Assim, ele é costumeiramente utilizado em casamentos, festas ou outras festividades. Entretanto, é apenas uma tradição e não são todos os homens que o utilizam.

Já quando falamos das gaitas de foles é preciso ressaltar que há diversos tipos, uma vez que cada região da Escócia tem a sua. Por muito tempo, durante o século XVI, tocar a gaita de fole foi considerado um pecado no país, uma vez que a Reforma Protestante havia o proibido.

Por que fazer um intercâmbio na Escócia?

As curiosidades da Escócia são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve escolher o país como o seu destino de intercâmbio. Mas o país vai muito além disso: ele é reconhecido também pelas suas belezas naturais - que estampam as belas fotos que representam o país.

Fazer um intercâmbio na Escócia também se destaca por seus cursos de idiomas de qualidade. O país tem escolas de inglês que estão entre as melhores do Reino Unido. Assim, você terá a garantia de fazer um intercâmbio de qualidade em meio a uma das mais ricas culturas da Europa.

E se você procura por um destino de intercâmbio que caiba no seu bolso, saiba que a Escócia é considerado um dos lugares mais baratos para fazer intercâmbio! Assim, é possível fazer um intercâmbio de um mês em edimburgo pagando apenas R$ 11 mil. Uma boa oportunidade para quem está com o orçamento mais enxuto, mas não quer perder a oportunidade de estudar nas melhores escolas do Reino Unido e Europa.

Como fazer um intercâmbio na Escócia?

Para realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio na Escócia você pode contar com a Optima Intercâmbio, claro! Nosso time de experts em intercâmbio irão te ajudar a escolher as melhores opções para o seu intercâmbio ser mais do que um sucesso: eles serão a realização de um sonho!

E você não precisa se preocupar com nada, pois nós vamos fazer tudo por você e organizar o seu intercâmbio desde os primeiros passos. Isso mesmo, você não precisa se preocupar com nada além de esperar o grande dia do seu intercâmbio na Escócia chegar!

E, claro, ao fazer seu intercâmbio com a Optima, você terá toda a garantia de um intercâmbio de qualidade e seguro, já que nós escolhemos a dedo nossas escolas parceiras!

Clique aqui e peça para um de nossos consultores entrar em contato com você! Vai ser incrível te ajudar a realizar o seu sonho de um intercâmbio na Escócia!

Edimburgo
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco