Choque cultural no intercâmbio: e agora?

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

O choque cultural é algo que acontece frequentemente em quem decide fazer um período de intercâmbio. Afinal, ao estudar fora o viajante vai se deparar com coisas diferentes das que está acostumado e que vão muito além de um novo idioma. O dia-a-dia de quem vai fazer um intercâmbio apresenta novas experiências que se traduzem em vivenciar uma nova cultura, novos costumes e conviver com pessoas de diferentes cantos do mundo.

São experiências como essas que, muitas vezes, acabam impactando os primeiros dias de um intercambista, visto que, muitas vezes, o estudante não está acostumado com tantas coisas diferentes ao mesmo tempo. Mas, bem… Precisamos falar que tudo isso faz parte! Nesta fase dos primeiros dias é comum que o estudante enfrente certos desafios, mas é tudo questão de tempo!

No post de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre o que é o choque cultural e como você pode enfrentar o medo deste possível obstáculo ao fazer seu intercâmbio com a ajuda da Optima Intercâmbio!

Afinal, o que é choque cultural?

O choque cultural nada mais é do que o desafio de assimilar uma nova cultura, um novo idioma, costumes, tradições e até mesmo as pequenas coisas que fazem parte disto, como a culinária e o clima local.

É comum que os intercambistas sintam o choque cultural principalmente quando imaginavam que o destino de intercâmbio era diferente ou, pelo menos, parecido com o Brasil de certa forma. O choque cultural acontece neste momento: quando o viajante descobre que o modo de viver dos estrangeiros é diferente do seu.

Mas a experiência de intercâmbio só é realmente completa quando você é forçado a sair da sua zona de conforto e vive todas as possibilidades que a imersão cultural pode oferecer. E não custa lembrar que a imersão cultural é uma experiência que só pode ser propiciada por meio de um intercâmbio, uma vez que você vai viver algum tempo no exterior.

O choque cultural pode ser uma barreira que muitos temem em enfrentar durante o intercâmbio, mas, quando superada, você vai perceber o quanto você conseguiu aprender com isso. Superar o choque cultural é algo que vai, de fato, fazer você crescer pessoalmente e profissionalmente, uma vez que é exigido de nós, cada vez mais, que saibamos lidar com as diferenças em um ambiente profissional, por exemplo.

Como superar o choque cultural?

Há inúmeras maneiras de enfrentar as possíveis dificuldades que o choque cultural pode trazer. A primeira vista, todo esse contexto pode trazer algum tipo de frustração ou impaciência, mas dê tempo ao tempo: aos poucos você vai se adaptando às diferentes tradições e costumes locais! Veja outras dicas para você lidar com o choque cultural no intercâmbio

1. Tenha mente aberta

Essa é uma das mais importantes dicas para superar o choque cultural: tenha mente aberta! Quando experimentamos apenas a nossa própria cultura, é natural que nós fiquemos acostumados apenas com aquilo que vemos todos os dias. Mas, quando vamos para outro país, é necessário ter a mente aberta para absorver todos os novos costumes e características daquele povo. Por isso, ao fazer o seu intercâmbio, vá com a mente aberta para descobrir um novo universo de possibilidades!

2. Esteja disposto a aprender

O intercâmbio e todas as possibilidades que ele pode nos oferecer exigem que nós estejamos abertos para aprender. E não falo apenas sobre aprender na escola, mas sim do aprendizado diário.

A imersão cultural nos propicia aprendizados a todos os momentos quando fazemos intercâmbio e, para superar as barreiras do choque cultural, nada melhor do que aprender tudo sobre aquele lugar!

As conversas diárias, a troca de informação entre você e as outras pessoas e até mesmo vários passeios podem transformar a sua vida no intercâmbio!

3. Explore o destino

Falando em fazer passeios, explorar o seu destino de intercâmbio vai ser um grande aliado para que você supere o choque cultural. Assim, você vai conhecer melhor a cidade, o país e o porquê de as pessoas daquele lugar terem costumes tão diferentes. Explorar o destino é a sua chance de descobrir alguns segredos incríveis e maravilhosos daquele lugar. E, nesses momentos, vale a pena ser turista mesmo: câmera, lugares clichês e tudo o que você tiver direito!

Clique aqui e veja como foi a experiência de quem superou o choque cultural

4. Tenha um espaço só seu

Esse vale, principalmente, para quem vai fazer um intercâmbio de longa duração. Muitas vezes a saudade de casa vai bater, mas, quando você tem um cantinho só seu, você pode trazer boas memórias à sua mente. Então, leve consigo alguns pertences que tem algum tipo de memória afetiva para você e deixe em um espaço que servirá para você voltar às origens quando estiver em momentos mais difíceis!

5. Faça amizades com outros estudantes e moradores locais

O choque cultural pode fazer com que você se sinta um pouco deslocado. Entretanto, isso pode ser facilmente superado ao fazer amizades com outros estudantes e moradores locais. Com isso, você não só não se sentirá sozinho, como também poderá trocar experiências, falar sobre cultura e construir relacionamentos que podem durar para o resto da sua vida!

6. Take it easy! Tenha calma com você mesmo

O choque cultural pode parecer algo que vai durar para sempre, mas, de verdade? Não vai! Os primeiros dias ou semanas podem ser mais difíceis, mas basta que você tenha seu tempo para se acostumar com todo aquele universo novo em que você está vivendo. E, claro, não leve as coisas tão a sério: aprenda ser flexível, tenha mente aberta e aprenda todo dia um pouquinho mais! Todas as experiências são válidas, pois, no final, sempre podemos aprender uma nova lição!

7. Lembre-se que o choque cultural é normal

Por fim, a última dica é para você lembrar que aqueles dias difíceis são normais, afinal, você estará indo para um lugar desconhecido, com pessoas desconhecidas e em que o idioma pode ser outra grande barreira. Mas você não precisa se preocupar com nada disso, afinal, é totalmente normal e comum passar pelo susto do choque cultural.

Aos poucos você vai aprender como se virar na cidade, os melhores lugares para se frequentar, já saberá desenvolver uma boa conversa em outro idioma e tudo ficará mais fácil! Você descobrirá um grande universo de possibilidades!

Eu sei que fazer um intercâmbio é um passo e tanto para algumas pessoas, afinal, ele é realmente algo que marca uma mudança de vida. Mas aqui na Optima você vai encontrar uma equipe de especialistas que te ajudarão a escolher o intercâmbio que mais tem a sua cara. Com isso, você terá menos probabilidade de enfrentar o choque cultural e terá uma experiência incrível no exterior!

Que tal clicar aqui e pedir para um consultor te ajudar com essa nova jornada? Nossos consultores estão te esperando para te ajudar a tirar o sonho do papel e fazer do seu intercâmbio um momento em que você irá lembrar para o resto da sua vida! Vai ser incrível estar com você a cada momento!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco