Como fazer carta de intenção para conseguir visto

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Mulher recebendo aprovação de visto da união europeia

Quando um intercambista precisa tirar visto - principalmente o de estudante - é normal que alguns destinos exijam a redação da carta de intenção para vistos. Esse documento vai compor a lista de exigência da imigração, juntamente com documentos como a comprovação financeira, históricos escolares e toda a documentação da instituição de ensino.

Mas o que é a carta de intenção para vistos e porque ela é tão importante para você conseguir a autorização de entrada no país? No texto de hoje, você vai entender todos os seus detalhes. Continue lendo e descubra!

Por que fazer uma carta de intenção?

Recomendamos fazer a carta de intenção em todos os casos de vistos com permissão para estudar. Essa é a oportunidade de falar sobre tudo aquilo que não pode ser mostrado nos documentos de comprovação.

Portanto, o estudante pode falar sobre o que ele deseja fazer ao visitar o país de destino, quais suas intenções, sobre suas atividades de estudo e trabalho aqui no Brasil e o que pretende fazer quando retornar.

De certa forma, a carta de intenção para vistos funciona como se fosse uma entrevista, na qual você descreve todas as suas intenções ao desembarcar no país.

É muito importante que ela seja elaborada de maneira correta, afinal, a carta é um documento oficial ela também é muito importante para garantir sua entrada no país para a realização do intercâmbio.

E você já sabe, né? Para que o seu intercâmbio seja um sucesso, é importante contar com o apoio de uma agência com experiência, que garante a sua segurança e total apoio na hora de fazer a sua viagem! Por isso, conte com a Optima Intercâmbio para embarcar com você nessa jornada!

Como elaborar uma carta de intenção para vistos corretamente?

Ficou com dúvidas para fazer uma carta de intenção para visto corretamente e aumentar ainda mais as suas chances de ter o visto aprovado sem nenhum problema?

Então se liga nas nossas dicas!

Fale sobre a sua família!

Sempre dê informações sobre a sua família. Fale sobre quem são os seus pais, suas profissões e um pouco da história da sua família. É importante você falar também sobre seu estado civil - se é casado(a) ou solteiro(a), se tem filhos e com quem eles irão ficar no período em que você estiver fora. Dependendo do destino, cônjuges e filhos menores de idade podem obter a extensão do visto.

Deixando claro todas essas informações você pode garantir a entrada deles no país, caso existam condições, e aumentar os seus pontos com os avaliadores da carta!

Experiências profissionais

Por mais que você vá para outro país para estudar, as suas experiências profissionais anteriores também contam muito. Alguns países são restritos com aventureiros, por isso, é importante deixar evidente que você tem um objetivo profissional com o seu período de estudos no exterior.

Por esse motivo, é muito importante que você demonstre laços sólidos com o Brasil e a sua carreira é um indicador importante disso. Fale sobre a sua trajetória profissional, mencione seu histórico escolar, seus cursos profissionalizantes e tudo mais que for um destaque na sua carreira.

Além disso, você pode comentar sobre as suas aspirações profissionais assim que acabar o seu período de estudos: como você vai utilizar esse tempo (e dinheiro!) investido para alavancar a sua carreira?

Viagens internacionais feitas antes

Se você já fez outro intercâmbio ou, até mesmo, uma viagem internacional, comente como foi a experiência! Fale quais destinos visitou, o motivo dessas viagens e comente até qual o aprendizado e conhecimento que você tirou de cada um desses momentos no exterior!

Justifique o motivo de escolher aquele destino

Explique o motivo de ter escolhido fazer intercâmbio naquele país e dê todos os detalhes que influenciaram na sua decisão. Nesse momento, é importante destacar porque o curso será importante para você e o que você pretende tirar proveito ao retornar ao Brasil. Além disso, fale como a sua experiência internacional pode contribuir para a sua formação profissional e pessoal.

Aborde situações particulares

Alguns pontos são bem sensíveis durante todo o processo de obtenção de visto. Por isso, na sua carta de intenção, explique os casos particulares, como passar muito tempo sem trabalhar.

Quando você não apresenta uma justificativa, os profissionais da imigração podem fazer uma interpretação própria daquele fato e, com isso, você compromete o sucesso do seu pedido de visto.

Já se preparou para viver a melhor experiência da sua vida?

Se ainda não, saiba que pode sempre contar com a Optima Intercâmbio. Além de trazer dicas e informações muito importantes para a sua jornada no exterior aqui e nas redes sociais, você sempre terá o melhor suporte para o seu intercâmbio!

Conte com uma agência que está há mais de 12 anos no mercado e já atendeu mais de 100 mil alunos de todo o Brasil! Clique aqui, agende seu horário com nossos consultores e realize o seu sonho de estudar no exterior!

Visto Viagem
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco