É importante conhecer o transporte público em Liverpool caso este seja seu destino de intercâmbio. Afinal, a cidade com mais de meio milhão de pessoas pode ser grande o suficiente para você precisar se locomover por meio dos diferentes modais de transporte da cidade.
A boa notícia é que o sistema de transporte público de Liverpool é bastante completo e oferece pontos de parada por toda a cidade, o que facilita bastante a vida de quem precisa se locomover bastante no dia-a-dia ou apenas quer conhecer os pontos turísticos incríveis que estão espalhados para além do centro da cidade!
Nesse post, nós vamos falar um pouquinho sobre cada uma das opções de transporte em Liverpool.
Não tem como nós falarmos da cidade de Liverpool e suas opções de transporte público sem falarmos da principal porta de entrada local: o Aeroporto de Liverpool-John Lennon.
Apesar de ser um aeroporto relativamente pequeno, o terminal é bastante moderno, confortável e com várias amenidades para fazer a sua viagem ainda mais tranquila. Além disso, o Aeroporto de Liverpool conecta a cidade a mais de 55 outros destinos pelo mundo, espalhados por mais de 20 países, especialmente europeus.
As principais companhias aéreas que operam por lá são as famosas low-costs. Ou seja, durante o seu intercâmbio em Liverpool será bastante simples e barato viajar pela Europa e conhecer lugares incríveis!
Vale dizer que o Aeroporto não fica tão próximo ao centro de Liverpool. Na verdade, ele fica no subúrbio de Speke, cerca de 12 km do centro da cidade. Mesmo a essa distância, é muito fácil chegar a Liverpool, afinal, o aeroporto se conecta com as linhas de ônibus da cidade.
Por exemplo, se você quiser chegar à Lime Street Station ou fazer o caminho do centro ao aeroporto, o ônibus 500 é a opção mais recomendada! E, claro, se você é apaixonado pelos Beatles, já pode entrar no clima ao sair do aeroporto se pegar os ônibus 80A ou 86A, que passam pela Penny Lane!
O principal meio de transporte da cidade de Liverpool são os ônibus. Apesar de ser uma cidade de grande porte para os padrões da Inglaterra, o transporte público de Liverpool ainda consegue se sair muito bem com os excelentes ônibus que conectam toda a cidade.
O lado mais incrível de viajar de ônibus por Liverpool é descobrir todas as suas peculiaridades arquitetônicas e pontos turísticos.
Diferente da grande maioria das cidades brasileiras, os ônibus são relativamente baratos, pontuais e de altíssima qualidade. Ou seja, o ônibus é uma maneira bastante cômoda e que facilita o deslocamento diário.
Na região central de Liverpool você pode encontrar as duas principais estações de ônibus: a Liverpool ONE e a Queen Square. Em ambas estações você pode fazer a troca de modal e pegar um trem para viagens mais longas pela cidade e, até mesmo, seguir para outros destinos da Inglaterra.
Você pode utilizar o Guia de Rotas da rede de ônibus de Liverpool e planejar a sua viagem pela cidade clicando aqui.
Para viagens mais rápidas, vale a pena pegar um trem das linhas de metrô de Liverpool. Com mais de 120 quilômetros de linhas férreas, o metrô consegue transportar mais de 100 mil pessoas todos os dias.
No centro da cidade não existem tantas estações para quem precisa utilizar o serviço. As principais são a Central Station, Liverpool ONE e a Lime Street.
Há duas linhas que cruzam a cidade: a Northern Line e a Wirral Line. A primeira liga a região metropolitana de norte a sul. Já a segunda liga a região central da cidade de Liverpool à Península de Wirral, onde ficam cidades como Birkenhead e Ellesmere Port.
O sistema de metrô é uma alternativa bastante rápida e prática para atravessar o Rio Mersey, que divide a região metropolitana.
Vale lembrar que o metrô de Liverpool também é dividido em zonas e, por isso, há tarifas diferenciadas de acordo com a distância.
Confira o mapa de estações de metrô em Liverpool clicando aqui!
Se você quer se conectar com outras cidades da Grã-Bretanha, vale a pena utilizar a rede de trens do Reino Unido. Apesar de os trens e o metrô compartilharem várias estações, os serviços são diferentes.
Isso porque as linhas de trem tem o intuito de interligar diferentes cidades. Neste modelo, por exemplo, existe a City Line. Ela opera em Liverpool e a interliga com outros destinos, como Manchester.
A rede de trens em Liverpool também é interligada com o sistema de transportes sobre trilhos do Reino Unido. Então, você pode fazer viagens rápidas, com bom custo-benefício e de qualidade a outras cidades, como Londres, Edimburgo, Birmingham ou Brighton, por exemplo.
Com o serviço de balsas, você pode chegar a outra porção da região metropolitana de Liverpool. Em viagens curtas, mas bastante prazerosas, você não apenas pode se locomover de um lado para o outro, como também apreciar a beleza da cidade de Liverpool a partir de ângulos únicos!
O serviço de ferry sai de Pier Head/Albert Dock em Liverpool e chega até Woodside, em Birkenhead. Há balsas de hora em hora entre às 10h e às 16h. No sentido inverso, há balsas de hora em hora entre às 10h20 e às 16h20. As viagens costumam durar entre 20 e 30 minutos.
Aqui cabe o destaque: apesar de servirem como transporte de um lugar para o outro, os serviços de balsa em Liverpool são voltados para o turismo, uma vez que existem maneiras mais eficientes e baratas para cruzar o Rio Mersey - como o metrô.
O transporte público de Liverpool utiliza um cartão recarregável como forma de pagamento das tarifas. Esse cartão pode ser adquirido em diversas estações de metrô, trens e ônibus espalhadas pela cidade. Além disso, ele pode ser comprado em lojas de conveniência.
Até pouco tempo, o cartão utilizado se chamava Walrus. Entretanto, ele foi substituído pelo MetroCard. Ou seja, quem comprar atualmente um cartão de transporte em Liverpool receberá um MetroCard, mas a nomenclatura Walrus pode ser encontrada em vários locais.
Mas não se preocupe, a funcionalidade de ambos é exatamente a mesma: você pode utilizá-lo pela rede de transporte público de Liverpool e recarregá-lo online por meio do site MetroSmart.
Você pode recarregar o MetroCard com passes diários, de 3 dias, 5 dias, semanais ou mensais para uma ou diferentes zonas da cidade, já que existem tarifas diferentes. Você pode consultar os valores atualizados das tarifas clicando neste link.
Se você procura simplicidade e praticidade para se locomover durante o seu intercâmbio em Liverpool, vale muito a pena utilizar a rede de transporte público da cidade.
E se você busca uma agência de intercâmbio que oferece toda a segurança e qualidade que você merece para o seu intercâmbio, a Optima está preparada para te ajudar a tirar esse sonho do papel!
São mais de 12 anos no mercado de intercâmbio brasileiro, onde já ajudamos mais de 90 mil clientes por todo o Brasil a se planejarem para fazer intercâmbio por nossos mais de 85 destinos espalhados pelo mundo. Tudo isso com um suporte de qualidade do começo ao fim do seu intercâmbio!
Seja você também um #ViajanteOptima! Basta clicar aqui e agendar um horário com nossos consultores e conhecer mais sobre nossos destinos e pacotes de intercâmbio! Tenha certeza que você estará em boas mãos!
A Maria Vitória escolheu nada menos que a terra do quarteto mais amado do rock: Liverpool, na Inglaterra. Ela tem passado dias incríveis estudand...
Também está com saudades de ver um depoimento dos nossos #ViajantesOptima por aqui? Então dá só uma olhadinha na mensagem que o Vítor Tava...
Fazer um intercâmbio na Europa é uma oportunidade perfeita para quem gosta de história, cultura e conhecer lugares incríveis! E na capital britâni...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2025 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos