Precisa de visto para estudar na Austrália?

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A Austrália é um dos países mais visados como destino de intercâmbio atualmente. Mas existe uma dúvida entre os estudantes internacionais: Brasileiros precisam de visto para estudar na Austrália?

Nesse post vamos entender um pouco sobre o quanto o visto australiano é importante para brasileiros e como tirar esse tipo de visto.

Quem precisa de visto para a Austrália?

Assim como para os demais cidadãos de outras nacionalidades, o visto é um documento obrigatório para todos os brasileiros que desejam visitar ou estudar na Austrália. Então se você deseja apenas fazer turismo ou um intercâmbio de estudos na Austrália, é necessário solicitar somente um visto para entrar no país.

Se você precisa de algum tipo de visto para entrar na Austrália, a Optima recomenda fazer a solicitação do documento com pelo menos 90 dias úteis antes da data de embarque. Durante o procedimento de solicitação, devem ser apresentados requisitos financeiros, de saúde e de caráter determinados pelo departamento de imigração. Para ter um resultado satisfatório é muito importante contar com o apoio de uma agência de intercâmbio.

Quais a opções de vistos para intercâmbio na Austrália

O governo australiano adequa os tipos de vistos de acordo com a necessidade do visitante, podendo ser para visita e turismo, estudo, trabalho, morar permanentemente, entre outros. Neste post vamos focar nos tipos de vistos que funcionam para intercâmbio de estudos.

Visto de visita ou turismo

O visto de turista é ideal para quem vai apenas visitar o país durante um curto período de tempo. Seja uma visita de negócios, participar de algum evento ou apenas período de férias.

Com o visto de turismo, o Governo Australiano autoriza permanecer por até 12 semanas na Austrália, desde que esteja com documentos válidos.

Consequentemente, esse tipo de visto não é recomendado para quem deseja fazer cursos de longa duração, como uma graduação, por exemplo. Cursos longos costumam durar mais de seis meses, o que impossibilita que o estudante permaneça no país.

Outro ponto sobre esse visto é que ele não dá permissão para trabalhar durante a permanência no país, mesmo que esteja fazendo um curso e tenha um comprovante de matrícula válido.

Visto para estudar na Austrália

O visto australiano de estudante, dá direito a entrada e permanência no país para as pessoas que viajam à Austrália querendo estudar ou fazer cursos. É importante saber que as instituições precisam estar registradas no Departamento de Educação do Governo Australiano, através do Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students.

Se o estudante deseja realizar um curso com duração maior que 12 semanas, deverá apresentar o visto de estudante. Porém é interessante optar prioritariamente pelo visto de estudante, já que este também dá direito a trabalhar durante a estadia em solo australiano.

Esse tipo de visto tem sua autorização relacionada a quanto tempo de duração terá o curso feito pelo intercambista e apresentado no comprovante de matrícula

O visto de estudante, geralmente, também permite a permanência na Austrália por até um mês além da duração do curso. Quando o curso dura mais de dez, essa permanência a mais pode se estender por até dois meses. Podemos dizer que além de estudar, também é possível trabalhar e ainda tirar um mês de férias com o visto australiano de estudante.

Pode trabalhar com o visto de estudante?

Como mencionado anteriormente, pode sim trabalhar na Austrália com o visto de estudante. A partir de 26 de abril de 2008 a Embaixada da Austrália em Brasília concede permissão para trabalhar incorporada ao visto de estudante. Porém, apesar de já chegar ao país com a permissão para trabalhar, o estudante só pode exercer atividades remuneradas após a data de início do curso.

O visto australiano para estudantes, dá direito a exercer até 20 horas semanais de trabalho, porém esse limite não se aplica a estudantes de mestrado ou doutorado, que podem trabalhar sem limite de horas.

O estudante poderá solicitar prorrogação do seu visto, caso tenha necessidade. Nesse caso o intercambista deve apresentar as mesmas informações sobre documentos exigidos anteriormente nos requerimentos de visto.

Partiu fazer intercâmbio na Austrália?

Se você busca uma agência de intercâmbio especializada para te auxiliar com todo o processo de estudos no exterior, a Optima é a agência para você!

São doze anos de experiência com o mercado de estudos internacional, já auxiliamos milhares de estudantes ao longo de todo esse tempo e somos uma agência líder em qualidade, segurança e transparência!

Com a Optima, o seu intercâmbio é garantia de sucesso! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Tenho certeza que você fará um intercâmbio incrível com a nossa ajuda!

Sydney Brisbane Gold Coast
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco