Como enviar dinheiro para o exterior?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Como enviar dinheiro para o exterior? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os viajantes que já estão em outro país e precisam transferir quantias a partir de contas bancárias brasileiras.

Muitas pessoas não sabem como transferir dinheiro para o exterior. Por isso, muitas vezes, acabam optando pela primeira opção que encontram, a qual nem sempre pode ser a que oferece o melhor custo-benefício ou que atenda completamente às suas necessidades.

Para facilitar a sua pesquisa, selecionamos algumas maneiras de como mandar dinheiro para o exterior.

1. Como enviar dinheiro para o exterior? Cartão multimoedas

Uma das maneiras mais simples e rápidas de mandar dinheiro para o exterior é utilizando um cartão multimoedas. Ele funciona como um cartão de banco ou um cartão de crédito no qual você pode fazer compras e saques em todo o mundo.

A Optima Intercâmbio oferece aos seus estudantes o cartão multimoedas, que pode ser adquirido juntamente com o pacote de intercâmbio.

A principal vantagem do cartão multimoedas para envio de dinheiro ao exterior é a sua praticidade. Do seu próprio smartphone é possível transferir a quantia que você quiser. Basta já possuir um destes cartões ao sair do Brasil e ter acesso a uma conta bancária brasileira. Lembrando que não é necessário possuir uma conta bancária no exterior para receber o dinheiro.

O próprio serviço do cartão faz a conversão das taxas de câmbio na hora e você faz o pagamento em Real por meio de transferências bancárias domésticas tipo TED/DOC.

Com um cartão multimoedas oferecido pela Optima Intercâmbio, você receberá o dinheiro em até 24 horas. Quando o saldo já estiver na sua conta, você poderá fazer compras em milhões de estabelecimentos pelo mundo todo, além de poder sacar em um caixa eletrônico no exterior.

2. Mandar dinheiro para o exterior por meio de serviços de remessa on-line

Os serviços de remessa on-line são excelentes alternativas para quem deseja fazer transações entre contas bancárias de países diferentes. Com isso, se você tem uma conta bancária brasileira e uma conta bancária estrangeira, os serviços de transferência on-line costumam ser mais rápidos, com menor custo e burocracia do que outros meios.

Serviços como Wise (antigamente TransferWise) e Remessa Online são as principais alternativas aqui no Brasil. Com essas plataformas você pode transferir dinheiro para os principais países do mundo e são cobradas taxas muito baixas, como taxas de câmbio comerciais e IOF reduzido - 0,38% se estiver enviando para contas com a mesma titularidade.

A Wise aceita pagamentos via boleto bancário, cartão de crédito/débito ou TED. Já o Remessa Online é um serviço que oferece apenas o pagamento via TED. Após a confirmação do pagamento, o valor enviado chega na conta de destino em até 1 dia útil segundo ambas plataformas.

Veja também: Gestão de dinheiro no exterior: aprenda a economizar no intercâmbio

3. Mandar dinheiro para o exterior: empresas de serviços financeiros

Outra maneira de enviar dinheiro para o exterior é por meio de empresas de serviços financeiros como a Western Union ou MoneyGram. Essas empresas são alternativas bastante antigas e muito conceituadas no mercado de envio de dinheiro de um lugar para o outro.

A maior vantagem dessas empresas é que, mesmo que você não tenha uma conta bancária no exterior, será possível fazer a retirada do valor em espécie nas lojas dessas empresas.

A Western Union aceita operações de câmbio em que você faça a transferência on-line, onde o pagamento será via Pix ou transferência bancária. Caso você opte por fazer o pagamento em uma loja física habilitada, o pagamento deverá ser realizado com dinheiro.

Para pagamentos via Pix ou transferência bancária, o dinheiro chegará entre 3 a 7 dias úteis. No caso de pagamento em uma loja física, você receberá o valor em alguns minutos. Entretanto, será necessário receber o dinheiro em uma loja no exterior - a modalidade de receber em conta bancária via Pix/transferência não está disponível atualmente.

O MoneyGram só aceita pagamentos e recebimentos em lojas físicas.

Esses serviços, apesar de serem muito convenientes, podem ter algumas desvantagens, como o tempo para receber o dinheiro e as tarifas aplicadas, que podem ser bem maiores do que outros serviços. Além disso, os valores de câmbio também costumam ser mais altos do que outras modalidades. Tudo isso pode acarretar em um maior valor final a ser transferido.

Continue lendo: Custo de vida no exterior

4. Enviar dinheiro para o exterior por meio de bancos tradicionais

Os bancos tradicionais, como Banco do Brasil e Caixa, também oferecem serviços de transferências internacionais. Entretanto, eles costumam cobrar as taxas mais altas do mercado, além de serem processos mais lentos e burocráticos.

Diferente de outros serviços, nem sempre você consegue fazer transferências on-line. Com isso, você precisaria ir até sua agência bancária e falar com o gerente da sua conta. Considerando o cenário em que, talvez, você já esteja no exterior, seria praticamente impossível utilizar este serviço.

Só para você ter ideia, os bancos costumam cobrar o valor final de acordo com uma fórmula quase padronizada entre eles: tarifa de envio + taxa Swift + taxa de câmbio no momento da transação + IOF + tarifa de recebimento.

Alguns bancos cobram até USD 200,00 apenas na tarifa de envio! Tudo isso faz com que receber dinheiro no exterior seja algo muito caro e quase sem nenhuma praticidade, sem nenhum custo-benefício quando comparado às outras modalidades.

Qual é a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior?

Sabemos que estudar no exterior pode ser sinônimo de controle de gastos. Por isso, para quem está fazendo intercâmbio, é sempre importante buscar a maneira que ofereça o melhor custo-benefício, mas também buscar aquela que atende às suas necessidades.

Muitas vezes, o dinheiro precisa ficar disponível o mais rápido possível para ser usado no exterior, então é importante se atentar aos prazos de envio, principalmente. Ter em mãos um cartão multimoedas pode ser a melhor maneira de receber dinheiro se você já estiver no exterior, uma vez que ele é uma ferramenta muito prática e rápida.

Entretanto, se você deseja enviar dinheiro para sua conta bancária no exterior, considerar serviços de remessa on-line ou empresas de serviços financeiros também são excelentes opções, principalmente se observarmos que elas têm as taxas mais competitivas do mercado.

Saber como enviar dinheiro para o exterior é uma etapa muito importante para quem está considerando fazer intercâmbio. Se você quer ajuda com o seu planejamento, agende um horário com nossos consultores e invista no seu intercâmbio com a Optima! Será uma experiência incrível te ajudar nessa nova etapa da sua vida!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco