Boarding school: o que você precisa saber sobre esse intercâmbio!

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Imagem panorâmica de uma escola, com alunos andando na calçada

Fazer o Ensino Médio no exterior também é o seu sonho? Na hora de procurar pelo programa de intercâmbio ideal, muitos estudantes ficam na dúvida sobre qual modalidade escolher: High School tradicional ou as Boarding Schools?

Para te ajudar a selecionar o programa de intercâmbio perfeito, nesse artigo você poderá conhecer tudo sobre a modalidade Boarding School. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

O que é uma Boarding School?

Uma Boarding School é uma escola internacional em sistema de internato. Ou seja, ao estudar em uma boarding school, os estudantes estrangeiros viverão em dormitórios e residências dentro do próprio campus. Esses espaços são muito bem estruturados, oferecendo todos os recursos que os estudantes precisam para viver muito bem e um aprendizado de qualidade.

É claro que cada escola tem uma infraestrutura diferente, mas, no geral, as Boarding Schools oferecem quartos individuais ou compartilhados com suíte, refeitórios com alimentação incluída, além de locais para lazer e prática de esportes.

Esse tipo de programa de intercâmbio é baseado em um modelo no qual o estudante passa a maior parte do tempo na escola. Assim, os alunos podem ter uma experiência mais global do intercâmbio, que vai além da preparação acadêmica proposta por um ensino médio tradicional, mas oferecendo uma formação pessoal ainda mais completa.

Além disso, os alunos são acompanhados continuamente por supervisores da instituição dentro do campus. Isso garante ainda mais segurança para os alunos - já que essa pode ser a primeira vez fora do país longe da família - e para os pais, que podem ficar tranquilos ao saber que os seus filhos estarão em boas mãos!

Como uma Boarding School funciona?

Ao escolher morar e estudar em uma Boarding School, o estudante precisa saber que ele terá uma rotina repleta de atividades e muito bem estruturada. Todas as atividades são organizadas e supervisionadas pelos profissionais da escola.

O dia começa com a preparação para as aulas. Os estudantes acordam cedo, arrumam-se e vão ao refeitório tomar café ainda nas primeiras horas do dia. Logo em seguida, vão assistir às aulas, que duram até a hora do almoço.

Na parte da tarde, os estudantes ainda podem ter mais aulas. Além disso, eles têm horários separados para estudar aquilo que aprenderam em sala de aula e fazer suas tarefas de casa.

A noite avança e a rotina dos estudantes vai desacelerando. Logo no início da noite eles devem se arrumar para jantar, ter seus momentos de descontração e descansar.

Nos finais de semana, as escolas ainda podem oferecer atividades curriculares dentro do próprio campus ou, então, excursões por pontos turísticos da cidade ou região.

É importante lembrar que ao ingressar em uma Boarding School os alunos vão morar no campus da escola e a volta para casa só ocorre nas férias, na maioria dos casos.

Vantagens de estudar em uma Boarding School

Só o fato de estudar em uma escola no exterior já proporciona inúmeros benefícios para o estudante, sejam eles voltados para vida acadêmica, profissional ou pessoal.

Entretanto, estudar em uma Boarding School pode ser uma vivência ainda mais incrível para os estudantes. Esse tipo de escola proporciona experiências muito abrangentes por meio de um formato de ensino bastante diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil

Abaixo, nós fizemos uma pequena amostra de como estudar em uma dessas escolas é algo inigualável!

Desenvolvimento pessoal e social

Um dos pontos mais importantes que uma Boarding School oferece é a contribuição para a vida pessoal dos estudantes. Elas trabalham com um tipo de ensino que favorece e estimula a independência, o respeito às regras, a disciplina e outros pontos indispensáveis para a vida em sociedade.

Além disso, os estudantes que escolhem fazer intercâmbio nesse tipo de escola podem descobrir que o ensino e a preparação para a faculdade são muito rígidos. Mas eles não devem encarar isso como algo negativo, afinal, essa preparação é muito importante para que eles entendam como as universidades do mundo funcionam.

O programa de intercâmbio em uma Boarding School também é a oportunidade dos estudantes se prepararem para viver longe de casa, algo fundamental para a vida universitária.

Boa preparação para as universidades no exterior

E por falar em ensino superior, é importante lembrar que as melhores Boarding Schools preparam os estudantes para ingressar sem dificuldades nas melhores universidades do mundo.

Isso porque o ensino desse tipo de escola é de muita qualidade e os alunos do ensino médio ou do ensino fundamental recebem todo o suporte necessário para desenvolver suas habilidades acadêmicas.

Todas essas características ajudam o estudante do ensino médio a ingressar em uma universidade renomada no exterior.

Grande diversidade cultural

As Boarding Schools recebem estudantes de várias partes do mundo. E eles convivem todos juntos, afinal, esses alunos moram no campus da escola.

Com isso, o estudante fica em contato com diversas culturas, diferentes tradições e costumes, afinal, todos têm uma rotina compartilhada. Isso enriquece ainda mais a experiência de estudar em Boarding School, garantindo uma formação completa.

Diferentes opções de atividades

Os estudantes que desejam ter uma vivência inesquecível em uma Boarding School ainda podem contar com uma grande oferta de atividades extraclasses durante toda a semana.

Essas escolas oferecem atividades esportivas, viagens, passeios gastronômicos, culturais e muito mais.

É importante lembrar que cada escola organiza suas atividades de acordo com o calendário estudantil. Entretanto, todas elas oferecem horários de estudo e tempo livre para curtir o destino de intercâmbio!

Boarding Schools têm turmas menores

As turmas de uma Boarding School são, geralmente, menores e possibilitam um maior contato entre o professor e o aluno - dentro e fora da sala de aula.

Os professores atuam como tutores, ou seja, como pessoas que guiam os estudantes por um caminho de ensino de alta qualidade, ajudando os alunos a definirem os rumos de suas carreiras e vidas acadêmicas.

Assim, estudar em uma Boarding School é uma excelente opção para aqueles estudantes que desejam ter um acompanhamento mais próximo dos professores, garantindo uma preparação inigualável do aluno para entrar na faculdade no exterior.

Fluência em um idioma estrangeiro

É verdade que para estudar em uma Boarding School é preciso ter uma certa proficiência no idioma do país desejado, afinal, a maioria das aulas são nessa língua.

Entretanto, como o aluno vai ficar em contato o tempo inteiro com o idioma extrangeiro, eles conseguem adquirir uma fluência muito mais rápido do idioma.

Entretanto, é o contato diário e frequente com o idioma estrangeiro que faz os alunos adquirirem uma fluência muito mais rápido no idioma. É um aprendizado dentro e fora da sala de aula!

O que precisa para entrar em uma Boarding School?

Antes de tudo, é importante ter um planejamento muito bem feito para ingressar em uma Boarding School. E a Optima Intercâmbio é a agência que você precisa para fazer o seu intercâmbio no exterior em um programa Boarding School!

Agora que você já escolheu a agência ideal para te ajudar nessa aventura incrível, é preciso entender quais são os requisitos mais comuns para os estudantes estrangeiros ingressarem nessas escolas de ensino médio internacionais.

Como existem diferentes opções de Boarding Schools, cada uma delas apresenta diferentes processos de admissão e aplicação. Entretanto, para ingressar na maior parte dessas escolas, os requisitos são:

  • Ter entre 14 e 18 anos,
  • Nível de inglês intermediário,
  • Bom rendimento escolar no Brasil,
  • Documentos exigidos pela imigração

Mas além disso, é preciso saber que as escolas utilizam um sistema de aplicação compartilhada, que reúne escolas do ensino médio que aceitam inscrições de estudantes estrangeiros.

Além disso, é possível encontrar escolas que exigem testes educacionais, de proficiência no idioma utilizado na escola e, também, uma entrevista.

Inscreva-se hoje no seu programa de Boarding School!

Nós sabemos como a oportunidade de estudar no exterior é o sonho de muitos estudantes, principalmente nessa fase do Ensino Médio. Essa é uma experiência verdadeiramente única e inesquecível.

E para te ajudar a escolher a Boarding School ideal, a Optima Intercâmbio conta com um time de especialistas prontos para te ajudar.

É só clicar aqui, agendar o seu horário e ter uma consultoria completa para garantir a sua vaga em uma escola de alta qualidade, que oferece uma formação pessoal e multidisciplinar que é um modelo para todos os países do mundo!

High School
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco