PPS Irlanda: como obter seu documento

4 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Está na Irlanda e conseguiu uma boa proposta de emprego? Então chegou a hora de correr atrás de um documento fundamental: o PPS.

Você provavelmente já ouviu falar sobre ele, caso contrário, chegou a hora de conhecer tudo sobre o PPS e a sua importância para quem faz um intercâmbio na Irlanda!

O que é o PPS?

O PPS - Personal Public Service Number - é um documento fundamental da Irlanda. Graças a ele, você terá um registro no governo irlandês e poderá acessar os benefícios providos por ele, como assistência social, informações e outros serviços públicos.

Além disso, outra função do PPS é servir como um número de registro para identificar qualquer indivíduo que esteja residindo na Irlanda. Assim, ele funciona de maneira bastante parecida com o CPF no Brasil.

Portanto, se você é um intercambista com um visto de estudos+trabalho na Ilha Esmeralda, você deverá tirar o seu PPS antes de começar a trabalhar legalmente no país. Entretanto, você deve ficar atento ao momento certo para fazer a solicitação. Explicamos mais abaixo.

Quem pode tirar o PPS?

Nem todos os estudantes na Irlanda precisam desse número. Porém, o PPS - Personal Public Service Number é indispensável caso você tenha uma proposta oficial de trabalho na Irlanda. Esse é o principal motivo para um estudante estrangeiro fazer sua solicitação do PPS e é só a partir desse momento em que você deverá solicitar seu documento.

Outros casos menos comuns são para aqueles estrangeiros que desejam tirar uma carteira de motorista irlandesa ou, também, caso sejam responsáveis por uma conta de luz ou água de casa.

É válido ressaltar que, na hora de fazer seu PPS, os oficiais do governo solicitam provas do porquê você necessita desse documento. Por isso, os oficiais podem questionar os reais motivos da aplicação e recusarem o processo.

Portanto, o que a Optima recomenda é que os estudantes com um intercâmbio na Irlanda façam a solicitação do PPS somente no caso de uma proposta oficial de emprego no país.

Passo a passo para fazer a solicitação do PPS

Atualmente, todo o processo de aplicação do PPS é online, portanto você deve se atentar bem aos detalhes.

Para fazer a solicitação do seu PPS Number você deverá primeiramente criar uma conta no MyGovID, ela será necessária para a aplicação.

Em seguida, é o momento de acessar o site MyWelfare e iniciar o processo de aplicação. Lá, você fará o login com sua conta do MyGovID.

Para prosseguir com o processo de cadastro, você deverá fazer upload dos documentos que nós citamos abaixo, é importante que esses documentos sejam oficiais e que as imagens estejam legíveis.

Quais são os documentos necessários para obter o PPS

Para fazer a solicitação do seu PPS na Irlanda você precisará dos seguintes documentos:

  • Comprovante de identidade. No seu caso você deverá levar seu Passaporte;
  • Comprovante de endereço (documento com seus dados e o endereço ou alguma conta da casa no seu nome, pode ser uma declaração de moradia feita pelo dono da residência);
  • Carta do empregador;

Já entreguei todos os documentos. E agora?

Bom... Agora é só esperar! O PPS vai chegar no endereço indicado no comprovante de residência entregue às autoridades irlandesas.

É importante destacar também que o tempo até o documento chegar até sua residência varia de acordo com a sua localização e o número de outras solicitações na sua frente.

Quando seu documento chegar, além ter a permissão de trabalhar formalmente em uma empresa da Irlanda, você poderá ainda usufruir dos benefícios de assistência social, ter uma conta de água ou luz em seu nome ou, até mesmo, alugar um apartamento ou casa em seu nome, dentre outras coisas.

Quer ajuda para planejar seu intercâmbio na Irlanda? A Optima intercâmbio está aqui para te ajudar! Além de te auxiliar a planejar todas as etapas antes de embarcar, a Optima oferece um suporte 24 horas exclusivo para seus viajantes na Irlanda!

Nossa equipe de suporte internacional está pronta para te ajudar com possíveis dúvidas e dificuldades encontradas no país!

Clique aqui e para solicitar um orçamento com um de nossos consultores especialistas em intercâmbio e realize de vez esse sonho!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco