Roteiro: conheça lugares da saga Harry Potter em Londres

J. K. Rowlling usou da bela paisagem de Londres para criar o universo do bruxinho mais amado dos livros e telonas. Passeie por esses pontos turísticos!

11 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
óculos do harry potter

Para os fãs de Harry Potter, Londres é a cidade perfeita para fazer um intercâmbio. Isso porque a cidade serviu como cenário para inúmeras cenas dos filmes da saga e, também, serviu como inspiração para a escritora J. K. Rowlling produzir todo esse universo maravilhoso.

Por isso, se você é fã de Harry Potter, não pode de deixar de visitar os vários pontos turísticos pela cidade e que remetem à história do bruxinho mais amado das telonas e dos livros! A boa notícia é que não vai precisar da sua carta de convite para Hogwarts, mas esse roteiro vai ser essencial para se aventurar e visitar alguns pontos turísticos de Londres!

Plataforma 9¾ na King’s Cross Station

plataforma nove três quartos na king's cross station

A famosa Plataforma 9 ¾, onde Harry atravessa a parede para pegar o trem Hogwarts Express, existe de verdade! Bom, na realidade é apenas um ponto turístico em homenagem ao bruxinho, mas não custa imaginar que ali é um lugar mágico, não é mesmo?

Entre na King’s Cross Station e siga as placas para as plataformas 9 e 10. Ela não está, de fato, entre as duas plataformas, mas um pouco ao lado. Se você não tiver encontrando, vale a pena perguntar para alguém. Ao chegar lá, você vai encontrar um carrinho com malas que fica grudado na parede, como se você estivesse entrando na plataforma.

Logo ali ao lado tem uma lojinha onde você vai encontrar milhares de coisas, como varinhas, cachecóis, livros e roupas, por exemplo. Normalmente, tanto a lojinha como a plataforma costumam ter fila, por isso, é importante chegar cedo!

O valor da visita à Plataforma 9 ¾ na King’s Cross Station é gratuito. Se você quiser uma foto mais profissional, pode aproveitar o fotógrafo que fica ali e pagar £10 pela foto!

Harry Potter em Londres: a St. Pancras Station

St. Pancras Station harry potter londres

Aproveite que você já está na estação King’s Cross e atravesse a rua. Logo do outro lado está a estação St. Pancras.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, o mágico carro Ford Anglia dos Wesleys sai voando em frente à fachada da estação. Vai que você encontra um voando por lá e não tira uma foto?

Essa estação, na vida real, tem um lindo estilo neogótico e, mesmo que você não veja nenhum carro voador, a foto é garantida! Além disso, ela serve ao transporte público de Londres. É de lá que sai o Eurostar, o trem de alta velocidade que liga Londres à Paris e Bruxelas.

Charing Cross Road: Caldeirão Furado

Nos filmes, o Caldeirão Furado é um pub e pensão para os bruxos e, também, o local da passagem da Londres dos Trouxas para o Beco Diagonal. Se você passar por lá e encontrar um pub, pergunte se tem cerveja amanteigada!

Já na vida real, a Charing Cross Road é uma pitoresca ruazinha de Londres com vários sebos e lojas de antiguidades, que ajudam a transformar o clima da rua em uma verdadeira viagem pelo mundo do Harry Potter em Londres.

Piccadilly Circus

harry potter em londres piccadilly circus

Se você estiver por Londres, com certeza vai passar em Piccadilly Circus, já que ele é um dos maiores centros de compras da cidade.

No filme Harry Potter e as Relíquias da Morte, é ali que estavam Harry, Hermione e Ron quando quase foram atropelados por um ônibus vermelho ao serem perseguidos pelos comensais da morte.

Então, já sabe: se for atravessar a rua, olhe para os dois lados e tome cuidado com os ônibus vermelhos!

Harry Potter em Londres: Leandenhall Market

leandenhall market

Um dos mais tradicionais mercados de Londres, com várias lojinhas e restaurantes, o Leandenhall Market aparece nos filmes de Harry Potter nas cenas do Beco Diagonal, principalmente no Harry Potter e a Pedra Filosofal.

O Leandenhall Market tem um belo estilo vitoriano e é bastante frequentado por quem trabalha no centro de Londres e quer se reunir com amigos para tomar um happy hour no final do dia.

London Zoo

A cena que Harry descobre que pode falar com cobras, logo no primeiro filme/livro da saga - Harry Potter e a Pedra Filosofal - foi gravada na ala dos répteis do zoológico de Londres. Você pode aproveitar esse passeio e conhecer todas as espécies animais que vivem por lá.

Os ingressos para o London Zoo podem ser comprados pela internet por preços a partir de £31,59 (adultos).

Tower Bridge

harry potter londres tower bridge

Um dos mais famosos cartões postais de Londres também se tornou cenário para os filmes de Harry Potter. A Tower Bridge aparece no filme Ordem da Fênix, quando Harry aparece voando sobre o Rio Tâmisa em sua vassoura.

Essa ponte foi construída no século XIX e inaugurada em 1894, após 8 anos de obras. Hoje em dia, ela é um grande ponto turístico de Londres e suas pistas se abrem, em média, duas vezes por dia para que embarcações altas possam passar sob ela.

Warnes Bros Studio Tour: conheça o estúdio dos filmes

harry potter warner bros studios londres

Se você quer visitar os estúdios icônicos onde foram gravadas as cenas dos filmes de Harry Potter, em Londres, saiba que isso é possível! Por meio de um passeio nos estúdios da Warner Bros, você poderá ver de perto toda a magia do cinema!

Esse tour leva cerca de três horas e é possível visitar o escritório do Dumbledore, o Ministério da Magia, o Beco Diagonal, o salão comunal da Grifinória e muitos outros cenários que vão te ajudar a fazer parte da história de Harry Potter!

Para fazer o tour nos estúdios de Harry Potter em Londres, pegue um trem na plataforma 9¾, aliás… Pegue um trem na estação King’s Cross e siga até a estação Euston. De lá, pegue um trem no sentido Northampton até Watford Junction. De lá, sempre há ônibus esperando os visitantes para levar direto aos estúdios da Warner Bros. A viagem dura cerca de 40 minutos.

Atenção: se quer fazer esse tour, é preciso já ter comprado o ingresso com antecedência no site oficial. Não há venda de ingressos no local. Ao chegar, é só retirar os ingressos na bilheteria e esperar ser chamado. O ticket adulto individual custa £47.

Extras: cenários de Harry Potter fora de Londres

Se você já visitou todos os locais de Harry Potter em Londres e quer conhecer outros locais que serviram de cenário para os filmes e livros do bruxinho mais amado das telonas, nós também trazemos algumas dicas. Aproveite e viaje pelo Reino Unido conhecendo locais incríveis!

Bodleian Library e Christ Church College - Oxford

A Biblioteca de Oxford é uma das mais antigas de todo o Reino Unido. Nela foram gravadas as cenas da Biblioteca de Hogwarts e da enfermaria de Hogwarts.

No primeiro caso, as cenas de quando Harry queria roubar um livro utilizando sua capa da invisibilidade foram gravadas na Duke Humfrey’s Library, parte da Bodleian Library. Já as cenas da enfermaria onde Harry ficou após sua primeira batalha contra Voldemort utilizaram como cenários o teto abobadado da Divinity School.

A Christ Church College é uma das escolas da Universidade de Oxford e serviu como cenário para inúmeras cenas de Harry Potter. A escada usada nos filme quando o Professor McGonagall conhece Harry, Ron e Hermione leva, na verdade, ao Tudor Great Dining Hall. Esse salão foi utilizado como inspiração para o Hogwarts Dining Hall. Já os corredores de Christ Church foram usados para filmar a cena onde Hermione mostra a Harry o troféu de quadribol que seu pai ganhou.

As visitas aos espaços internos são pagos e depende do tipo de passeio que você quiser fazer. Um visita auto-guiada custa entre £2 e £4. Já os passeios guiados tem custo de £6, £9 ou £15, dependendo da duração do passeio: 30, 60 ou 90 minutos, respectivamente. Cada um desses passeios dá acesso a um conjunto diferente de lugares. Eles devem ser reservados online.

Chegar à Oxford a partir de Londres é uma viagem que pode fazer a ida e volta no mesmo dia. O trajeto de trem dura de 50 minutos a 1h15 a partir das estações do centro de Londres. Há partidas a cada 40 minutos.

York: The Shambles

harry potter londres the shambles

Outra rua que inspirou os filmes de Harry Potter é a The Shambles, em York. A rua tem um cenário pitoresco com construções dos séculos XIV e XV. Ela aproveita da fama dos filmes e tem várias lojinhas com tudo o que você pode querer do Harry Potter!

A viagem de Londres à York dura cerca de 2h30 de trens, que saem da estação King’s Cross a cada 60 minutos.

Harry Potter na Escócia: Alnwick Castle e Hogwarts Express

alnwick castle

A primeira vez na qual Harry teve a lição de Quadribol e onde o carro voador aterrisou com Harry e Rony em “Câmara Secreta” foi no Alnwick Castle. Esse castelo foi construído no século XI e hoje em dia é residência do Duque de Northumberland, na Escócia. Ele fica próximo a Edimburgo.

Além do exterior do castelo ter sido usado para gravações dos filmes de Harry Potter, inúmeros outros clássicos do cinema utilizaram o castelo como local de filmagens, como Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (1991).

Durante o inverno o Castelo costuma ficar fechado (entre outubro e março), então, é bom se programar para não perder a viagem!

O Hogwarts Express existe de verdade! Mas ele não fica em Londres, mas sim na Escócia. Ele é o Jacobite Steam Train. Essa maria-fumaça faz o percurso em um trecho da West Highland Line, entre Mallaig e Fort William. São 66 km e duas horas de um passeio lindo, que passa por vales, montanhas, rios e túneis.

Para chegar até o Castelo de Alnwick, você pode pegar trens que fazem a viagem até lá a partir de Londres. Entretanto, é uma viagem longa de aproximadamente 6h15 - se você sair cedinho de Londres. E é necessário pegar um outro ônibus que leva até o castelo a partir da estação de Alnwick. Entretanto, caso você já esteja visitando York, que citamos anteriormente, a viagem de trem dura cerca de 2h30 até a estação Alnmouth.

Para fazer o percurso do Hogwarts Express o ideal é sair a partir de Edimburgo. Há trens para a cidade de Fort William e as viagens duram cerca de 5 horas.

E aí, gostou desse pequeno roteiro para conhecer os locais que inspiraram os filmes e livros de Harry Potter em Londres? Então agora é só fazer seu intercâmbio para essa incrível cidade! Entre já em contato com a nosso time especializado, será um prazer atender você!

Londres Edimburgo
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo