Como é fazer intercâmbio e estudar na Suíça?

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Já considerou estudar na Suíça? O país é uma verdadeira experiência quando falamos de intercâmbio e imersão cultural. Sim, fazer um intercâmbio na Suíça é algo que realmente pode mudar sua vida: o país é cercado por outras nações e é considerado um dos melhores lugares para se viver no mundo. No post de hoje nós te contamos tudo sobre intercâmbio na Suíça!

Como é morar e estudar na Suíça?

A Suíça é um dos países mais importantes no mundo quando falamos em política e em negócios: ela é a sede de diversas empresas e organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Cruz Vermelha, além de grandes instituições financeiras e bancos.

De fato, no imaginário popular, a Suíça é um país famoso por seus chocolates, pela sua cadeia de montanhas - os Alpes Suíços, além dos seus valiosos e famosos relógios e canivetes. A verdade é que quando você for estudar na Suíça, com a ajuda da Optima Intercâmbio, você irá descobrir um país que vai muito além desses trivialidades!

Veja mais: Chocolates na Suíça e intercâmbio

Apesar de não fazer parte da União Europeia, ao fazer seu intercâmbio na Suíça será possível conhecer os pontos mais visitados da Europa facilmente. Isso porque ele se localiza bem no centro da Europa e faz fronteira com vários países: Alemanha ao norte, a França a oeste, com Itália a sul e Áustria e o principado de Liechtenstein a leste.

Se você quer saber tudo sobre intercâmbio na Suíça e conhecer ainda mais esse país incrível, nós apresentamos nesse post alguns motivos para você escolher esse país como seu destino de intercâmbio!

1. Estudar na Suíça é viver em um local com grande qualidade de vida!

Sim, morar na Suíça é tudo isso que falam mesmo: o país se destaca por ser um local extremamente desenvolvido, com um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.

Na última medição de IDH, publicada em 2019, a Suíça só ficava atrás da Noruega no ranking de melhores estatísticas. Além disso, a cidade de Zurique, a maior do país, é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo.

No aspecto econômico, a Suíça também se destaca por ser um dos países mais ricos do mundo no que diz respeito ao PIB per capita: sua população é considerada a segunda mais rica do mundo. Para efeitos de comparação, outros grandes destinos de intercâmbio como Austrália ou Canadá aparecem, respectivamente, na 11ª e 19ª posição nesse ranking.

De fato, essas estatísticas saltam os olhos de quem procura por um programa de intercâmbio na Suíça e elas se refletem no dia a dia da população local. As cidades são extremamente limpas e organizadas, o transporte público funciona e os serviços governamentais são extremamente eficientes.

2. Estudar na Suíça é fazer um intercâmbio com qualidade educacional

Seja se você quer aprender um novo idioma ou quer estudar em alguma universidade, a Suíça é o destino perfeito para isso: o país tem algumas das mais renomadas universidades do mundo. Várias instituições do país aparecem entre as 100 melhores colocadas do mundo.

E se você busca por um curso de idiomas, saiba que a Suíça é considerado um dos melhores destinos de intercâmbio cultural. Isso porque suas cidades são extremamente multiculturais e cosmopolitas e será possível ouvir línguas de todo o mundo graças à presença das grandes instituições internacionais presentes por lá.

Além disso, pela Suíça apresentar várias línguas oficiais, os estudantes podem fazer mais de um curso de idiomas ao mesmo tempo. No total, são quatro línguas oficiais na Suíça: o alemão, o francês o italiano e o romanche (um dialeto local).

3. Estudar na Suíça é conhecer um grande destino turístico

Ao estudar na Suíça você poderá conhecer um país extremamente rico, belo e de natureza exuberante.

O clima propício das montanhas transforma esse lugar em um destino perfeito para curtir a neve e as estações de ski no inverno - os Alpes são uma atração à parte! Nas épocas mais quentes os moradores do país saem às ruas e parques para curtir o sol e tomar banho nos rios que cortam as cidades.

Mas se a sua intenção é aproveitar o que as cidades suíças têm de melhor para oferecer, saiba que somente em Zurique você irá encontrar mais de 50 museus e mais de 100 galerias de arte. A capital do país, Berna, é um grande museu a céu aberto, com um centro histórico que se transformou em um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Veja mais lugares incríveis para visitar na Suíça:
- O museu Kunsthaus em Zurique
- O Museu Nacional da Suíça em Zurique
- Passeie pelo Zürich Zoo na Suíça
- A incrível igreja de Fraumünster na Suíça
- Passeie pela Bahnhofstrasse em Zurique

Ao passear pelas cidades suíças você vai descobrir uma arquitetura mista, com construções medievais dividindo espaços com prédios extremamente modernos.

4. Fazer intercâmbio na Suíça é conhecer estudantes do mundo todo!

Ao escolher um dos tipos de programas de intercâmbio da Suíça você fará parte da grande população estudantil do país. E cerca de 25% desses estudantes são de outro país. Isso significa que estudar na Suíça é uma grande oportunidade para fazer contatos internacionais e colocar o seu networking em prática.

Ficará muito fácil e rápido fazer novos amigos e aumentar sua rede profissional, isso sem falar que é uma grande oportunidade para conhecer novos costumes e tradições, tudo isso juntamente com o aprendizado de um novo idioma!

5. Fazer um intercâmbio na Suíça é bastante fácil

Estudar na Suíça é bastante prático e o país não costuma ser tão exigente como outros países quando o assunto é documentação e vistos. Apesar do país não fazer parte da União Europeia (portanto, não usa o Euro como moeda corrente), ele participa do Tratado de Schengen. Isso significa que o processo de vistos é bastante parecido com os outros países da Europa e que, uma vez com um visto para o país, também será possível viajar por outros lugares da União Europeia.

A grande vantagem é que brasileiros não precisam de vistos para estudar na Suíça por um período de até 90 dias, desde que esteja com toda a documentação em dia. Se você pretende fazer um intercâmbio com duração superior a esses 90 dias, será preciso solicitar um visto estudantil para a Suíça.

Mas não se preocupe, pois ao realizar seu intercâmbio para a Suíça com a ajuda da Optima, você terá suporte em todas as etapas do seu intercâmbio, inclusive na organização de suas documentações para viajar! Incrível, né?

A Optima é uma agência de intercâmbio que preza pela qualidade da sua viagem e, por isso, conta com escolas parceiras que são escolhidas criteriosamente, assegurando a qualidade do seu ensino no exterior.

Além disso, nós contamos com profissionais extremamente qualificados e que vão te ajudar a programar um intercâmbio personalizado e exclusivo, de acordo com o seu perfil! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Vai ser incrível te ajudar na construção do seu sonho de fazer um intercambio!

Zurique
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco