Visto para estudantes na Irlanda

4 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Conheça os tipos de visto da Irlanda e saiba como solicitar o visto de estudante correto para sua estadia no país.

O que é preciso para entrar na Irlanda?

A primeira boa notícia é que se você é um cidadão brasileiro viajando para a Irlanda, o governo irlandês não exige visto para períodos igual ou inferior a 90 dias. Assim, para desembarcar no país, não é necessário providenciar nenhum tipo de visto previamente. Só é necessário apresentar na imigração os seguintes documentos: a passagem de volta, passaporte com validade mínima de seis meses a partir da sua volta, seguro saúde, comprovação de financeira com valores suficientes para se manter durante a viagem e uma comprovante de hospedagem em hotel/residência ou carta-convite de onde você for ficar durante a visita no país (se for a casa de um amigo ou familiar, por exemplo).

Portanto, se você for à Irlanda para fazer um curso de inglês com duração inferior a 90 dias, não é necessário dar entrada no processo de aplicação ao visto. Entretanto, por esse período você não vai conseguir trabalhar na Irlanda enquanto estuda.

Visto Irlanda: Stamp 2A

Estudantes que têm a intenção de fazer um intercâmbio de estudos na Irlanda por um período entre 13 semanas e 24 semanas necessita de visto tipo Stamp 2A. Nesse caso, o estudante deverá, também, apresentar na imigração irlandesa a carta comprove sua matrícula na escola.

No caso do visto da Irlanda tipo Stamp 2A, o estudante precisa comprovar renda para se manter no país, uma vez que não poderá trabalhar durante o período de estadia no país. O valor recomendado pelo Governo Irlandês é de 500 euros por mês.

Também é necessário se registrar na imigração da Irlanda, além de pagar uma taxa para a emissão do IRP, o documento emitido pelo país para comprovar a permissão de residência.

Visto Irlanda: Stamp 2

O visto da Irlanda tipo Stamp 2 é para quem vai estudar por um período igual ou superior a 25 semanas no país. Esse visto também dá a oportunidade de trabalhar no país por até 20 horas semanais durante o período de aulas e até 40 horas semanais durante o período de férias (entre junho e setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro).

Além de fazer um curso com duração superior a 25 semanas e carga horária de 15 horas semanais, o estudante precisa estar matriculado em uma instituição reconhecida pelo governo.

Assim como o visto Stamp 2A, o Stamp 2 também exige que o estudante comprove renda. Nesse caso, o valor é de 3.000 euros. Além disso, também é necessário o pagamento da taxa do IRP.

Como agendar um visto de estudante na Irlanda?

Ambos vistos para a Irlanda funcionam de maneira parecida. Não é necessário fazer o pedido de visto no Brasil. Ele é feito logo quando se chega no país. Entretanto, se você for para Dublin ou Dún Laoghaire, você precisa fazer um agendamento on-line ainda no Brasil para ser atendido em um posto da imigração para pegar seu IRP.

Ao chegar no país, as autoridades irlandesas vão dar ao estudante um visto temporário de um mês. Esse é o tempo necessário para que o estudante providencie os documentos necessários para dar entrada no visto no posto da imigração da cidade em que você irá ficar.

Ambos vistos têm validade de 8 meses e podem ser renovados por até 2 vezes.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar com as documentações que precisam serem apresentadas na imigração, pois a Optima Intercâmbio organiza tudo para você!

Visto
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo