Trabalhar no exterior: saiba como conseguir

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
mulher trabalhando

Conseguir um emprego fora do Brasil sempre foi o sonho de grande parte dos brasileiros. Principalmente em países que possuem regras flexíveis com os estudantes que estão em busca de um emprego no exterior.

Porém, conseguir um visto ou uma permissão de trabalho pode ser um grande obstáculo para quem quer trabalhar fora do Brasil.

Por isso, um intercâmbio com trabalho é a melhor maneira de iniciar sua carreira no exterior. Pois muitos países permitem que estudantes estrangeiros também trabalhem no país.

mulher trabalhando em uma cafeteria

Melhores opções de países para trabalhar

Muitas pessoas pensam nos Estados Unidos para um intercâmbio de estudo e trabalho, porém o país só oferece essa opção para cursos de Higher Education. Portanto existem países mais viáveis para quem busca um intercâmbio para trabalhar.

Alguns países possuem regras mais flexíveis e oferecem muitas oportunidades aos estudantes de intercâmbio. Os três principais são a Irlanda, a Nova Zelândia e a Austrália. Isso não significa que seja impossível conseguir trabalho em outros países, mas se você procura o melhor país para isso, esses locais são os mais indicados.

Irlanda

A Ilha Esmeralda sem dúvidas é um dos melhores países para intercambistas. Com sua alta qualidade de vida e ótimas escolas, a Irlanda ainda é uma opção econômica de intercâmbio para trabalho.

Os estudantes matriculados em cursos certificados de no mínimo 25 semanas podem trabalhar por um período de 20 horas semanais durante as aulas. No período de férias é possível trabalhar por 40 horas semanais.

Nova Zelândia e Austrália

Além de paisagens incríveis e um clima agradável, esses dois países da Oceania possuem ótimas escolas e facilidades de conseguir trabalho.

Os estudantes que fazem intercâmbio no país por um período de 14 semanas ou mais, em uma instituição certificada, podem solicitar o visto de trabalho que permite exercer atividade remunerada durante a estadia no país. Caso aprovado, é permitido trabalhar até 40 horas a cada 15 dias durante o período de estudos. E quanto à quantidade de horas de trabalho durante as férias, não existe limitação.

Malta

Malta é um dos países mais bonitos de todo o mundo é uma opção viável para quem busca trabalhar fora do país.

Em Malta é permitido trabalhar apenas durante o intercâmbio, e para isso é necessário permanecer no país estudando como turista por pelo menos 12 semanas. Por isso, para que você possa trabalhar por mais tempo, recomendamos um curso de 25 semanas.

Outras ótimas opções são os Emirados Árabes, o Canadá e Portugal, que possuem diversas áreas de estudo para um intercâmbio. Além disso, no caso do Canadá há a possibilidade de residência permanente.

Nesses casos, uma questão importante é o nível de proficiência no inglês do estudante. A habilidade no idioma ajuda a encontrar emprego no exterior com salários melhores. Estes trabalhos são aqueles que exigem contato direto com o público. Mas isso não significa que quem tem pouca experiência com a língua não consiga emprego

Currículo: como deve ser feito

Além de elaborados na língua do país, os currículos precisam ser simples e objetivos. Inclua apenas as informações que realmente importam para a vaga disponível. É necessário colocar os dados para contato, experiências, qualificação profissional e habilidades. Essas incluem os idiomas falados e se o estudante tem o domínio de algum software como Excel ou Photoshop.

Além disso, o estudante também deve conhecer os mercados de trabalho nos quais irá se candidatar. Para que assim o currículo esteja de acordo com essas vagas e desperte a atenção do recrutador.

currículo

Em alguns países, é comum que os candidatos escrevam uma carta de apresentação para ser entregue junto ao currículo. Isso não é obrigatório, mas é interpretado como um diferencial por alguns recrutadores.

Nessa carta, é interessante falar um pouco sobre si mesmo, sobre objetivos e sobre metas futuras. Sempre lembrando de conectá-los, de algum modo, à vaga de emprego pretendida. Outro diferencial que também se destaca é apresentar o teste de proficiência na língua em que se pretende trabalhar.

Como distribuir os currículos?

Atualmente, a forma mais comum de distribuir currículos é através da internet. Para isto existem cadastros em sites de busca de emprego. Há vários sites específicos em cada país e também sites internacionais, nos quais são oferecidos empregos em países distintos.

Uma dica importante é manter um perfil ativo e atualizado no Linkedin. Esta é uma rede social dedicada ao networking e à busca por oportunidades profissionais. Através dele é possível manter contato com um grande número de pessoas do seu mercado de trabalho, o que auxilia os estudantes na procura de emprego no exterior.

mulheres olhando para folhas de papel enquanto trabalham

Contudo, o método tradicional de distribuição de currículos continua sendo eficaz. Para isso, basta imprimir cópias do documento e distribuir em lojas e empresas. Lembre-se que o mais indicado é deixar o currículo nas mãos do gerente ou responsável pela administração do local.

Principais tipos de empregos para os recém-chegados no exterior

Para trabalhar no exterior é necessário que esse emprego não prejudique os estudos. Para isso, é necessário que o trabalho seja em período de meio expediente.

Essa condição limita as possibilidades de emprego no exterior a locais que sejam divididos por turnos. Por essa razão, as vagas mais comuns para os estudantes estrangeiros, com bom nível de inglês, são relacionadas ao setor de serviços e vendas. Muitos alunos de intercâmbio conseguem trabalho em lojas, restaurantes e lanchonetes, por exemplo. Para os que não dominam o idioma, os trabalhos mais comuns são como auxiliar de cozinha e babá.

pessoas trabalhando em uma cafeteria

Porém, isso também depende de cada região e do próprio país de destino, sendo possível conseguir trabalho no exterior também em outras áreas.

Dicas para não ter problemas em encontrar emprego no exterior

Em primeiro lugar, os estudantes que estão à procura de trabalhar fora do Brasil devem ser persistentes e não desanimar caso recebam “não” nas primeiras tentativas. O processo de encontrar trabalho pode ser mais demorado do que o previsto, mas o importante é manter o foco e continuar tentando.

homem andando de bicicleta na rua

Outra dica importante é demonstrar ser proativo durante uma possível entrevista de emprego. Os recrutadores estrangeiros geralmente procuram por pessoas flexíveis e capazes de solucionar problemas quando é necessário.

Também é importante ter em mente que, no início, encontrar emprego no exterior pode parecer uma tarefa difícil. Com o tempo, é natural que os estudantes ampliem o seu círculo de contatos no mercado de trabalho. Isto torna esse processo muito mais fácil. Basta ter um currículo bem organizado em mãos e estar preparado para dar o melhor de si no trabalho.

Saiba como a Optima Intercâmbio vai te ajudar

A Optima Intercâmbio é especializada em oferecer programas de estudo e trabalho em diversos países da Europa, das Américas, da África e da Oceania. Nos países em que atua, a Optima mantém parcerias com centros de ensino de alto nível. Oferecendo assim, experiências inesquecíveis aos seus alunos, além de auxiliá-los em tudo o que precisam, inclusive na procura por trabalho no exterior.

aperto de mãos

Quer mais informações sobre pacotes de intercâmbio de trabalho? Então clique aqui e agende um horário com nossos consultores! Não custa nada e tenho certeza que você terá uma experiência incrível!

Trabalho No Exterior
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco