Curiosidades do Halloween ao redor do mundo

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Trick or treats? Provavelmente você já deve ter escutado essa frase em filmes e séries de televisão quando mostram sobre o halloween, certo? Ele é uma das festas mais esperadas no mundo todo e acontece sempre no dia 31 de outubro. Cada parte do mundo celebra essa data de diferentes maneiras, mas uma coisa é fato: cada cultura tem muita alegria em exaltar seus mitos, simbolismos e tradições relacionadas ao terror, bruxas e seres místicos.

Para celebrar essa data, nós trazemos para você algumas curiosidades do Halloween!

1. Curiosidades do Halloween: a sua origem

Muitas pessoas acreditam que a origem do halloween é nos Estados Unidos. Mas a verdade é que essa festa tem uma origem muito mais antiga do que a própria história dos Estados Unidos.

O Halloween tem suas origens em um festival da cultura celta, o Samhain, há mais de dois mil anos. Essa era uma das comemorações mais importantes para os celtas. Ele não apenas marcava o fim da colheita como também era a data que acreditavam que a virada do dia 31 de outubro para o dia 01 de novembro era quando as barreiras entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos seriam rompidas e, a partir daí, as almas daqueles que morreram naquele ano vagava pela terra.

Veja também: Conheça a história do Halloween pelo mundo

2. O Halloween dos dias de hoje é uma invenção da Igreja Católica

Outro fato do halloween e suas curiosidades é que, quando o cristianismo começou a se expandir por regiões como a Irlanda, País de Gales e Escócia - onde viviam os povos celtas - eles transformaram a data do dia 01 de novembro no Dia de Todos os Santos e tentaram apagar a cultura celta e todos os seus costumes, pois eram considerados pecaminosos.

Assim, a véspera do dia 01 de novembro passou a se chamar “All Hallow’s Eve”, que significa Véspera do Dia de Todos os Santos. O seu nome vem dessa data. A Igreja tentou incorporar várias características da festa pagã na data do Dia de Todos os Santos.

As festas de halloween como conhecemos hoje começaram a partir do século XVIII e XIX, quando elas começaram a ser mais frequentes entre os povos irlandeses e britânicos. Já nessa época a população se caracterizava vestindo roupas de monstros, bruxas e seres místicos.

3. Curiosidades do Halloween: as lanternas de abóbora

As tão famosas abóboras esculpidas que vemos em todas as festas de halloween têm uma origem interessante. Nas noites de Halloween essa referência - chamadas de Jack O’Lantern” - são colocadas nas portas para proteger os vivos das almas dos mortos.

Há várias versões dessa história, mas, segundo o folclore da Irlanda, um miserável alcoólatra bebeu muito em uma noite de Dia das Bruxas e o diabo tentou levá-lo para o inferno. Mas o Jack acabou enganando o diabo e ficou vivo por mais alguns anos.

Quando morreu mesmo, o céu não o deixou entrar no paraíso e o diabo, rancoroso, também não o aceitou no inferno e o enviou de volta para a terra para que ele ficasse vagando com apenas uma brasa de carvão para que iluminasse o caminho. Para preservar a chama da brasa, Jack a colocou em um nabo esculpido.

Essa curiosidade do halloween acabou se transformando na tradição de esculpir abóboras quando ela chegou às Américas, onde as abóboras eram muito mais abundantes do que o nabo.

Se alguém conseguir ver uma pequena luz na noite do Dia das Bruxas é porque conseguiu ver a alma de Jack passando por perto. Credo!

Veja também: Curtindo Halloween no intercâmbio

4. Os símbolos do Halloween

Outra das curiosidades sobre o Halloween são seus símbolos. Como você pode ver a partir das lanternas de abóbora, vários elementos dessa festa têm um significado:

  • Morcego: é o símbolo da clarividência, já que o pequeno mamífero voador enxerga por meio ondas sonoras - algo que não é visível a olho nu.
  • Aranha: a teia de aranha representa o suporte para que o destino - a aranha - esteja suportado para seguir em frente.
  • Caldeirão: é uma peça da cultura celta. É por meio dele que as coisas se transformam: o grão vira alimento, a raiz o remédio e os sonhos viram realidade.
  • Gato preto: é ligado às bruxas, que conseguem se transformar em gatos e o preto é a sua cor de preferência.
  • Velas e outras iluminações: representam a iluminação dos caminhos dos espíritos.
  • Caveiras: normalmente estão ligados ao Día de Los Muertos, do México. Elas representam as almas dos falecidos que retornaram para visitar a família. A cabeça é a parte mais importante, pois, segundo as lendas dos povos pré-colombianos, a cabeça guardava as memórias dos falecidos.

6. Curiosidades do Halloween: a tradição de “gostosuras ou travessuras”

Para celebrar a colheita, os povos celtas passavam de casa em casa dos seus povoados para pedir alimentos que seriam servidos na festa de Samhaim. Naquela época eles já utilizavam roupas e fantasias.

Quem oferecia comida, estava em paz com o deus sol Muck Olla. Quem não oferecia nada, sofria com as travessuras que essa divindade pregava. Por isso, a frase permanece até hoje: gostosuras ou travessuras?

Conhecendo outras curiosidades do Halloween pelo mundo!

E então, gostou de conhecer algumas curiosidades do Halloween? Essa data é bastante importante, principalmente nos países da América do Norte e Europa. Que tal descobrir como é o Halloween pelo mundo pessoalmente? Então aproveite para fazer um intercâmbio com a ajuda da Optima Intercâmbio!

Aqui na Optima você vai encontrar uma equipe altamente qualificada para te ajudar a ter a melhor experiência de intercâmbio e tudo isso sem nenhuma preocupação, pois você terá profissionais capacitados para auxiliar em todas as etapas do seu intercâmbio.

Além disso, com as instituições de alto padrão e selecionadas a dedo você poderá ter a certeza e garantia de um ensino de qualidade enquanto estiver fazendo um intercâmbio! Peça já um orçamento para os nossos consultores e conheça o Halloween do mundo todo fazendo intercâmbio! Vai ser incrível ajudar você nessa nova etapa da sua vida!

Halloween
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco