Estados da Austrália: conheça em detalhes a Terra dos Cangurus!

12 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Fazer um intercâmbio na Austrália é o sonho de muitos estudantes. E, de fato, é uma oportunidade incrível viver, estudar e descobrir um país tão maravilhoso quanto a Terra dos Cangurus.

No entanto, antes de embarcar nessa jornada, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o país. Escolher o estado da Austrália certo para o seu intercâmbio pode fazer toda a diferença na sua experiência no país.

Por isso, neste texto, você poderá conhecer um pouco mais sobre cada um dos estados da Austrália e escolher o lugar certo para você passar a sua temporada de estudos no exterior.

Continue lendo para saber mais e embarque nessa aventura com a Optima!

Os estados da Austrália: como o país é dividido?

A Austrália é um país continental do Hemisfério Sul. Terra de beleza singular e oportunidades incríveis para quem busca um destino para fazer intercâmbio, a Austrália é dividida em diferentes regiões, cada uma com suas características e particularidades bastante diferentes.

Politicamente, o país é dividido em seis estados e dois territórios, que conheceremos um pouco mais nas próximas seções. Agora, daremos um passeio em cada região da Austrália. Vamos lá?

O sudeste australiano é a região mais povoada, onde estão localizadas as cidades mais badaladas do país, como Sydney e Melbourne. É onde fica, também, boa parte da atividade econômica do país.

Já o leste é uma das regiões mais famosas por suas belas praias, florestas exuberantes e uma joia da natureza australiana: a Grande Barreira de Corais. Para quem gosta de praia e esportes aquáticos, é a melhor região!

Chegamos ao lado tropical da Austrália na região norte. Repleta de florestas, savanas e parques nacionais famosos, como o Kakadu. As cidades de Darwin e Cairns são a porta de entrada para esses lugares verdadeiramente exuberantes!

O interior do país, conhecido como Outback, forma um imenso deserto árido e pouco habitado. Mas nem por isso é um lugar que você deveria deixar de conhecer durante o seu intercâmbio na Austrália: as suas belezas naturais são únicas e você irá se impressionar com suas formações rochosas!

O deserto continua do interior até o oeste australiano, que também possui muitos lugares intocados e espetaculares, como as vinícolas de Margaret River e a moderna cidade de Perth.

Berço de uma vida selvagem única, florestas incríveis e belas formações geológicas, a Ilha da Tasmânia é o ponto mais ao sul da Austrália.

Não importa o lugar que você vá, a Austrália é um país repleto de diversidade e vivências únicas!

Um passeio pelos estados da Austrália: conheça-os de perto!

Ficou ainda mais curioso(a) para conhecer os estados da Austrália? Continue lendo e saiba mais!

Austrália Meridional

  • População: 1.751.693 habitantes
  • Capital: Adelaide
  • Outras cidades importantes: Mount Gambier, Whyalla, Murray Bridge, Port Lincoln.

A Austrália Meridional, também chamada de South Australia ou Austrália do Sul, é um dos estados da Austrália mais conhecidos por seu estilo de vida pacato, mas muito cosmopolita e o seu clima ameno.

Com praias magníficas, a Austrália Meridional é um ótimo destino para quem quer mergulhar nas suas águas cristalinas e conhecer um litoral repleto de belezas naturais. Vale a pena conhecer as águas quase intocadas pelo homem na Kangaroo Island e na Eyre Peninsula, algumas das joias de South Australia.

Esse estado da Austrália também é reconhecido mundialmente pelas suas famosas regiões de vinícolas. Barossa Valley, McLaren Valley e Coonawarra são alguns dos lugares que encantam com suas paisagens campestres de tirar o fôlego.

Um pouco mais ao norte do estado começa o Outback, com uma natureza árida selvagem preservada. O Parque Nacional de Flinders Ranges é um dos pontos turísticos mais interessantes da região.

Ao fazer o seu intercâmbio por lá, você descobrirá um estado bastante versátil, que encanta diferentes perfis de viajantes.

Austrália Ocidental

  • População: 2.621.680 habitantes
  • Capital: Perth
  • Outras cidades importantes: Mandurah, Bunbury, Geraldton, Kalgoorlie-Boulder.

Também chamada de Western Australia, este é o mais extenso estado da Austrália, ocupando um terço do território do país. Com uma população de apenas 2,6 milhões de habitantes, ele também é escassamente povoado. A maior parte da população fica ao longo da costa, principalmente na cidade de Perth.

Ele se destaca pelas grandiosas paisagens naturais, com um desertos impressionantes, como o Grande Deserto Arenoso e o Deserto de Gibson,

Imagine viajar por quilômetros pelo litoral e encontrar poucos vestígios de civilização. Assim são as praias desse estado da Austrália, famosas por serem praticamente intocadas pelo homem. Extensões quase infinitas de areia branca e mar turquesa são as principais características de praias como Esperance, Albany e a incrível Península de Coral Bay.

E ainda existem as incríveis regiões de vinhos, como Margaret River, mundialmente famosa por sua produção de vinho de altíssima qualidade.

Queensland

  • População: 5.095.100 habitantes
  • Capital: Brisbane
  • Outras cidades importantes: Gold Coast, Cairns, Sunshine Coast, Townsville

Queensland é um dos estados da Austrália que mais recebem turistas e intercambistas no país! Conhecido pelo seu clima tropical, suas belas praias e pela Grande Barreira de Corais, este é o lugar ideal para aqueles estudantes que querem vivenciar uma experiência inesquecível na Terra dos Cangurus.

Um dos maiores símbolos de Queensland é a cidade de Gold Coast, onde estão algumas das praias mais famosas da Austrália, como Surfers Paradise, Burleigh Heads e Coolangatta. Esses destinos são espetaculares para os amantes de surfe e outros esportes radicais na água.

Outro destaque são as Ilhas Whitsunday, um arquipélago de 74 ilhas conhecido por suas praias idílicas e águas transparentes em tons de azul-turquesa. É um cenário mais do que perfeito para relaxar e entrar em contato com uma natureza exuberante.

Mas o maior ponto turístico mesmo de Queensland é a Grande Barreira de Corais - a maior e mais impressionante barreira de corais do mundo. Os astronautas dizem ser possível vê-la até mesmo do espaço! Não é à toa que essa é uma das sete maravilhas naturais do mundo!

Já no interior, quem fizer um intercâmbio por lá poderá conhecer os incríveis parques naturais do estado, ótimo para quem quer fazer safáris pela floresta.

Além disso, a cultura e história dos povos aborígenes estão bastante presentes em Queensland. Inclusive, é o estado com a maior população aborígene da Austrália, cerca de 4% do total de habitantes. Por isso, os estudantes podem aprender sobre a cultura, história e arte dos povos indígenas australianos por meio de várias experiências culturais e visitas a locais históricos.

Esse estado sempre tem algo a oferecer a todos que desejam uma experiência de intercâmbio memorável na Austrália!

New South Wales

  • População: 8.071.071 habitantes
  • Capital: Sydney
  • Outras cidades importantes: Newcastle, Central Coast, Wollongong, Coffs Harbour.

Nova Gales do Sul é o estado da Austrália com o maior número de habitantes e a sua capital, Sydney, é uma das cidades mais conhecidas do país.

Sydney se destaca por sua baía icônica com a Harbour Bridge e a Opera House, além de praias urbanas famosas como Bondi e Manly. É uma metrópole vibrante, cosmopolita, cheia de atrações culturais e muitas áreas verdes

Além de Sydney, Nova Gales do Sul conta com belas regiões litorâneas, ideais para surfe e para passar as férias. A costa leste tem praias protegidas por florestas, como Byron Bay, enquanto o sul do estado é mais agitado, com as praias de Wollongong e Shellharbour.

O interior desse estado da Austrália é coberto por planaltos e montanhas, com destaque para as Blue Mountains e o Parque Nacional Warrumbungle. Essas são áreas ideais para caminhadas, escaladas e contato com a natureza.

Outro ponto alto do estado é o Vale Hunter, uma importante região vinícola que atrai amantes de vinho. As vinícolas coloniais com vinhedos bucólicos criam uma atmosfera encantadora.

Nova Gales do Sul encanta pela diversidade de experiências que proporciona ao viajante: desde a efervescência cosmopolita de Sydney às praias de lazer e vinícolas pitorescas, passando pela natureza preservada de seu interior.

Tasmânia

  • População: 535.500 habitantes
  • Capital: Hobart
  • Outras cidades importantes: Launceston, Devonport, Burnie, Kingston.

A Tasmânia é um estado da Austrália que fica em uma ilha situada a sudeste do continente australiano.

Com uma beleza natural intocada, vida selvagem única e atmosfera tranquila, esse estado é um destino encantador para estudantes internacionais que buscam uma experiência de intercâmbio diferenciada.

O principal destaque da Tasmânia é a sua paisagem espetacular, repleta de montanhas, praias intocadas, florestas tropicais e uma grande variedade de parques nacionais, como o Parque Nacional de Cradle Mountain-Lake St. Clair e o Parque Nacional de Freycinet.

A capital Hobart se destaca pelo charmoso centro portuário, restaurantes especializados em frutos-do-mar e prédios históricos. Está localizada às margens do rio Derwent, com vista para o Monte Wellington.

Esse estado também é conhecido por ser o lar de algumas espécies raras e únicas, como o Diabo da Tasmânia, o ornitorrinco e os Wombats. Ao fazer o seu intercâmbio por lá será possível conhecer um pouco mais sobre a preservação dessas espécies e conviver com uma qualidade de vida excepcional.

Se você procura uma atmosfera mais tranquila e uma conexão profunda com a natureza, a Tasmânia é um destino de intercâmbio fascinante!

Território da Capital Australiana

  • População: 428.060 habitantes
  • Capital: Camberra

Com apenas 428 mil habitantes, o ACT (Australian Capital Territory) é o menor e menos populoso estado da Austrália. Ele se diferencia dos outros estados por ser a região onde a capital do país - Camberra - estar localizada. É como o Distrito Federal e Brasília, para nós, brasileiros.

Camberra se destaca por seu planejamento urbano moderno e áreas verdes. O Lago Burley Griffin divide a cidade, que conta com diversos parques e jardins públicos bem cuidados. É uma capital administrativa, sede do governo e de instituições nacionais importantes.

O Território da Capital Australiana une política, cultura, natureza e vinhos em um só lugar. É parada obrigatória para quem quer conhecer os principais centros de poder e marcos históricos da Austrália.

Território do Norte

  • População: 245.869 habitantes
  • Capital: Darwin
  • Outras cidades importantes: Palmerston, Alice Springs, Katherine, Tennant Creek.

O Território do Norte é um estado da Austrália que oferece uma fascinante experiência para quem decide fazer intercâmbio por lá. Conhecido por suas paisagens deslumbrantes, diversidade cultural e uma sensação de aventura, o Território do Norte é um lugar verdadeiramente especial.

Por sua localização tropical, o Território do Norte apresenta um clima quente e úmido, com vegetação de savanas. A região abriga os famosos parques nacionais de Kakadu e Litchfield, patrimônios naturais da humanidade.

A região também abriga uma das maiores populações aborígenes da Austrália, e os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre a rica cultura, tradições e arte dos povos indígenas.

Além da cultura aborígene, o Território do Norte também é uma região multicultural com influências de todo o mundo. A capital, Darwin, é uma cidade vibrante e cosmopolita com uma variedade de restaurantes étnicos, festivais culturais e uma atmosfera descontraída.

De fato, o Território do Norte é um destino verdadeiramente único e uma escolha emocionante para quem deseja explorar o coração da Austrália!

Seu intercâmbio para a Austrália está cada vez mais próximo com a Optima!

Conhecer os estados da Austrália é um dos primeiros passos para encontrar o destino ideal para fazer o seu intercâmbio na Terra dos Cangurus.

E se você precisa de ajuda para escolher o destino dos seus sonhos, conte com a ajuda de um especialista da Optima! Ao fazer o seu intercâmbio com a nossa consultoria especializada na Austrália, você faz uma viagem ainda mais confortável, segura e proveitosa.

Fale com a gente e tire hoje mesmo o seu sonho do papel!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco