Hábitos e costumes dos Estados Unidos

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Está planejando seu intercâmbio para os Estados Unidos? Bom, eu tenho certeza você vai aprender muito sobre a cultura da terra do Tio Sam quando estiver por lá. Mas, enquanto estiver aqui no Brasil, que tal conhecer um pouco dos hábitos e costumes americanos, além de aprender um pouco mais sobre a sua cultura? Confira esses costumes dos EUA que nós separamos para você!

Estados Unidos e sua cultura

Antes de começar a falar um pouco sobre os costumes dos Estados Unidos, é interessante a gente falar um pouquinho sobre a sua cultura, no geral. Nós temos uma visão que os americanos são tudo aquilo que está nos cinemas, mas a verdade é que a cultura dos Estados Unidos é bastante rica e diversificada, com influências dos diversos imigrantes que chegaram por lá em busca de melhores condições de vida. 

Culinária dos Estados Unidos

É da cultura dos Estados Unidos ter uma culinária bastante diversificada. Por todo o país você pode encontrar diferentes comidas e influências, para sabores que vão muito além dos fast-foods tão comuns por lá.

Em regiões como Nova York há bastante influência da culinária italiana, francesa, inglesa e judaica, destacando-se pratos como cheesecakes e pizzas e bagels. Já em regiões como Los Angeles, San Francisco e Texas, a culinária tem muita influência do México, país com o qual esses locais têm fortes ligações.

Esportes

Os esportes são parte intrínsecas dos Estados Unidos e sua cultura. O país todo é fã de diversos esportes e, todos os anos, eles fazem verdadeiras festas nas finais das competições do país. O que mais se destaca, com certeza, é o futebol americano: ele é uma das maiores audiências na televisão americana e leva verdadeiras legiões de fãs para os estádios.

Mas não é apenas o futebol americano que se destaca nos Estados Unidos: é muito comum ver os estadunidenses praticando ou assistindo esportes como o basquete, o beisebol, boxe, tênis e hóquei.

Os esportes são tão parte dos costumes dos Estados Unidos que as escolas e universidades oferecem incentivos e bolsas para que os estudantes participem de competições esportivas. Se você é craque em algum esporte, por que não aproveita para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos?

Música

A música é uma das principais indústrias culturais americanas. Ano a ano surgem novos nomes de grande sucesso na música dos Estados Unidos e muitos dos estilos e artistas locais serviram de inspiração para outros artistas do mundo.

Vários estilos musicais que conhecemos hoje em dia surgiram nos Estados Unidos: o blues, o jazz, rock and roll, folk, hip hop e funk… Todos esses estilos fizeram e ainda fazem muito sucesso nas rádios e streamings do mundo todo!

Cinema e televisão

O cinema e a televisão também fazem parte da cultura norte-americana. A indústria cinematográfica de Hollywood é a maior e mais importante indústria de cinema do mundo, que grava filmes de grande bilheteria nacional e internacional. Apenas ela, sozinha, é capaz de movimentar mais da metade do mercado de cinema de todo o mundo.

A indústria de televisão também não fica para trás: as emissoras de TV dos Estados Unidos produzem uma infinidade de episódios e programas todos os anos, os quais são distribuídos para todo o mundo por meio de outras emissoras de televisão e serviços de streaming.

Hábitos e costumes dos Estados Unidos

Mas a cultura não se resume apenas nos esportes, cinema, televisão, música e culinária. Muito pelo contrário: a cultura é o conjunto disso tudo com os costumes de um determinado povo ou país. Então, nada mais justo do que falarmos um pouco sobre os costumes das pessoas que vivem nos Estados Unidos!

1. Costumes dos EUA: café da manhã bem reforçado!

Reforçado é pouco! O café da manhã dos estadunidenses lembra bastante o english breakfast, da Inglaterra, ou o irish breakfast, da Irlanda. Os americanos consomem mais coisas salgadas na primeira refeição do dia, como bacon, ovos, salsichas, queijos e presunto.

Além disso, os americanos também adoram consumir panquecas e waffles! Tudo isso sempre acompanhado de um suco de laranja ou café expresso.

Mas esse café da manhã reforçado tem um motivo: ele é a principal refeição dos americanos. O almoço é algo mais básico, como um sanduíche ou algumas fatias de pão - nada muito elaborado - ou um fast food.

2. Gorjetas em estabelecimentos

Aqui no Brasil nós costumamos dar gorjetas de 10% sob o valor da conta em algum estabelecimento, mas nem sempre isso é obrigatório - apesar de ser uma boa prática! Já nos Estados Unidos isso também não é obrigatório, mas se você não pagar o valor da gorjeta, isso é considerado uma verdadeira ofensa, pois significa que você não gostou do serviço prestado.

Por lá, não há um valor fixo de gorjeta, mas espera-se que o cliente dê algo entre 15% e 20% do valor da conta. E pagar (ou simplesmente não pagar) algo abaixo disso, pode fazer com que o garçom fique realmente bravo com você!

“Tip”: se você pagar com cartão de crédito, deixe escrito na conta o quanto você quer direcionar de gorjeta para o garçom. Se você pagar no dinheiro, pode deixar o dinheiro da gorjeta junto do valor da conta.

3. Jogar papel higiênico no vaso sanitário

Olha só uma prática que poucos povos, como nós brasileiros, temos: jogar papel higiênico em uma lixeirinha ao lado do vaso sanitário. Os americanos acham que isso é bem nojento! Por lá (e em várias outras partes do mundo), eles jogam o papel dentro do próprio vaso sanitário. 

Aqui no Brasil nós temos receio de jogar papel no vaso para não correr o risco de entupir o encanamento do banheiro. Mas esse costume dos Estados Unidos é tão forte que o próprio encanamento dos banheiros de lá são projetados para o descarte do papel. O lixinho ao lado do banheiro é apenas para descartar embalagens, por exemplo.

4. Descartar comida na pia

Um dos hábitos e costumes dos americanos é jogar o resto da comida na pia da cozinha. Até existe a coleta seletiva nas cidades, mas como os americanos sempre têm um triturador de alimentos na cozinha, eles acabam simplesmente descartando os restos na pia.

E, mais uma vez, os encanamentos dos Estados Unidos são projetados para o descarte dos alimentos. O melhor seria utilizar o lixo orgânico de maneira sustentável, como uma compostagem, não é mesmo?

5. Datas comemorativas

Alguns costumes dos Estados Unidos sempre estão ligados às suas principais datas comemorativas. No dia 14 de fevereiro, por exemplo, é comemorado o Valentine’s Day por lá. Já na última segunda-feira de maio é o Memorial Day, que foi criado para homenagear os militares estadunidenses que morreram durante a Guerra Civil Americana e, também, àqueles que morreram a serviço do exército.

O 4 de julho é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos: é quando é comemorado o Independence Day, quando os EUA se tornou independente da Inglaterra em 1776. Na 4ª quinta-feira de novembro é celebrado o Dia de Ação de Graças, que é uma maneira de agradecer a Deus pelo ano. E, claro, no dia seguinte é a Black Friday, um dos eventos comerciais mais importantes dos EUA.

Agora, depois de conhecer um pouco mais sobre os Estados Unidos, tenho certeza que você já está pronto para viver a cultura dos Estados Unidos da melhor maneira: estando lá! Essa é uma das melhores maneiras para você aprender inglês de uma maneira rápida e fácil!

E para te ajudar nessa jornada nada melhor do que contar com a ajuda de quem é especialista no assunto! A Optima Intercâmbio conta com uma equipe que entende tudo sobre intercâmbio e vai ter o prazer em te ajudar a organizar seu intercâmbio para os Estados Unidos. Tudo isso com os melhores pacotes de intercâmbio e um atendimento personalizado para o seu perfil de estudante! Clique aqui e peça para falar com um consultor! 

Los Angeles Nova York Cultura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco