A importância da imersão cultural no intercâmbio

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A imersão cultural é uma das melhores maneiras de aprender um novo idioma. Isso é algo indispensável principalmente para quem deseja adquirir fluência na língua estrangeira de maneira mais rápida e completa. Nesse momento, um intercâmbio se torna um ponto-chave para que o aprendizado do idioma se dê de maneira correta!

Nesse post, nós vamos falar da importância da imersão em uma nova cultura e como isso pode ser um diferencial em sua vida pessoal e profissional!

O que é imersão cultural?

A imersão cultural é, como o próprio nome já diz, mergulhar em uma cultura. É entrar de cabeça em uma nova experiência e se colocar em contato com diferentes situações daquilo que estamos acostumados a viver aqui no Brasil. É ter um convívio próximo e pessoal com diferentes povos, sociedades, costumes, tradições, hábitos e inúmeros outros aspectos que caracterizam a formação de um país.

Na verdade, o sentido da palavra “cultura” é algo muito mais amplo do que essas definições e perpassa por vários conceitos sociológicos e antropológicos das sociedades.

Dessa forma, a imersão cultural é experimentar a realidade de um povo, uma cidade ou país para algo que vai além apenas dos estereótipos que recebemos quando estamos distantes desse povo ou sociedade.

Para conhecer uma cultura é necessário ir além de apenas conhecer os aspectos superficiais. É necessário experimentá-la pessoalmente e vivê-la no dia-a-dia. Isso nos dá a oportunidade de entender como aquelas pessoas pensam e por que determinados costumes fazem parte de suas vidas.

É por razões como essas que um intercâmbio e a imersão cultural é algo que vai impulsionar o aprendizado de um novo idioma: por que você ficará em contato com ele 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a ajuda da imersão cultural você aprenderá a nova língua em situações cotidianas, ultrapassando as paredes da sala de aula!

Por que a imersão cultural é importante?

Que a imersão cultural é uma das melhores maneiras de estimular o aprendizado de uma língua, isso nós já sabemos. Mas o que não podemos esquecer é que essa experiência de viver em uma nova cultura pode também complementar uma formação profissional e desenvolver inúmeros aspectos interpessoais.

Veja, abaixo, alguns outros benefícios de se fazer um intercâmbio e aproveitar toda a imersão cultural que essa atividade proporciona ao estudante!

Conhecer de perto uma cultura estrangeira

Não basta todas as séries e filmes que assistimos, ouvir todas as músicas que ouvimos e ler tudo sobre um determinado local. Quando terminamos essas atividades, nossa mente se desliga delas e voltamos a fazer tudo aquilo que estamos acostumados.

Nós só conhecemos profundamente uma cultura quando estamos em contato com ela. Portanto, estar em um país diferente do nosso vai nos tirar da zona de conforto e nos forçar a adquirir hábitos e costumes da população local. Algo como o famoso ditado “dançar conforme a música”, sabe?

São pequenas atitudes do cotidiano que mudam a forma como enxergamos outros países. Sabe aquela fama de que alemães são um povo muito sério? Isso vai ser desmistificado ao conhecer a cultura alemã de perto! Aquele clichê que diz que franceses são mal-educados? Vai cair por terra ao fazer um intercâmbio na França!

Que na Irlanda só comem batata e tomam cerveja? Bom… Isso até tem um fundo de verdade! Há inúmeros pratos com batatas e a bebida preferida do irlandês é a cerveja. Mas você poderá experimentar como um local todos esses costumes!

Ampliar seu vocabulário

Normalmente, quando aprendemos um idioma em um curso de inglês aqui no Brasil, muitas vezes aprendemos somente aquilo que está nas lições e no livro. Quando você faz um intercâmbio e fica culturalmente imerso, você vai enriquecer seu vocabulário com expressões, frases, palavras e gírias que são usadas no dia-a-dia, as quais você não poderia aprender se estivesse em um contexto diferente.


Assim, a imersão cultural promovida pelo intercâmbio é algo que potencializa o seu aprendizado e fará com que você volte de seu intercâmbio uma pessoa mais completa do que se tivesse escolhido fazer um curso de idiomas no Brasil.

Aumenta sua segurança na hora de se comunicar

Por melhor que seja o nosso nível de idioma, muitas vezes nós ficamos “emperrados” na hora de falar em outra língua. O intercâmbio e a imersão cultural é a chance de destravar a conversa e perder a insegurança! Você vai ter contato com nativos da língua e pessoas de inúmeros lugares do mundo. Portanto, aquele idioma é a sua única maneira de se comunicar. Assim, não vai ter outra opção a não ser falar e se expressar naquela língua.

Pode parecer assustador no começo, mas é só com a prática diária e frequente que podemos nos desenvolver em alguma coisa, como uma nova língua! No final, você será muito mais capaz e seguro de se comunicar mais naturalmente com qualquer pessoa!

Conhecer a sua própria cultura

Ter a experiência de um intercâmbio e imersão cultural é algo que não significa que precisamos abandonar nossa própria cultura. Muito pelo contrário. Quando nós vivenciamos essa experiência de imersão cultural nós vamos aprender ainda mais sobre a nossa cultura!

A imersão cultural pode propiciar-nos uma reflexão sobre os nossos próprios costumes e perspectivas, fazer comparações entre os nossos costumes nativos e os costumes de onde iremos morar e, com isso, entender ainda mais como nós somos culturalmente.

Melhorar suas habilidades interpessoais

Quando você está em contato com outras culturas, você desenvolve novas habilidades interpessoais, ou seja, você se torna uma pessoa mais adaptável e mais tolerável quanto às diferenças entre cada pessoa.

Essa característica que é dada pela imersão cultural é um fator totalmente positivo para a sua carreira profissional, uma vez que muitas valorizam essas características em um profissional.

Além disso, estudar no exterior é a melhor forma de complementar a formação profissional ao mesmo tempo que é possível desenvolver aspectos culturais e pessoais. O inglês, por exemplo, é a língua mais falada no mundo dos negócios e dominá-la é um dos requisitos básicos para o sucesso!

Conhecer lugares incríveis

A possibilidade de morar no exterior faz com que sua experiência de imersão cultural seja extremamente diferente do que quando você apenas vai conhecer um determinado país ou cidade. Tanto pelo tempo em que você permanece no local, como pelas atrações que você conhece.

Quando fazemos uma viagem a turismo, provavelmente procuramos os pontos turísticos mais conhecidos do local. Em um intercâmbio, a imersão cultural vai fazer com que nós conheçamos diversos outros lugares incríveis que muitas vezes apenas os moradores locais frequentam. E isso não quer dizer que eles são melhores ou piores do que os pontos turísticos tradicionais, mas apenas uma visão diferenciada das atrações daquele local!

Como ter uma imersão cultural completa?

O fato é que não existe uma fórmula mágica para que a sua imersão cultural seja completa. Muitas pessoas têm colegas de quarto brasileiros durante o intercâmbio e vivem tranquilamente em meio aos habitantes locais e com os costumes locais.

O ideal é saber aproveitar cada oportunidade de ter experiências próximas às que os locais costumam ter. E isso é algo que só um intercâmbio cultural pode te proporcionar! A Optima Intercâmbio é uma agência de intercâmbios que compreende tal necessidade e por isso trabalha com instituições reconhecidas de qualidade em diversos países!

O grande diferencial do intercâmbio cultural oferecido pela Optima Intercâmbio é que ele permite a imersão total no país, possibilitando ter experiências que promovem um aprendizado rápido e eficiente do idioma Além disso, ter uma visão multicultural do mundo é fundamental para quem quer se manter atualizado seja na vida profissional como na vida pessoal!

A Optima Intercâmbio oferece pacotes selecionados e dispõe de profissionais que dedicam atenção personalizada aos futuros estudantes internacionais, assegurando que o sonho de fazer um intercâmbio seja uma experiência incrível e enriquecedora! Clique aqui peça para um de nossos consultores entrar em contato com você!

Curso De Idiomas Exterior Moradia Cultura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco