Conheça a história do Halloween pelo mundo

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

A história do Halloweené milenar, e remonta ao povo celta. Muito provavelmente, essa festa se originou do festival de Samhain, uma data comemorativa entre os celtas para celebrar o final do verão, a qual tinha a duração de três dias e começava a partir do dia 31 de outubro.

Na época, os celtas já possuíam a crença de que nessa data os laças entre os vivos e os mortos se estreitavam, e por isso se tornou comum o uso de vestimentas sombrias, com o objetivo de proteger as pessoas contra esses supostos espíritos do além. Com o passar dos séculos, a celebração do Halloween se popularizou em diversos países, cada um deles com o seu próprio conjunto de hábitos e tradições. Desse modo, confira a seguir um pouco mais sobrea história do Halloweenpelo mundo.

Irlanda

Após a alteração do Dia de Todos os Santos, que era celebrado em 13 de maio, para 1º de novembro, realizada pelo Papa Gregório III, que o Halloween como o conhecemos atualmente começou a ganhar forma. Descendentes diretos do povo celta, os irlandeses adaptaram esse costume milenar e o alteraram aos poucos, até chegar a uma comemoração similar ao que temos hoje.

Entre os séculos XV e XVIII, por exemplo, os irlandeses adquiriram o hábito de criar fogueiras nessa época do ano, para espantar os espíritos e guiar as almas cristãs que pudessem estar perdidas, devido a proximidade com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, o que foi essencial paraa história do Halloweencontemporânea. Já em relação ao nome “Halloween”, o mesmo é uma variação da expressão “All Hallows' Eve”, sendo que “Hallow” é uma palavra antiga para denominar “santos” e “Eve” significa “véspera”.

Desfile para celebrar a história do halloween na Irlanda
Desfile de Haloween em Dublin, Irlanda

Todos os anos, a companhia artística Macnas, realiza o desfile de Halloween em Dublin e Galway, percorrendo as ruas de ambas cidades. O espetáculo reune milhares de pessoas para assistir os artistas fantasiados junto com os grandes carros alegóricos.

→ Conheça mais sobre intercâmbio na Irlanda

Quando começou a história do Halloween nos Estados Unidos

abóboras de halloween nos estados unidos

Acredita-se quea história do Halloweennos Estados Unidos começou a partir do século XIX, quando um grande fluxo de imigrantes irlandeses chegou ao país trazendo consigo uma série de costumes, entre eles o Halloween. A prática foi tão bem aceita na América que permanece muito ativa até os dias de hoje.

Como a historia do Halloween representa uma parte indiscutível da cultura norte-americana, o evento é comemorado em todo o país por crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. Enquanto os adultos costumam frequentar festas temáticas, vestidos com fantasias assustadoras, as crianças também se vestem com roupas de terror e passam pelas casas da vizinhança perguntando a célebre frase “doces ou travessuras”.

Inglaterra

Na verdade,a história do Halloweenna Inglaterra é um pouco parecida com a da Irlanda, devido a influência celta na cultura britânica. Apesar de muito tradicional durante algum tempo, essa celebração perdeu um pouco de popularidade após a Reforma Protestante.

Hoje em dia, devido a popularidade da data nos Estados Unidos, muitos comemoram o Halloween em festas à fantasia, havendo também fogos de artifício em algumas cidades e a realização de fogueiras, em homenagem aos tempos antigos. Porém, há ainda uma parcela da população mais religiosa que ignora a data e a considera indesejável.

Alemanha

Os alemães celebram o Halloween na época do Dia de Todos os Santos, sendo comum haver comemorações nesse sentido entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro. Nessa época, é muito comum ver as pessoas frequentarem igrejas para orar pelos entes queridos que já morreram. Em menor escala, os mais supersticiosos deixam estacas escondidas durante esses dias como forma de proteção contra os espíritos que podem estar circulando entre os vivos.

Há também uma outra comemoração parecida na Alemanha, durante o mês de abril, que se chama Walpurgisnacht e está relacionada a historia do Halloween no país. Nessa data, os alemães celebram a mitologia das bruxas e feiticeiras, em festas com fogueiras e danças típicas. Essa tradição existe ainda em alguns outros países europeus, como República Tcheca e Finlândia.

fantasma no halloween

A história do Halloween no Brasil

No Brasil,a história do Halloweené algo bem mais recente, que ganhou força nas últimas décadas com a popularidade de filmes e seriados norte-americanos, e também devido ao crescente intercâmbio cultural, com a ida de vários brasileiros a países onde essa data é muito popular. A Optima Intercâmbio, por exemplo, é uma empresa experiente em oferecer programas de intercâmbio para um público de diferentes faixas etárias que buscam por uma experiência única e incomparável no exterior.

Entre os brasileiros, a data acabou sendo conhecida como “Dia das Bruxas”, mas desde 2003 existe um projeto de lei que deseja instituir 31 de outubro como o “Dia do Saci”, como uma forma de exaltar o folclore e a cultura local. Porém, enquanto isso não acontece, as celebrações dessa data são bastante inspiradas nos costumes norte-americanos e na história do Halloween nos países anglo-saxões.

Optima Intercâmbio solicite orçamento

Espanha

Assim como no Brasil e nos países latinos, em geral,a história do Halloweenna Espanha é recente e se popularizou no decorrer dos últimos 20 anos. Seguindo a influência americana, os espanhóis comemoram a data com decorações de abóboras e teias de aranha, e as crianças crianças e os adultos que frequentas as festas temáticas se fantasiam de fantasmas e bruxas. Em alguns lugares do país, as crianças também vão às ruas pedir doces ou travessuras.

doce panellets espanha

Uma particularidade da Espanha é o fato de que, como nessa época do ano acontecem as colheitas de castanhas, os espanhóis acabaram incorporando o uso dessas sementes na decoração do Halloween e também em alguns dos pratos típicos que se tornaram tradicionais dessa comemoração. Entre eles, estão os panellets, preparados com castanhas, amêndoas e batata doce, os quais se tornaram uma parte importante de comoa história do Halloweenestá sendo escrita no país.

Halloween
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco