Saiba como funciona o intercâmbio

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Viajar é um dos maiores prazeres da vida. Nos possibilita vivenciar coisas novas e explorar lugares únicos e belos ao redor do mundo.

Fazer intercâmbio não é só ir para o exterior, é mais do que isso, é ter uma segunda casa em outro lugar. Essa imersão permite conhecer verdadeiramente um lugar, mergulhar totalmente na cultura local, criar fortes vínculos com pessoas de comunidades distantes e descobrir a si mesmo.

A seguir reunimos as principais informações sobre intercâmbio para inspirar você a escolher seu destino e se jogar nessa aventura. Vamos?

O que é intercâmbio

A palavra Intercâmbio significa troca, permuta. Nesse contexto quer dizer uma reciprocidade de relações (culturais, educacionais, comerciais, etc.) estabelecidas entre países ou instituições com o objetivo de desenvolver e enriquecer a experiência dos envolvidos.

Antigamente era assim: um estudante brasileiro interessado em estudar inglês no exterior, viajava e ficava hospedado na casa, por exemplo, de um estudante da Nova Zelândia. Por sua vez, o neozelandês querendo aprender português vinha e se hospedava no Brasil. Hoje, essa é apenas uma das possibilidades de intercâmbio.

Simplificando, um intercâmbio é quando você viaja para outro país para trocar experiências.

Como funciona

Tudo depende dos seus objetivos. A ideia principal aqui é a troca cultural. Para ficar bem fácil de entender, imagine que você é um estudante querendo viajar. A seguir temos um passo a passo bem padrão para um intercâmbio estudantil:

Como estudante, você se matricula num curso no exterior através de uma agência no Brasil. Esses cursos costumam ter duração mínima de duas semanas e estão disponíveis em vários países ao redor do mundo. Durante o curso, fica hospedado na casa de uma família que vive na cidade escolhida ou numa residência estudantil, junto com outros intercambistas.

No primeiro dia de aula, é realizado um teste escrito e oral de nivelamento e com base no resultado, você é encaminhado para a turma mais adequada. À medida que evolui no nível do idioma vai sendo alocado em turmas superiores. Durante o curso, a maioria das escolas

oferece uma programação de atividades, passeios, festas e viagens opcionais. No final do período, você recebe um certificado com seu tempo de estudo e suas notas.

Quem pode fazer

Essa é a melhor parte!

Qualquer um com vontade e disposição pode fazer intercâmbio. Existem opções para todo mundo. Na Optima Intercâmbio você encontra as melhores oportunidades e após analisar fatores como faixa etária, nível de idioma e seus objetivos, vamos orientá-lo a escolher a opção que melhor se adapta aos seus desejos e necessidades.

Por que fazer intercâmbio é legal

Motivos não faltam. Independentemente do programa e do país que escolher, é certo que você voltará com experiências e conhecimentos diferentes de tudo o que já vivenciou e que serão lembrados por toda a vida.

A seguir, veja alguns motivos para fazer intercâmbio:

  • Exposição a uma nova cultura
  • Aprender uma nova linguagem
  • Estudar em instituições renomadas
  • Fazer amigos de todos os cantos do mundo
  • Desenvolvimento pessoal
  • Crescimento profissional
  • Motivação e inspiração

Tipos de intercâmbio

Existem muitos tipos de intercâmbio, cada um direcionado a um público diferente. Independente da sua idade ou condição financeira, a Optima Intercâmbio pode ajudá-lo a encontrar qual se encaixa perfeitamente nos seus planos.

Vamos dar uma olhada em algumas modalidades?

De idiomas

O queridinho dos brasileiros!

Permite curtir o país de destino e ainda desenvolver suas habilidades no idioma falado. Quem busca esse tipo de intercâmbio deseja aprender uma nova língua ou melhorar sua fluência. Esses cursos duram pelo menos duas semanas e são realizados em salas de aula com estrangeiros do mesmo nível linguístico.

Existem muitas alternativas aqui para os intercambistas, uma delas é um programa de férias High School para estudantes com menos de 18 anos.

Para estudar e trabalhar

Também é outra modalidade muito popular. Onde os intercambistas têm, além da possibilidade de estudar no exterior, permissão para trabalhar e gerar renda. Os alunos permanecerão no país de sua escolha por pelo menos três meses. Perfeito para quem busca aprender mais sobre a cultura do país, conhecer pessoas, praticar o idioma e ganhar uma ajuda de custo durante o período da viagem.

Aqui você precisa ficar atento e respeitar as regras estabelecidas por cada país, por exemplo na Irlanda, Austrália e Nova Zelândia os intercambistas podem trabalhar um número limitado de horas na semana. Por outro lado, outros países não permitem que intercambistas trabalhem durante sua estadia no destino como Estados Unidos, África do Sul e Portugal.

Profissional e Vocacional

Para quem deseja cursar o ensino superior no exterior e aprimorar seu currículo acadêmico e profissional. São cursos de graduação, pós ou MBA, com certificados profissionais e diplomas técnicos-vocacionais. Qualquer um desses dará peso ao currículo do intercambista, permitindo que o mesmo concorra a melhores vagas no Brasil ou no exterior.

Voluntariado

Para os adeptos do trabalho voluntário, que querem viajar pelo mundo, desenvolver um idioma e ainda fazer o bem para o planeta e sociedade. Normalmente são gratuitos ou com custos mínimos, e tem como objetivo ajudar uma comunidade em alguma causa. Você doa seu tempo e, em troca, obtém uma rica experiência cultural.

Como escolher seu destino

Vai depender dos seus objetivos. Além disso, há muitos requisitos a serem considerados ao escolher um destino: Qual seu nível de idioma? O valor da passagem? O custo de vida do país? O quanto você se interessa pela cultura local? Dentre outros.

Você também precisará considerar o clima da cidade de acordo com a época da sua viagem e o que você pretende fazer. Você gosta de frio? Talvez queira visitar Dublin (Irlanda) ou Toronto (Canadá). Quer pegar uma praia? Sidney (Austrália) e Cidade do Cabo (África do Sul) podem ser opções interessantes. Conhecer a neve? Que tal Nova York (Estados Unidos)? Interessado em arquitetura e lugares históricos? Barcelona (Espanha) ou Nova Delhi (Índia) são alternativas.

A Optima Intercâmbio oferece vários destinos, todos com programação de passeios para exploração de pontos turísticos e da diversidade cultural.

Quanto custa

Os custos de um intercâmbio variam muito de acordo com o destino, época, tipo de programa e tempo de duração. As formas de pagamento e de parcelamento também são variadas.

O ideal é entrar em contato com uma agência especializada, honesta e de confiança para fazer um orçamento sob medida e ajudá-lo a encontrar as melhores condições de viagem para você.

Lembre-se, um intercâmbio é um investimento em primeiro lugar. Com planejamento financeiro e escolhendo a Optima Intercâmbio como sua parceira, seus sonhos se tornarão realidade!

Arrumando as malas

Viajar para o exterior por meio de um programa de intercâmbio reúne todas as vantagens de viajar e permite que você receba uma educação internacional, desenvolva suas habilidades no idioma (e muitas outras!), ganhe autoconfiança e cresça como indivíduo e cidadão do mundo.

O seu futuro está nas suas mãos: escolha o seu destino, entre em contato conosco e prepare-se. O melhor momento da sua vida está prestes a começar!

Curso De Idiomas Higher Education High School Trabalho No Exterior Trabalho Estudo E Trabalho Trabalho Voluntário Cultura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco