High School nos Estados Unidos: tudo o que você precisa saber!

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Armários nos corredores, belos bailes de formatura, times de futebol americano com cheerleaders… Todas essas imagens vivem na nossa cabeça graças aos deliciosos filmes que mostram a rotina dos estudantes de Ensino Médio nos Estados Unidos.

E, por isso, temos certeza que se você está no Ensino Médio aqui no Brasil e sonha em fazer intercâmbio, essa experiência de High School nos EUA é uma das coisas que você sempre quis vivenciar, não é mesmo?

Se você respondeu sim à pergunta acima, então esse post é para você - e para os seus pais! Afinal, a gente aqui da Optima Intercâmbio te conta tudo o que vocês precisam saber sobre como é fazer um intercâmbio de High School nos Estados Unidos.

Continue lendo e saiba mais!

Por que fazer Ensino Médio nos Estados Unidos?

Viver e estudar nos Estados Unidos é uma oportunidade incrível para quem busca aprender inglês. Afinal, a intensa imersão no cotidiano local e a comunicação diária com falantes nativos proporcionam um aprendizado cada vez mais acelerado.

Além disso, se você busca fazer intercâmbio nos Estados Unidos, é importante saber que as escolas americanas são conhecidas por oferecerem um ensino de alta qualidade. Afinal, as disciplinas são voltadas para o desenvolvimento de habilidades práticas, pensamento crítico e criatividade. Assim, os alunos são muito preparados para alcançar o sucesso acadêmico e profissional.

Além das aulas, o Ensino Médio estadunidense oferece uma variedade muito grande de atividades extracurriculares. Esportes, clubes acadêmicos, artes, música… Tudo isso e muito mais oferece ao estudante uma oportunidade única de descobrir novas paixões e aprimorar talentos que, talvez, nem sabia que existiam!

Fazer um programa de intercâmbio de High School nos Estados Unidos pode ser um momento importante para aqueles estudantes que querem se preparar para ingressar em universidades renomadas do país. Isso porque esse programa de intercâmbio oferece aos estudantes a possibilidade de se familiarizar com o sistema educacional local, ficando ainda mais fácil conseguir uma boa nota nos vestibulares locais.

Como funciona o High School nos Estados Unidos?

Ao fazer um programa de intercâmbio de High School nos Estados Unidos, os jovens estudantes poderão vivenciar uma experiência transformadora e enriquecedora. É uma oportunidade para que eles mergulhem na cultura estadunidense, aprimorem suas habilidades no inglês e desenvolvam uma visão de mundo ainda mais ampla.

Os anos letivos do Ensino Médio dos Estados Unidos

O programa de Ensino Médio nos Estados Unidos acontece de acordo com o ano letivo do país, que começa entre agosto e setembro e termina entre maio e junho.

Além disso, há uma leve diferença entre esse curso no exterior e aqui no Brasil. Enquanto aqui o Ensino Médio tem duração de três anos, lá nos Estados Unidos ele tem um ano a mais. Isso porque o 9º ano faz parte do High School.

Os alunos entre 14 e 15 anos, que estudam no 9º ano, são conhecidos como "freshman student". No 10º ano, eles são chamados de "sophomore students". Já os alunos do 11º ano e 12º ano são chamados, respectivamente, de "Junior" e "Senior students".

A preparação para a universidade no exterior

​​

Quando o estudante se torna um Junior, ele começa a ter mais contato com a ideia de ingressar em uma universidade estadunidense e é o momento ideal para começar a se preparar para o SAT (Scholastic Assessment Test), que é como se fosse o ENEM dos Estados Unidos.

Caso o estudante Senior queira entrar em uma universidade americana, ele precisa se esforçar ao máximo para conseguir boas notas e enriquecer o seu histórico acadêmico. Isso porque o ingresso em uma faculdade local não depende apenas de uma nota no SAT, mas também de um bom histórico escolar.

Como os estudantes são avaliados?

O estudante que faz um programa de intercâmbio de High School nos Estados Unidos deve passar por avaliações periódicas, assim como acontece aqui no Brasil.

Lá fora, os critérios de avaliação podem variar de acordo com a instituição de ensino. Mas, mesmo assim, todas elas seguem padrões estabelecidos pelo governo local.

[BANNER OPTIMA]

Alguns desses critérios podem incluir provas e exames, trabalhos e projetos individuais ou em grupo, participação nas discussões em sala de aula, tarefas de casa e atividades extracurriculares.

As atividades extracurriculares

A participação dos estudantes em atividades extracurriculares é muito importante para os futuros intercambistas. Elas são uma oportunidade de se envolverem com a comunidade, aprimorar o seu crescimento pessoal, desenvolver novas habilidades, além de construir novas amizades.

Além disso, as atividades extracurriculares também são importantes para os alunos que buscam se aplicar a um vestibular nos Estados Unidos. Isso porque, durante o processo de avaliação do estudante, as universidades buscam conhecer o candidato como um todo, indo além das suas habilidades nas disciplinas tradicionais. Elas querem conhecer os interesses, as conquistas e as paixões dos estudantes e, por isso, essas atividades têm um grande peso.

Há uma ampla variedade de atividades extracurriculares que os estudantes podem cursar durante um programa de Ensino Médio nos Estados Unidos. Algumas das mais populares são:

  • Fotografia e Mídia (participação no jornal ou rádio da escola)
  • Esportes (futebol americano, basquete, dança, baseball)
  • Olimpíadas de conhecimento
  • Governança (grêmio estudantil, conselhos e comissões escolares)
  • Clubes de estudo (idiomas, debates, discussões sobre temáticas relacionadas à sociedade)

E muito mais!

Moradia e alimentação

Os estudantes que escolhem cursar o Ensino Médio nos Estados Unidos, ao chegar no país, já são recebidos por uma host family. É com essa família que ele irá morar durante todo o período do programa de intercâmbio.

Na casa, o estudante poderá conviver com outros alunos estrangeiros ou com outros jovens membros da família, como os filhos. Todas essas pessoas, vivendo juntas, constroem uma relação forte, servindo de suporte emocional e ponto de apoio para o estudante estrangeiro que estará longe de casa.

Além disso, a host family oferece alimentação (que pode variar de acordo com o pacote de intercâmbio contratado), limpeza do quarto e banheiro, roupas lavadas e todas as comodidades que o intercambista precisa para focar naquilo que realmente importa: estudos de qualidade.

E também não podemos esquecer que a host family é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a cultura local, compartilhar experiências e vivenciar o intercâmbio ainda mais intensamente!

Quais são os pré-requisitos para fazer High School nos Estados Unidos?

É importante destacar que os pré-requisitos para fazer um programa de intercâmbio de Ensino Médio nos EUA podem variar de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo aluno. Entretanto, existem algumas exigências mais comuns, veja:

  • Ter entre 14 e 19 anos;
  • Bom nível de inglês para acompanhar as aulas (pelo menos intermediário);
  • Boa média de notas na escola do Brasil;
  • Estar cursando ou prestes a cursar o Ensino Médio;
  • Estar apto a fazer entrevistas e testes em inglês.

Quais disciplinas serão cursadas no High School dos Estados Unidos?

Uma das principais diferenças entre o Ensino Médio no Brasil e nos Estados Unidos é em relação às disciplinas. Enquanto aqui no Brasil os alunos precisam cumprir um planejamento pré-determinado, com disciplinas específicas, lá nos Estados Unidos, os estudantes podem gerar uma grade de disciplinas de acordo com os seus interesses.

É claro que existem matérias obrigatórias, como inglês, matemática, ciências, estudos sociais e artes e humanidades. Entretanto, há muitas disciplinas optativas, como robótica, música, teatro, história, literatura, idiomas estrangeiros e muito mais!

Dessa forma, fica muito mais fácil para o aluno desenvolver diferentes habilidades e competências de acordo com o seu perfil!

Além disso, é válido ressaltar que todas as notas dessas disciplinas podem ser reaproveitadas no Brasil, caso o estudante opte por cursar apenas uma parte do Ensino Médio no exterior.

Se o estudante decidir fazer todo o período do High School nos EUA, também é possível conquistar a equivalência das notas e o certificado de conclusão de curso também é válido aqui no Brasil.

Quais as cidades para fazer High School nos EUA?

Se você sonha em fazer um programa de Ensino Médio nos Estados Unidos e busca uma cidade para estudar, saiba que o que não faltam são opções de destinos por todo o país!

Os destinos mais comuns para fazer intercâmbio nos Estados Unidos estão na Califórnia, Flórida, Nova York e Massachusetts.

A Optima Intercâmbio conta com uma vasta rede de escolas parceiras e você pode escolher uma dentre milhares de cidades americanas para estudar!

Se você quer uma ajuda para decidir o melhor destino e todos os detalhes do programa de intercâmbio High School nos EUA, entre em contato com os nossos especialistas em intercâmbio e conquiste a viagem dos seus sonhos!

Fale agora com a Optima e tire esse plano do papel!

High School
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco