Muitas pessoas têm apostado no Canadá como destino ideal para realizar um intercâmbio. Afinal de contas, além da oportunidade de vivenciar uma nova cultura e fazer novos amigos, estudar e trabalhar no Canadá é um sonho possível, principalmente para brasileiros.

É claro que para isso, o estudante terá que cumprir alguns requisitos e se submeter a algumas regras de acordo com o curso escolhido. Se estudar e trabalhar no Canadá também é o seu sonho, então confira as principais dicas para torna-lo realidade no artigo a seguir.

Como estudar e trabalhar no Canadá?

 

estudar e trabalhar no canada toronto

 

Antes de conhecer todas as vantagens de estudar e trabalhar no Canadá, é preciso saber como isso é possível. Existem algumas instituições que possuem designação do governo canadense para oferecer programas que permitem que estrangeiros estudem no país e possam também obter uma experiência de trabalho. Veja quais são:

College

Os colleges são instituições públicas ou privadas que preparam o candidato para o mercado de trabalho. Estes cursos têm o foco de capacitar profissionais seguindo a demanda da região em que se encontra. Ao finalizar o curso, o estudante irá receber um certificado, geralmente para cursos de 1 ano ou menos de duração, ou um diploma, para cursos de 2 a 4 anos. O intercambista tem o direito de trabalhar no Canadá desde o início do curso até um período após a graduação, desde que respeite alguns requisitos e esteja matriculado em um college público. Porém, enquanto estiver estudando, só é permitido trabalhar por até 20 horas semanais. Contudo durante o período de férias escolares, é permitido trabalhar até 40 horas semanais.

Embora os cursos tenham carga horária variada, caso o desejo do estudante seja imigrar para estudar e trabalhar no Canadá, ele deve optar por cursos de período integral. Isso porque os cursos part-time (meio período) não contam pontos para programas imigratórios, nem ao PGWP (Post Graduation Work Permit – visto de trabalho), como explicaremos mais a frente.

University

Já as universities possuem cursos acadêmicos de longa duração, como os de graduação e pós-graduação. Diferente dos cursos dos colleges, as universidade são voltados à teoria e pesquisa e possuem duração média de 3 a 4 anos. Elas são auto geridas porém também podem receber subsídios do governo. É importante saber que a jornada acadêmica no Canadá é bastante rigorosa e pode consumir bastante o tempo do estudante, impossibilitando dividir o tempo com o trabalho.

Modalidades para estudar e trabalhar Canadá

Existem outras modalidade disponíveis para os estudantes que desejam estudar e trabalhar no Canadá. São elas:

Co-op

Co-op é uma espécie de estágio concedido diretamente com a instituição de ensino, em parceria com entidades privadas. O trabalho é diretamente ligado ao ramo do seu curso e pode ser remunerado ou não. Por exemplo, se você é um estudante na área de Administração, o seu estágio será no setor administrativo de uma empresa. Geralmente, os cursos que oferecem esta modalidade são um pouco mais caros, pois o estudante vai ter a possibilidade de aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula diretamente no mercado de trabalho. Não há uma garantia de que o co-op conceda uma vaga permanente na empresa, porém é uma ótima oportunidade de se conectar com pessoas do seu campo de estudo.

Post Graduation Work Permit

Estudantes que finalizaram a gradução com boas notas estão aptos a solicitar a Post Graduation Work Permit em até 90 dias do término dos estudos. Atualmente, ela só é concedida para estudantes matriculados em escolas designadas pelo governo canadense. Contudo, nem todas instituições designadas possuem aval para conceder a permissão de trabalho. As regras para elegibilidade do PGWP são:

  • Programas de no máximo 8 meses
    • Não elegível para o PGWP;
  • Programas entre 8 meses e 2 anos
    • Permissão é concedida com a mesma duração do programa (por exemplo, você estudou por 1 ano, sua permissão será de 1 ano);
  • Programas acima de 2 anos
    • Permissão válida por 3 anos;

Caso você tenha completado mais de um programa, é possível combinar a duração de ambos, desde que atendam as regras acima, para conseguir uma permissão de maior tempo. É importante que seu passaporte esteja válido por todo o período que for estar no país.

Requisitos para estudar e trabalhar no Canadá

Conforme mencionamos anteriormente, para que um estudante possa estudar e trabalhar no Canadá ele precisa primeiramente atender a alguns pré-requisitos. Como as instituições são auto regulamentadas, cabe ressaltar que as exigências podem variar um pouco de instituição para instituição. As mais comuns são as seguintes:

  • Nível de inglês: de intermediário a avançado, de acordo com as exigências do curso pretendido. A comprovação é feita através de exames como o IELTS (para inglês) e o TEF (para francês);
  • Nível escolar: comprovação de Ensino Médio Completo. Alguns casos são exigidos diploma e histórico de nível superior;
  • Visto de estudante: exigido em cursos com duração superior a seis meses;
  • Seguro saúde: antes de embarcar rumo ao sonho de estudar e trabalhar no Canadá, não se esqueça de contratar um seguro saúde. Isso porque nesse país estudantes estrangeiros não têm direito ao atendimento médico gratuito;
  • Permissão de estudo: nesse caso, não se deve confundir o visto de estudo ou de turista para entrar no país com a permissão de estudo. Na realidade ele é um documento emitido pelas autoridades canadenses que permite que estrangeiros estudem em instituições de ensino no país.

Curso de idioma no Canadá dá direito a trabalhar?

Não. De acordo com as mudanças das regras de imigração que aconteceram em 2014, quem vai ao Canadá para frequentar cursos de idioma não pode mais solicitar a permissão de trabalho. Porém os cursos com até 6 meses de duração podem ser realizados apenas com o visto de turista. Vale ressaltar que estudar inglês no Canadá pode oferecer experiências enriquecedoras, tanto a nível pessoal quanto profissional. Além disso, aprender outro idioma entre nativos possibilita um aprendizado muito mais rápido. Conheça o programa de Inglês Geral no Canadá da Optima Intercâmbio e garanta uma experiência positiva para toda a sua vida.

 

canada orçamento

 

Veja nosso vídeo sobre estudar e trabalhar no Canadá

 

Por que estudar e trabalhar no Canadá?

 

mulher com mochila do canada

 

Qualidade de vida

O Canadá é um país que possui excelente qualidade de vida. Inclusive, ele ocupa o sexto lugar no ranking do relatório anual Índice Global da Paz (GPI) 2019 entre os países mais pacíficos do mundo. Entre os fatores analisados para compor o ranking, estão segurança, empregabilidade, baixos índices de corrupção e um cenário propício para o desenvolvimento de negócios.

Receptividade com imigrantes

Além das vantagens acima, quem pretende estudar e trabalhar no Canadá deve levar em conta outro ponto positivo, que é a receptividade com imigrantes. Isso se deve, principalmente, à diversidade cultural do país, que recebe grande quantidade de estrangeiros em busca de boa formação profissional.

Possibilidade de aprender um terceiro idioma

Ainda, não podemos deixar de mencionar outra vantagem de estudar e trabalhar no Canadá, que é o fator linguístico. Isso porque lá o aluno tem a oportunidade de praticar um segundo idioma (o inglês) e ainda aprender um terceiro, que é o francês, língua nativa de algumas províncias canadenses como o Quebec, por exemplo.

Custo de vida

Embora listado como um dos melhores países para viver, o Canadá não possui um custo de vida tão alto assim. Inclusive, o país oferece taxas diferenciadas para estudantes estrangeiros em boa parte de suas instituições de ensino. Além disso, conta com um bom sistema de transporte, que é gratuito para universitários.

Atrações turísticas incríveis

É claro que os pontos listados acima merecem consideração especial por parte de quem pretende estudar e trabalhar no Canadá. Contudo, o país também reserva surpresas incríveis aos seus estudantes, sejam eles nativos ou estrangeiros. Confira algumas atrações oferecidas pelo país e que certamente merecem uma ou mais visitas:

Banff National Park

banff national park

Localizado na Província de Alberta, ele é o parque natural mais antigo do Canadá. Patrimônio mundial da UNESCO, ele possui montanhas rochosas, geleiras e águas cristalinas, além de diversas atividades ao ar livre. Entre elas podemos destacar o rafting durante o verão e o esqui no inverno;

Cataratas do Niágara

cataratas do niagra

Na pequena cidade de Niagara Falls, localizada entre os rios lagos Erie e Ontario ficam as quedas d’água mais famosas do mundo, as Cataratas do Niágara. Formada pelas cachoeiras Horseshoe na divisa entre o Canadá e os EUA, Americanas e Bridal Veil (Véu de Noiva), o espetáculo da natureza atrai milhares de turistas anualmente até o local.

CN Tower

cn tower

Localizada em Toronto e construída em 1975, ela ocupa o terceiro lugar entre as torres mais altas do mundo. Embora seja uma torre de comunicações, seus mais de 550 metros de altura a transformaram em um dos pontos turísticos mais visitados do Canadá.  Inclusive, é possível admirar uma vista única do seu topo. Ou, ainda, degustar uma deliciosa refeição em um restaurante que fica em seu interior.

• • •

Como você pode perceber, o processo imigratório para estudar e trabalhar no Canadá é bem completo. Por isso, caso ainda com dúvidas entre em contato com conosco. Contamos com uma equipe especializada e treinada exclusivamente para esclarecer suas dúvidas a qualquer momento. Aproveite e descubra mais sobre o Canadá e as melhores cidades para se realizar um intercâmbio no país.

Previous reading
Explore as principais cidades do Canadá
Next reading
História da Fontana di Trevi em Roma