Intercâmbio na Suiça

Por que fazer intercâmbio na Suíça?

Intercâmbio na Suíça

O intercâmbio na Suíça é uma experiência multilíngue única para os estudantes. Isto porque o país possui como línguas oficiais o francês, o italiano e o alemão. Além disso, o inglês também é muito falado entre a população local. Assim o destino se torna um dos mais indicados para alunos que procuram um aprendizado amplo e variado.

Reconhecida como um dos maiores centros diplomáticos e de negócios do mundo, a Suíça é o local onde se encontram escritórios de grandes empresas multinacionais e de organizações internacionais como a Organização Mundial do Comércio e as Nações Unidas. Isso oferece ao país um ambiente globalizado, formado por pessoas de diversos países.

Os centros de ensino disponíveis aos estudantes de intercâmbio na Suíça são de alta qualidade. Assim como os serviços e infra-estrutura oferecidos no país também promovem qualidade de vida à população. Isto significa que os intercambistas têm acesso a modernidade e eficiência, comparável a poucos locais do mundo.

A cultura da Suíça

Os suíços possuem uma cultura na qual a proteção ao meio ambiente e um forte senso de ajuda humanitária estão enraizados na população. Esse é o motivo pelo qual a Cruz Vermelha e várias instituições ambientais possuem sedes no país. O intercâmbio na Suíça é uma ótima oportunidade para estudantes que se interessam por esses temas.

Sede da ONU em Intercâmbio na Suíça

O perfeccionismo e a dedicação do povo suíço são outros traços marcantes da cultura local. Características que levam o país a ser reconhecido, mundialmente, pela confecção dos melhores e mais precisos relógios do planeta. Na culinária, por sua vez, os doces, especialmente os chocolates suíços, também são considerados os melhores do mundo há vários séculos.

O que muitos alunos de intercâmbio na Suíça não sabem, é que os suíços também possuem tradições e costumes seculares. Estes são representados através de festas e comemorações ao longo do ano. Um exemplo disso é o Klausbräuche, uma comemoração que acontece todo dia 05 de dezembro dedicada às crianças. É costume contar histórias e poemas clássicos da cultura suíça para as novas gerações.

Culinária local

A gastronomia da Suíça possui grande influência francesa, alemã e italiana, criando assim um estilo de culinária muito diversificado. Entre os pratos que estarão presentes na rotina dos estudantes de intercâmbio na Suíça, é possível citar o Älplermagronen. Consiste em batatas gratinadas com queijo e acompanhamento de purê de maçã. Também é marcante o Rösti, um bolinho preparado com batatas com casca e manteiga.

Prato típico Rösti em intercâmbio na Suíça

A origem do chocolate como um dos principais elementos da gastronomia suíça se deve pelo fato do chocolate ao leite e do chocolate cremoso terem sido criados por suíços. Nos dias de hoje, o doce permanece sendo uma das sobremesas preferidas do país. Mas além dele, os alunos de intercâmbio na Suíça também irão encontrar vários outros doces. Os meringues, por exemplo, são similares aos merengues no Brasil, preparados com clara em neve batida.

Tradicional chocolate suísso em intercâmbio na Suíça

Clima

Prática de sky em intercâmbio na Suíça

O clima na Suíça se divide entre alpino e continental. Ambos com as quatro estações do ano muito bem definidas. Apesar de existirem algumas variações entre regiões, os estudantes de intercâmbio na Suíça devem estar sempre preparados, pois o país costuma ter um bom volume de chuvas o ano inteiro, especialmente durante o verão

O verão na Suíça costuma ser agradável, com máximas de até 30°C em alguns locais. Apesar das temperaturas médias serem de aproximadamente 23°C nesse período do ano. A primavera e o outono, por sua vez, apresentam médias entre 5°C e 15°C. E o outono é a época menos chuvosa no país, apesar de existir risco de neve a partir de novembro.

Por fim, o inverno no país é um período bastante frio. Com temperaturas negativas e nevascas em grande parte do território, como é o caso da cidade mais populosa, Zurique. Apesar dessas condições climáticas, os estudantes de intercâmbio na Suíça perceberão que o país é muito bem preparado para o frio, o que auxilia na adaptação ao clima local.

Vida noturna na Suíça

As noites no país podem ser descritas como bem agitadas, especialmente nas grandes cidades, como em Zurique. Os alunos de intercâmbio na Suíça podem encontrar diversas opções do que fazer na região de Zürich West, um bairro com vários restaurantes, bares descolados e atrações culturais.

Festival de Zurich no intercâmbio na Suíça

Uma das épocas mais animadas do ano no país é o verão, pois é quando acontecem vários festivais e festas ao ar livre. Os alunos de intercâmbio na Suíça não podem perder o Festival Tropical Caliente, no mês de junho. Outro muito importante é o Streetparade, em agosto, ambos reconhecidos por serem animados e oferecerem boa música em shows ao vivo.

Transportes públicos

O sistema de transporte público na Suíça está entre os melhores da Europa pelo conforto e segurança. Os transportes do país incluem trens, ônibus, bondes e barcos. Tudo em uma ampla rede que interliga centenas de cidades, formando conexões completas e eficientes.

Além de transportes públicos de qualidade, a Suíça ainda conta com uma das melhores redes de ciclovias da Europa. Esta é é amplamente utilizada pelos moradores locais e funciona como alternativa para os alunos de intercâmbio na Suíça em trajetos mais curtos.

Além da rede nacional de transportes, a Suíça também está interligada com alguns dos seus países vizinhos. É o caso de países com quem possui fronteiras como França, Alemanha e Itália. É uma vantagem grande para aqueles que tem interesse em visitar esses locais por tarifas bem acessíveis e com grande conforto.

Estudo e trabalho na Suíça

O que não faltam no país são centros de ensino de enorme qualidade para os brasileiros que planejam fazer intercâmbio na Suíça. Além de aprender e praticar outros idiomas, ainda é possível fazer cursos de aperfeiçoamento em outras áreas profissionais ou atividades de lazer.

Existem várias opções de intercâmbio na Suíça com foco em pessoas de todas as idades. Outra característica importante dos programas é oferecer cursos de acordo com as prioridades de cada um. Para os profissionais que precisam aprender alemão em pouco tempo, por exemplo, existem modalidades específicas para esse objetivo. As alternativas de trabalho, por sua vez, são bem restritas até mesmo para quem possui o passaporte europeu. Isto porque a Suíça não faz parte da União Europeia.

Como escolher em qual cidade fazer o intercâmbio na Suíça?

Cidade de Zurich no intercâmbio na Suíça

Ao realizar a escolha sobre onde fazer intercâmbio na Suíça, o destino mais popular entre os estudantes é Zurique. Isso acontece pois a cidade é a principal referência em cultura, educação e estilo de vida no país.

Com museus famosos e uma arquitetura belíssima, Zurique encanta os visitantes estrangeiros que fazem intercâmbio na Suíça. Esta cidade consegue demonstrar que é possível viver em uma grande cidade e ao mesmo tempo manter um padrão de vida leve e tranquilo. Isto porque é uma cidade livre de boa parte dos problemas das metrópoles urbanas, como o trânsito intenso.

Tudo isso tem contribuído para que Zurique cresça cada vez mais entre as cidades mais procuradas na Europa para a realização de intercâmbios, sejam estes culturais ou profissionais.

Conheça os programas de intercâmbio na Suíça da Optima Intercâmbio

Intercâmbio na Suíça

A Optima Intercâmbio possui várias opções de intercâmbio na Suíça. São programas de estudo de alemão para diferentes faixas etárias, de acordo com preferências e prioridades dos alunos. Com o objetivo de tornar essa oportunidade no território suíço ainda melhor, a Optima presta todo apoio e suporte aos estudantes. Conduzindo-os aos melhores centros de ensino do país e ajudando-os a aproveitar ao máximo essa experiência.

DADOS GERAIS DO PAÍS
População

8,3 milhões de habitantes

Moeda Franco Suíço (CHF)
Línguas oficiais Alemão, Francês, Italiano e Romanche.
Culinária influenciada pela culinária alemã, francesa, italiana. Famosa pelos queijos e chocolates a suíça também oferece pratos típicos como o bolo de nozes Bündner Nusstorte e a tradicional sopa de Graubünden.
Clima Temperado e variado. Clima glacial no topo das montanhas e mediterrâneo no extremo sul do país.
Fuso Horário UTC+1 e UCT +2
Território 41,285 km2
Orçamento Fácil Zurique

PROMOÇÃO DO MÊS

Promoção de Intercâmbio na Suiça

Incluindo: Curso Inglês + Tênis (Jovens de 16 a 18 anos) com duração de 4 semanas *Hospedagem em Homestay por 4 semanas (Quarto Individual/ Meia Pensão) *Transfer de chegada – Aeroporto/ Acomodação. *Seguro de Saúde GTA Bronze *Taxa de matrícula. Válido para matrículas efetuadas até o dia 30/12/2017- Vagas Limitadas.

  • País:Suíça
  • Cidade:Zurique
  • Escola:LSI – Language Studies International
  • Curso:Inglês + Tênis (20) – 16 – 18 Anos
  • Duração:4 semanas
  • Acomodação: Homestay / 4 semanas
  • Quarto: Individual / Meia Pensão
  • CHF 4.998,00 = R$ 17.211,16
  • em até 12x
  • *Valores em Reais convertidos de acordo como câmbio de hoje. Os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Suíça

Outro Destino?

Empresa Brasileira CNPJ 12.350.272/0001-09