O que é IRP (GNIB) e o passo a passo para o agendamento

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Se as suas malas já estão prontas para fazer seu intercâmbio na Irlanda, então você deve se preparar para tirar o famoso IRP - Irish Residence Permit. Por muitos anos, ele teve o nome de GNIB, mas, desde 2017 o sistema irlandês mudou para se adequar aos padrões da União Europeia. Mas o que é IRP?

O que é IRP (GNIB)

O IRP nada mais é do que um cartão com todas as suas informações para viver na Irlanda. Sem este documento você não poderá fazer muitas coisas na Irlanda, inclusive trabalhar - caso o seu intercâmbio ofereça essa permissão.

Assim que desembarcar na Irlanda, você receberá um visto provisório de apenas um mês. Este é o tempo necessário para tirar o IRP na Irlanda caso você vá estudar no país por um período superior a 90 dias.

O IRP é um documento tão importante que, além de conter todas as suas informações para sua vida na Irlanda, ele também é como se fosse o seu visto de estudante, a sua permissão de residir no país.

Ele é necessário para todos os viajantes de fora da União Europeia que desejam permanecer na Irlanda por um período superior a 90 dias. Portanto, se você fizer seu intercâmbio com duração superior a este período, é necessário procurar um escritório de registro na Irlanda.

O IRP tem data de validade e, caso você deseja permanecer na Irlanda após a data de expiração, você deve renovar o seu registro na imigração.

Como se aplicar ao IRP - appointment

A aplicação ao IRP é feita já na Irlanda. Quando você desembarca na Ilha Esmeralda, você recebe apenas um visto provisório de um mês. Então, já nos seus primeiros dias na Irlanda você deve fazer o agendamento do visto IRP.

O processo para fazer o appointment do IRP é diferente dependendo de onde você fará seu intercâmbio.

Para Dublin, Dún Laoghaire e Bray, o processo é o mesmo: faz um agendamento online e, na data marcada, segue ao Registration Office. Para essas três cidades é necessário fazer um registro on-line neste site. Vamos explicar o passo-a-passo a seguir.

No restante da Irlanda, você deve procurar um escritório da Garda Síochána e fazer o seu IRP nestes escritórios. O agendamento não é obrigatório, mas ele varia de acordo com a cidade. Se em seu destino for obrigatório fazer um appointment, ele deverá ser feito diretamente com o escritório local.

Confira a lista dos escritórios da Garda Síochána de acordo com o seu destino, além do contato destes escritórios.

CIDADEÓRGÃO GERENCIADORENDEREÇOCONTATOS
BundoranBundoran Garda StationChurch Road, Bundoran, Co. Donegal, F94 W290+353 71 9841203
CorkAnglasea Street Garda StationAnglesea Street, Cork City, T12 K244+353 (0)21 452 2000
Dublin, Dún Laoghaire e BrayGarda National Immigration BureauDepartment of Justice and Equality13-14 Burgh QuayDublin 2, D02 XK70Registro on-line pelo site
GalwayGarda National Immigration Bureau - Western Region HeadquartersDublin Road, Renmore, Galway, H91 F62K+353 (0)91 337140
LimerickHenry Street Garda StationHenry Street,Limerick City, V94 VY64+353 61 212400
NaasNaas Garda StationKilcullen Road, Naas, Co. Kildare, W91 P274+353 45 884300
WaterfordWaterford Garda StationPatrick Street, Waterford, X91 A076+353 51 305300
WexfordWexford Garda StationMulgannon, Wexford, Co. Wexford, Y35 DH60+353 45 884300

Como fazer o agendamento do IRP em Dublin, Dún Laoghaire e Bray?

Primeiramente, o intercambista deverá acessar o site da INIS e, no final da página, deverá clicar em "Make appointment".

Após isso, haverá um formulário para você preencher com suas informações pessoais. As duas perguntas são referentes ao tipo de visto que será aplicado, basta selecionar a opção "All" em "Category" e em "Sub-Category". No final, quando tudo estiver preenchido, clique em "Look for Appointment".

Finalmente, após clicar em "Look for Appointment", você poderá buscar uma data selecionando uma de duas opções: em "specific data", caso você queira uma data específica, ou em "closest to today" para a data mais próxima.

Depois de escolher a data, é só clicar em "Não sou um robô" e, depois "Find Available Appointment".

Depois de agendar o seu horário, será enviado um e-mail de confirmação para o endereço que você registrou no site. No dia e hora marcados você deverá comparecer ao prédio da imigração em Dublin, no centro da cidade. O endereço está na tabela acima.

Compareça com pelo menos 15 minutos de antecedência com os documentos em mãos.

O desafio do agendamento

Dublin é, hoje, um dos destinos mais procurados pelos intercambistas do mundo todo que desejam aprender inglês. Devido a essa alta procura, nem sempre é possível conseguir realizar o agendamento do IRP no primeiro acesso.

Por isso, a dica é iniciar a busca pelo appointment pelo menos 10 semanas antes de embarcar para a Irlanda. É comum liberar novas vagas todos os dias entre 10h e 10h30 da manhã (horário irlandês). Por volta das 14h (horário da Irlanda) costuma haver uma atualização com as vagas remanescentes.

Seja persistente nas suas tentativas de agendamento, entre no site todos os dias várias vezes. Lembre-se sempre de buscar por datas após o início das suas aulas, já que será necessário cartas atualizadas da escola e da apólice do seguro.

Evite deixar para fazer o agendamento quando chegar na Irlanda. Ao entrar no país, os oficiais da imigração podem questionar os intercambistas sobre um appointment, então, você pode levar impressa ou no celular o e-mail comprovando este agendamento.

Vale lembrar que este agendamento é obrigatório apenas para quem fizer intercâmbio em Dublin, Dún Laoghaire e Bray. Nas demais cidades, como já dissemos, o estudante deverá se apresentar nos escritórios da Garda com toda a documentação necessária.

Quais são os documentos necessários para obter o IRP?

Os documentos necessários para conseguir o seu IRP são iguais para todo o país. São eles:

  • Seu passaporte
  • Carta de matrícula da escola
  • Comprovação do Learn Protection (normalmente está incluso na carta da escola)
  • Comprovante de contratação do seguro
  • Comprovação financeira de 3 mil euros (de acordo com o que é solicitado no seu destino)

Além destes documentos, você também precisa levar 300 euros para fazer a aquisição do IRP. Este valor pode ser pago diretamente na imigração com cartão de crédito, débito ou boleto. No caso de fazer seu IRP fora de Dublin, confirme com o escritório da Garda quais são as formas de pagamento aceitas no local.

Como o IRP é entregue?

Caso você se registre em Dublin, o IRP é entregue via correios no endereço que você indicou na hora do seu cadastro no escritório da imigração. Neste caso, o IRP chega em até 10 dias úteis e, caso não chegue neste período, você deve entrar em contato com o escritório novamente.

Para quem se registrar fora de Dublin, o oficial da imigração agendará uma nova data e hora para você concluir seu registro. O registro não é feito logo na sua primeira visita, pois, segundo o próprio site da Imigração Irlandesa, as partes do processo são gerenciadas de maneira centralizada.

Intercâmbio na Irlanda é com a Optima!

A Optima está presente em várias cidades, incluindo Dublin. Oferecemos programas de intercâmbio de diferentes estilos, para alunos de faixas etárias distintas. Com o auxílio da agência, os intercambistas podem ter os seus perfis traçados e descobrir qual o intercâmbio ideal.

Além disso, a Optima presta apoio em todos os aspectos da viagem. Cuidamos da acomodação, escola, seguro viagem, e meio de transporte público em Dublin. Oferecemos um atendimento diferenciado para que os estudantes aproveitem ao máximo a sua estadia no exterior. Clique aqui e agende um horário com nossos consultores e conheça muito mais sobre intercâmbio na Irlanda!

Visto
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2022 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo