Programas de intercâmbio High School

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

O sonho de fazer um intercâmbio não tem idade! Muitos jovens começam a ter esse sonho logo cedo, por isso, para quem ainda está em idade escolar, um dos mais indicados tipos é o intercâmbio High School. Hoje nós vamos falar um pouquinho dele e como seu filho ou filha podem aproveitar ao máximo essa experiência!

O que é um intercâmbio High School?

Os programas de High School são voltados para jovens entre 15 e 18 anos que estão cursando ou vão iniciar o ensino médio no Brasil e desejam ter a experiência única de estudar em outro país ainda enquanto estão no ambiente escolar.

Estudar no exterior por meio de um programa de High School permite que o estudante desenvolva seus conhecimentos de um idioma e tenha uma experiência de vida fora do Brasil antes mesmo de entrar em um ambiente universitário ou no mercado de trabalho. Com isso, quem vai estudar durante o High School no exterior pode ganhar inúmeros diferenciais no que diz respeito ao conhecimento básico necessário para a formação como cidadão e profissional.

Poder estudar em uma escola de ensino médio no exterior e conviver com a língua inglesa o tempo todo permite que o estudante do programa de High School atinja seus objetivos acadêmicos, faça amizades e aprenda a lidar com situações novas em outra língua. É uma experiência que estimula todo o potencial do intercambista.

Os estudantes que optarem por um intercâmbio High School poderão cursar um semestre ou um ano letivo no exterior. Quando retornam ao Brasil, as disciplinas, notas e projetos serão reaproveitados na grade acadêmica brasileira, visto que haverá a equivalência de aulas.

Acomodação durante seu intercâmbio High School

Essa talvez seja uma das maiores preocupações dos pais quando o estudante quer fazer um intercâmbio High School. Mas eles podem ficar despreocupados, já que o estudante pode escolher ficar em uma host family.

A host family é uma das opções mais seguras, pois os jovens ficarão hospedados em uma casa de família local que o acolherá como membro da casa. Dessa forma, todas essas famílias passam por avaliações constantes e rigorosas para saber como é o ambiente na casa. Além disso, elas devem ser associadas à escola onde o estudante vai estudar. Tudo isso para garantir o máximo de segurança para a garotada.

Nesse momento, é importante que se compreendam as diferenças culturais que existem e que fazem parte da adaptação ao novo país. Normalmente as famílias selecionadas para os programas de High School trabalham voluntariamente e recebem estudantes internacionais de braços abertos em suas próprias casas, portanto também contam com a colaboração do intercambista para que o convívio seja harmonioso entre todos.

Há, também, a opção de acomodação em um dormitório da própria escola, chamados de boarding schools. Eles são uma espécie de residência estudantil, onde os quartões podem variar entre individuais e compartilhados. Nessas acomodações também há a presença constante de um “host parent” ou tutor, garantindo ainda mais a segurança e bem estar dos jovens estudantes.

Como são as aulas do intercâmbio High School?

As aulas dos programas de intercâmbio High School seguem as regras acadêmicas da escola onde o intercambista estará matriculado e os estudos são levados a sério. Portanto, é responsabilidade do aluno atender às aulas pontualmente e cumprir com seus deveres. Isso é um dos pontos fundamentais para que ele possa ter a melhor experiência acadêmica possível e retornar ao Brasil com confiança e competência nas mais diversas áreas.

Há também muitas atividades sociais oferecidas durante todo o ano pela própria escola, de maneira que elas façam do programa acadêmico. São atividades que envolvem programas extracurriculares, grupos de estudo, atividades esportivas e diversos tipos de outras atividades que estimulam a integração do estudante ao novo ambiente, à cultura local e novas amizades.

Os programas de High School compreendem, além das atividades propostas dentro da escola, um programa organizado por coordenadores de área que promovem encontros, eventos e outras atividades entre intercambistas daquele distrito escolar ou cidade. Isso permite ainda mais o contato com outras nacionalidades e com estudantes de outras partes do mundo que estão vivendo uma experiência similar.

Conhecer pessoas de diferentes países promove um melhor entendimento de variadas culturas, um diferencial requisitado para futuros profissionais.

Onde fazer um programa de intercâmbio High School?

Os jovens estudantes podem fazer seu intercâmbio High School em diversos países. Cada país tem sua peculiaridade no que diz respeito às regras e formas de avaliação. Em alguns países estudante poderá escolher estudar tanto em escolas públicas como em escolas particulares.

Mas diferente do Brasil, onde há muitas escolas públicas que vivem em situação de precariedade, no exterior elas costumam ser tão boas quanto às escolas particulares ou, até mesmo, melhores.

Os estudantes de ensino médio que desejam fazer um intercâmbio High School podem escolher estudar em vários países, como Estados Unidos - que é um dos mais procurados, Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Como fazer um programa de High School?

Os programas de High School são importantes porque estão conectados à educação e portanto devem estar alinhados com os estudos do intercambista no Brasil. É necessário, portanto, que o estudante passe por um processo seletivo para que ele possa ter a melhor experiência no exterior. Durante este processo é comum haver regras, dependendo do país escolhido: um teste de nível de inglês, apresentação de histórico escolar e de informações médicas, assim como cartas de recomendação e outros formulários.

Por isso, para você não se preocupar com nada disso, conte com a Optima Intercâmbio! Nós somos uma agência de intercâmbio que conhece a fundo todos os procedimentos para a realização de um intercâmbio de sucesso no exterior.

Fazer um programa de intercâmbio High School é uma experiência segura e única, a qual transformará a vida do jovem, criando memórias e acrescentando conhecimentos sociais, acadêmicos e profissionais para toda a vida.

Entre já em contato com a Optima Intercâmbio e saiba mais sobre os diferentes destinos que oferecem programas de High School.

High School
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo