Comidas típicas da Irlanda que você deve experimentar!

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Muitas pessoas acreditam que as comidas típicas da Irlanda levam apenas batatas em suas receitas. Bom, a verdade é que as batatas são realmente parte da culinária local e elas estão presentes em diversas comidas irlandesas. Mas a culinária da Irlanda é uma grande surpresa para quem não a conhece, sendo uma grande riqueza e profusão de sabores que contam, também, um pouco da cultura local.

Então, independente de você já ter uma viagem marcada para a Irlanda ou se você está pesquisando para seu intercâmbio, vale muito a pena conhecer os sabores e delícias da Ilha Esmeralda. Assim, nós separamos 10 deliciosas comidas típicas da Irlanda!

1. Comidas Irlandesas: Fish and Chips

Apesar de não ser, exatamente, um prato típico da culinária irlandesa - eles têm sua origem na Inglaterra - os fish and chips são bastante comuns na Ilha Esmeralda. Mas, apesar dessa origem britânica, os primeiros fish and chips vendidos na Irlanda foram feitos por um imigrante italiano.

Esse imigrante desce de um navio em Cobh e seguiu, andando, até chegar em Dublin em século XIX. Lá, ele começou a trabalhar vendendo um peixe e batatas fritas para quem desejasse. Sua esposa perguntava aos compradores, em italiano, "uno di questo, uni di quello?", ou seja "um desse e um daquele?". Essa expressão se tornou bastante comum em Dublin para se referir aos fish and chips, então, se você ver alguém pedindo "one and one", saiba que é o famoso prato!

A propósito, o prato é simples: um peixe empanado e frito, servido com batatas fritas. Comumente é servido com algum molho, que pode ser maionese, ketchup ou um purê de ervilhas (vamos falar dele mais abaixo).

2. Irish Stew

O irish stew é um dos pratos mais tradicionais e conhecidos da Irlanda. Ele é um ensopado bem temperado e que leva carne de carneiro ou cabrito, batatas, couve branca, alho-poró, cenoura, cevada e aipo.

Como a carne precisa ser cozida lentamente, com o intuito de formar um saboroso caldo, as batatas são incluídas mais no final da receita, de maneira que elas não cozinhem muito. Esse prato também não costuma levar ervas mediterrâneas, as quais não faziam parte da culinária tradicional da Irlanda.

3. Comidas típicas da Irlanda: Colcannon

O colcannon é outro prato típico da Irlanda. E a batata é o seu principal ingrediente. Então, um purê de batatas é feito, acompanhando couve, sal e pimenta. Em algumas versões você pode encontrar cebola, alho, presunto ou toucinho irlandês. Quando os cozinheiros trocam a couve pela cebolinha e acrescentam buttermilk, o prato troca de nome e passa a se chamar "champ".

A tradição irlandesa manda que esse prato deve ser servido no Halloween com algumas moedas ou amuletos escondidos no prato.

4. Coddle

Esse prato típico irlandês é bastante consumido em Dublin. A receita original não leva ingredientes específicos, uma vez que essa comida irlandesa era feita para consumir as sobras.

Entretanto, as receitas atuais costumam levar salsichas de porco fatiadas, bacon em fatias finas, batatas picadas grosseiramente, cebola, sal, pimenta e ervas como salsinha ou cebolinha. Em algumas versões pode incluir cevada.

Esse prato é feito a partir da fervura do bacon e das salsichas. Os legumes são cozidos no vapor dessa fervura. Esse prato é, também, uma espécie de "comfort-food" irlandês, uma vez que seu preparo é rápido, fácil e barato!

5. Shepherd's Pie

Foto via Flickr (Creative Commons CC by 2.0)

Seria a shepherd's pie a versão da comida irlandesa do nosso escondidinho? Pois é, esse escondidinho é, tradicionalmente, feito com carne de cordeiro moído coberto por um purê de batata. Depois, essa torta é assada no forno por cerca de 40 minutos, quando o purê fica dourado e a carne termina de cozer.

6. Seafood chowder

É nos seafood chowders que a veia marítima da Irlanda aparece! Esse prato é um delicioso e cremoso ensopado de frutos do mar. Essa receita é tão antiga que seu nome é originário do latim, onde "caldeira" é um lugar para aquecer as coisas. Na Irlanda essa sopa é considerada bastante saudável, uma vez que leva muitos produtos locais e que, normalmente, são frescos e não-industrializados.

Normalmente, os ingredientes são caldo de peixe, vinho, camarões, lagostas, mexilhões, cenouras, cebolas, alho-poró, aipo e pimenta. Esses ingredientes são, realmente, baratos na Irlanda! Para o caldo ficar bem cremoso, usa-se farinha de trigo simples. A seafood chowder é uma sopa quente, podendo ser servida nos dias mais frios e acompanhada por algum tipo de pão.

7. Comidas típicas da Irlanda: Irish Breakfast

O Irish Breakfast é uma das comidas típicas da Irlanda mais diferentes para nós, brasileiros. No Brasil estamos acostumados com um café da manhã com café, leite, pão, bolo e iogurte. Algo mais leve, certo?

Bom, quando falamos dos cafés da manhã tradicionais da Irlanda, falamos de uma refeição completa! Sim, é quase um almoço! Essa tradição costuma incluir bacon, salsichas, ovos, black pudding (uma linguiça feita com aveia e de origem britânica), feijão, tomate frito e cogumelos. Tudo isso acompanhado por café. Em algumas regiões da Irlanda, o irish breakfast é servido com outros ingredientes, também.

É claro que, por ser uma refeição bastante calórica e o café da manhã irlandês não é consumido todos os dias. É mais consumido nos fins de semana, quando as famílias têm mais tempo para cozinhar.

Para quem deseja provar do Irish Breakfast, mas está com pressa, é bem comum encontrar um prato chamado de 'breakfast roll" nas ruas das cidades irlandesas, especialmente em Dublin. Ele é a junção de todos os elementos do tradicional café da manhã irlandês em um pão, como baguette.

8. Irish Coffee

Foto via Flickr (CC-2.0)

Para acompanhar o irish breakfast nada melhor do que a tradicional receita do café irlandês! Mas atenção: ele é alcoólico! Esse coquetel tem mais de 100 anos de tradição e foi inspirado em drinks servidos na Alemanha e Dinamarca no século XIX.

A receita leva café bem quente, uma ou duas doses de uísque irlandês e, por cima, uma cobertura de creme de leite fresco aerado.

9. Mushy Peas

O tradicional acompanhamento do fish and chips é uma comida típica da irlanda! As mushy peas são uma espécie de purê de ervilhas. Ele é feito com ervilhas frescas, cozidas com manteiga e, depois, amassadas e temperadas com limão, sal e pimenta.

Se você gostar muito dessa comida irlandesa, acrescente um pouco de buttermilk e essa receita se torna um ótimo molho para massas, além de também servir como um delicioso recheio de omeletes ou, simplesmente, para comer com torradas!

10. Cerveja Guinness

Não tem como falar da gastronomia e das comidas típicas da Irlanda sem falar dessa cerveja. A Guinness é o símbolo do país há mais de 250 anos, além de ser uma das cervejas mais consumidas no mundo todo! Dispensa apresentações, não é mesmo?

Bom, depois de ter lido sobre todas essas deliciosas comidas típicas da Irlanda, tenho certeza que ficou com ainda mais vontade de fazer um intercâmbio na Ilha Esmeralda, não é mesmo?

Para isso, você pode contar com a Optima Intercâmbio. Nossa equipe especializada vai te ajudar em todas as etapas de planejamento do seu intercâmbio, seja na Irlanda ou para outro destino. Então, entre já em contato com nossa equipe e peça um orçamento para um intercâmbio na Irlanda!

Culinária
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco