Como é Morar na Austrália?

14 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

É muito comum relacionar morar na Austrália à sinônimo de estilo de vida com vários privilégios como ter acesso a um clima agradável durante a maior parte do ano, viver em cidades cujo índice de qualidade de vida é bastante elevado, e ainda ter à disposição paisagens naturais de tirar o fôlego. Se tudo isso não for o suficiente, o país faz parte dos que mais investem em educação e também oferece uma segurança urbana invejável. Por todas essas vantagens, é cada vez maior o número de brasileiros que estão sonhando em morar na Austrália.

bandeira-australia-casa

Por que morar na Austrália?

São várias as razões que motivam os estudantes brasileiros a fazer intercâmbio e morar na Austrália. Não é preciso muito esforço para se encantar pelo país! Além de ter ótimas instituições de ensino, passar um período de estudos na Austrália, oferece uma excelente qualidade de vida, com um bom sistema de saúde e de transporte, sendo ainda um dos países mais seguros do mundo.

É sempre importante ressaltar que outra vantagem de morar na Austrália é o fato dos universitários, intercambistas e estudantes de pós-graduação terem a chance de adquirir uma permissão para trabalhar no país enquanto estudam e fazem intercâmbio na Austrália. Essa permissão dá o direito de trabalhar por cerca de 20 horas por semana (ou 40 horas quinzenais), em regime de meio-expediente, para aqueles que cumprem os pré-requisitos de estudo e trabalho na Austrália. Dependendo do perfil e objetivos profissionais é possível até conseguir residência permanente no país. Durante os anos de 2020 e 2021, alguns setores de serviços essenciais permitiam a carga horária de até 40 horas semanais.

Quais cursos fazer ao morar na Austrália

Existem vários tipos de cursos possíveis para quem quer morar na Austrália. Confira a seguir um resumo sobre as principais opções de curso que é muito comum de encontrar na Austrália.

  • Inglês Geral: seja qual for o nível de proficiência no idioma, o curso de inglês geral serve para desenvolver a habilidade de se comunicar no dia a dia e facilitar a convivência ao morar na Austrália. Para isso, o curso baseia-se em quatro pilares: escrita, audição, leitura e conversação, com exercícios pensados para ajudar a fixar esses conceitos.
  • Inglês para Negócios: esse é um curso de inglês que estimula a leitura, as habilidades de escrita e fluência oral do aluno, aliada a aulas de negócios, com temas escolhidos pelo aluno. Enquanto pratica o domínio do idioma, o estudante de intercâmbio que irá morar na Austrália também participar de reuniões e entrevistas, assim se familiariza com o vocabulário e faz parte do mundo dos negócios.
  • Preparatório para IELTS, FCE, CAE, TOEFL ou TOEIC: estes cursos são dedicados a preparar os estudantes para o exame de proficiência que eles planejam fazer, cuja aprovação é um grande diferencial para o currículo. Através de exercícios específicos, o aluno ganha o conhecimento que precisa para se preparar para a prova.
  • One to One Club 40 - Inglês para fins acadêmicos: com foco no público adulto, essa modalidade é destinada as pessoas que querem melhorar seu inglês ao morar na Austrália, com foco em suas atuações e ambições profissionais.
  • Inglês + curso de barista: esse curso é formado por aulas de inglês cujo foco está na hospitalidade, para que o aluno aprenda a se comunicar perfeitamente no ambiente de trabalho, ao lidar com clientes e situações diversas ao morar na Austrália. A programação desse curso também costuma incluir um treinamento prático, no qual são abordados práticas de higiene ao preparar e servir comida, e como servir álcool de maneira responsável, por exemplo.
  • Diploma em Negócios e Empreendedorismo: é um programa de intercâmbio com foco na educação executiva e empresarial, a qual permite que os alunos desenvolvam competências fundamentais para fazer parte do ambiente corporativo que fala inglês.
  • Diploma em Liderança e Gestão: é um tipo de intercâmbio profissionalizante para quem quer morar na Austrália e que deseja ganhar experiência na área de Business. Faz parte de círculo de palestras, entrevistas e cenários pensados para a formação de profissionais inovadores e capazes de exercerem um bom papel como líderes.
  • Diploma em Gerenciamento de Projetos: nesse programa de intercâmbio, os alunos que decidem morar na Austrália desenvolvem suas habilidades de gerenciar projetos, comunicando-se em inglês através de experiências interativas, como visitas a empresas e trabalhos em equipe.
  • Certificado III em Educação e Cuidado na primeira infância: é um curso excelente para quem toma a decisão de morar na Austrália, pois oferece conhecimentos amplos para formar educadores de sucesso em lidar diretamente com crianças. Indo além de um curso tradicional, esse módulo de intercâmbio ensina habilidades de gerenciamento e liderança nos cuidados infantis.

Como é cultura da Austrália?

indio-australia-pintura

A cultura australiana pode ser descrita para quem irá morar na Austrália como um mix de referências europeias e indígenas, as quais contribuíram para a formação de um país multicultural, similar ao que aconteceu no Brasil. Os costumes locais são celebrados em duas ocasiões especiais, 26 de janeiro, que é o "Dia da Austrália", e 25 de abril, conhecido como o "Dia Anzac", que existe para homenagear os soldados australianos e neozelandeses que perderam a vida na Primeira Guerra Mundial.

Em termos de arquitetura, arte, e design, a Austrália é adepta a um estilo mais moderno e urbano, e existem diversos museus, galerias e festivais dedicados a esses temas, os quais estão espalhados por todo o país e estão à disposição de que, decide morar na Austrália.

Ainda ao falar sobre a cultura local, aqueles que decidem morar na Austrália rapidamente irão perceber que o país é muito ligado a prática de esportes. As modalidades preferidas entre eles são o futebol australiano, também chamado de "Aussie Rules", rugby, críquete e golfe, além de esportes praticados no mar, como o surfe.

Como é o clima na Austrália?

por-do-sol-praia-australia

Por ser um país de dimensões continentais, o clima na Austrália apresenta variações, especialmente entre o norte e o sul. O norte, por estar na zona de clima tropical, possui temperaturas acima de 20°C durante a maior parte do ano, com verões quentes e invernos amenos. Por outro lado, o sul da Austrália possui clima temperado, com as quatro estações do ano mais bem definidas, e um outono-inverno mais frio.

Como o índice de precipitações na Austrália é baixo, inferior a 600 mm ao ano, isso significa que o clima em grande parte do país é majoritariamente seco, com poucos dias de chuva. Desse modo, os turistas que decidem morar na Austrália podem aproveitar ao máximo as suas atrações ao ar livre, com temperaturas agradáveis ao longo do ano.

Culinária: criando novos hábitos ao morar na Austrália

A gastronomia australiana possui várias influências, tendo alguns elementos da culinária asiática, devido a proximidade com países como Japão e Tailândia, e também da culinária inglesa, em função da colonização britânica. Apesar de bem diferente da comida brasileira, os estrangeiros que decidem morar na Austrália costumam adaptar-se facilmente a culinária local, pois a mesma é diversificada e saborosa.

Entre as comidas típicas do país, o mais parecido com o que temos no Brasil é o churrasco, chamados pelos australianos informalmente de "barbie" (do inglês, "barbecue"). Ao morar na Austrália, os estudantes irão descobrir que o churrasco local geralmente é feito com carne de cordeiro, peixes característicos da região ou camarão, os quais são sempre assados em um grill.

Assim como na Inglaterra, o "fish and chips" também é muito popular na Austrália, sendo possível encontrar o tradicional prato de peixe com batata frita em grande parte dos restaurantes do país. Para os que gostam de comidas bem apimentadas, outro item muito característico da gastronomia local é o "vegemite", uma pasta salgada feita de levedura, que lembra um caldo de carne com bastante pimenta.

Ao morar na Austrália, é fácil perceber o porquê da comida local ser conhecida pelo uso generoso de aditivos apimentados. Desse modo, os estrangeiros que não gostam tanto dessa característica devem atentar-se a solicitar pratos menos apimentados nos restaurantes.

Vida noturna ao morar na Austrália

sidney-vista-noite

Os brasileiros que escolhem morar na Austrália em uma de suas maiores cidades, Sydney e Melbourne, têm a chance de desfrutar uma vida noturna animada e com atrações praticamente ilimitadas. Em Sydney, é imensa a variedade de casas de shows e barzinhos, e entre os bares mais imperdíveis, o grande destaque é o Opera House. Com uma vista incrível para a Harbour Bridge e a baía da cidade, o local oferece petiscos deliciosos e uma cartela de drinques invejável.

Em Melbourne, as opções também são bastante variadas. Para um jantar inesquecível de comida asiática, por exemplo, o restaurante Cookie é um dos mais populares, enquanto o Crown Casino se destaca como um complexo multifuncional, com jogos de azar, boate e vários bares. Além disso, outro programa incrível ao morar na Austrália, especificamente em Melbourne, são os rooftops, bares confortáveis e com imensos lounges, localizados na cobertura dos prédios mais altos da cidade.

Outros destinos muito escolhidos pelos brasileiros no país, como Perth, Adelaide e Brisbane, também possuem um vida noturna agitada e divertida. A principal diferença em relação ao Brasil, é que ao morar na Austrália os estrangeiros irão observar que os bares e casas noturnas abrem as portas mais cedo e não costumam virar a madrugada funcionando.

Transporte público de qualidade na Austrália

O meio de transporte mais comum na Austrália, utilizado em larga escala, é o ônibus. De forma geral, as cidades australianas são muito bem interligadas pelas linhas de ônibus, que conectam desde as regiões centrais até as mais periféricas. Limpos, pontuais e com ar condicionado, esse é um tipo de transporte confortável e eficiente, que não decepciona quem escolhe levar a vida na Austrália.

Na sequência, os meios ferroviários, através dos trens e "trams", são muito comuns em grandes cidades como Melbourne, Sydney e Perth. Apenas em Sydney, para se ter uma ideia, existem mais de 150 estações de trem em funcionamento. Da mesma forma que os ônibus, este transporte também se destaca pela pontualidade e por ser confortável o bastante para realizar trajetos mais longos.

Os "trams", por sua vez, são similares ao que conhecemos como bondes, porém trafegam no nível da rua. No geral, eles são utilizados por quem decide morar na Austrália principalmente para se percorrer distâncias mais curtas, e podem ser encontrados em cidades como Gold Coast e Melbourne.

Onde morar na Austrália?

sidney-por-do-sol

Independente se você não possui um visto permanente (ou residência permanente), a decisão sobre onde morar enquanto faz um intercâmbio na Austrália depende de vários fatores, como preferências em relação ao clima, ao agito da cidade, as oportunidades de emprego, e muito mais.

A maior metrópole australiana é Sydney, considerada a capital financeira do país e com mais de quatro milhões de habitantes. Em relação a oferta de emprego, a cidade é sede de várias grandes empresas, o que a torna uma das melhores opções nesse sentido. Com uma média de 26ºC no verão e 16ºC no inverno, o clima de Sydney também é considerado agradável pela maioria. A sua maior desvantagem é em relação ao custo de vida, o qual é elevado e mais caro que a média australiana.

Melbourne, por outro lado, é vista como a capital cultural da Austrália, além de ser um centro urbano agitado, com boas oportunidades de emprego especialmente para quem trabalha em algo relacionado à cultura. Um destaque da cidade é o seu transporte público, o qual já chegou a ser considerado um dos mais eficientes do mundo. O custo de vida na região, apesar de mais caro que a média do país, é mais baixo do que em Sydney. O único aspecto que pode ser considerado negativo de Melbourne, para quem está no processo de escolha sobre onde morar na Austrália, é o clima da cidade, o qual é mais frio e chuvoso que o normal do país.

Outra alternativa para se viver na Austrália que merece ser considerada é Brisbane, que apesar de um pouco menor, também tem muitas atrações culturais e de lazer. Com um custo de vida similar a Melbourne, a cidade não tem a mesma abundância de empregos das outras, mas também pode ser interessante para quem deseja viver em um local um pouco menos agitado. O clima é um dos mais quentes do país, com verões que ultrapassam a marca de 30°C.

Se você quer saber mais sobre alguns tipos de vistos australianos, recomendo que depois dê uma olhada neste artigos. Alertando que são links para outro site.

Descubra tudo sobre a Optima Intercâmbio

A Optima Intercâmbio oferece a oportunidade de morar na Austrália e em vários outros países, em diferentes continentes. Com diversas modalidades de intercâmbio disponíveis, as quais se encaixam ao objetivo de todo estudante em potencial, a agência procura oferecer um serviço personalizado aos seus clientes. Desse modo, aqueles que decidem morar e ter mais informações sobre a Austrália podem contar com o apoio incondicional da agência, tendo a certeza de que nossa equipe irá contribuir para tornar essa experiência de vida inesquecível. Vamos lá, peça já seu orçamento!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco