Clima na Inglaterra: qual é a melhor época para fazer intercâmbio?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Como é o clima na Inglaterra? Se você já pensou em fazer um intercâmbio nas Terras Reais, provavelmente já se deparou com uma infinidade de curiosidades a respeito desse tópico.

Enquanto muitos destinos se vangloriam de um clima estável, ensolarado e previsível, a Inglaterra abraça a imprevisibilidade e diversidade climática como um traço quase cultural, não é mesmo?

Afinal, quantas vezes já vimos as chuvas imprevisíveis ou as neblinas misteriosas que encobrem as cidades em filmes ou séries de TV?

Se você pensa em fazer o seu intercâmbio na Inglaterra, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o clima no país e se programar para escolher a melhor época de acordo com as suas expectativas para estudar por lá.

Quer saber se você vai precisar andar com um guarda-chuvas na bolsa todos os dias? Então, vamos desvendar juntos a resposta neste artigo. Continue lendo!

Qual é o clima da Inglaterra?

Oficialmente, a Inglaterra está em uma posição do globo na qual o clima é classificado como temperado oceânico, característico (como o próprio nome já diz!) de lugares que estão perto do oceano.

Este é um tipo de clima bastante equilibrado, no qual as temperaturas seguem moderadas ao longo de todas as estações: verões com temperaturas amenas e invernos sem frios congelantes.

Mas uma característica bastante conhecida desse tipo de clima é a quantidade de chuvas: é muito comum ter dias chuvosos em todas as estações do ano. Isso significa que você vai precisar do guarda-chuvas o tempo todo?

Não! Nem sempre. O sol é bastante comum e, quando ele aparece, o dia fica muito agradável. Mas é sempre recomendável estar preparado para as mudanças bruscas no clima!

Que tal conhecer um pouco mais sobre o clima em cada estação do ano? Continue a leitura, pois você irá descobrir a seguir.

Como é o clima na Inglaterra?

Mesmo que o clima na Inglaterra seja oceânico e tenha poucas variações ao longo do ano, é claro que cada estação guarda seus segredos, afinal, estamos falando da natureza em sua mais perfeita ordem.

Veja como é o clima na Inglaterra de acordo com cada estação e descubra quais serão os desafios e os encantos que esperam por você durante o seu período de intercâmbio no país.

O clima da Inglaterra na primavera

A primavera na Inglaterra acontece de março a maio e é quase como um suspiro de alívio após os meses mais frios do inverno. Durante esse período, as paisagens se transformam gradualmente: as árvores ganham vida e as cores vibrantes das flores começam a aparecer no horizonte.

Durante a primavera, o clima na Inglaterra é conhecido pela sua imprevisibilidade - afinal, é uma estação de transição, tem um pouco dos dois extremos.

As manhãs podem amanhecer frescas e nubladas, enquanto à tarde o sol pode surgir e elevar as temperaturas. As chuvas são ocasionais, por isso, principalmente nessa época, é imprescindível ter sempre um guarda-chuvas e um casaco leve (corta ventos) para sair, já que as temperaturas podem oscilar entre 7ºC e 13ºC.

Aproveite essa estação para fazer um passeio pelas cidades para conhecer a sua arquitetura incrível, fazer um piquenique em um parque ou se embrenhar pelas famosas trilhas do interior inglês.

Como é o verão na Inglaterra?

De junho a agosto, o sol é mais generoso nas terras reais e as temperaturas sobem bastante. O que alivia o calor dos dias ensolarados é a brisa fresca que, muitas vezes, sopra do oceano.

Os dias são mais longos: muitas vezes, o sol se põe após às 21h. Algo incrível para quem quer explorar as diferentes atrações que o país oferece. Já as temperaturas variam entre 15ºC e 28ºC. Por isso, roupas leves e óculos de sol são os seus companheiros ideais!

Mesmo que o sol dê mais as caras, a imprevisibilidade climática continua. Dias ensolarados podem mudar drasticamente e serem substituídos por nuvens carregadas com chuvas passageiras.

Mesmo assim, o clima na Inglaterra nessa época do ano é perfeito para explorar atividades ao ar livre. Os parques se enchem de pessoas, assim como as cidades do litoral. Tudo ganha vida, fica mais agitado e as pessoas ficam até mais dispostas a aproveitar a natureza.

Além disso, o verão britânico é conhecido por suas feiras tradicionais, festivais ecléticos e muitos eventos esportivos. Tudo isso reflete um pouco da cultura britânica e traz algumas das melhores experiências que o país tem a oferecer.

O clima na Inglaterra durante o outono

Quando o verão desaparece e a natureza se prepara para a chegada do inverno, o cenário se transforma completamente. De setembro a novembro, o outono vem trazendo uma mistura incrível de melancolia e beleza.

As temperaturas caem e as médias variam entre 5ºC e 15ºC. Por isso, é muito recomendável que você vista roupas mais quentes e confortáveis.

Os dias ficam mais curtos, mas essa mudança é compensada por um visual incrível, como se tivesse saído de um filme. As cores vibrantes do pôr-do-sol e as folhas das árvores tingem a paisagem de vermelho, laranja e amarelo. Um verdadeiro espetáculo para os olhos.

O outono é a estação em que o clima na Inglaterra fica propício para os deliciosos festivais tradicionais, onde você poderá experimentar um pouco da autenticidade da cultura local. Também é temporada da colheita. Por isso, os mercados se enchem de deliciosos produtos frescos.

Embora a chuva faça parte da estação, há mais dias nublados e com neblina do que dias chuvosos. Diga-nos: é ou não é um convite para explorar os museus, cafés e outros pontos turísticos históricos incríveis?

Como é o clima da Inglaterra durante o inverno?

Entre os meses de dezembro e fevereiro, o inverno na Inglaterra toma conta da paisagem e a transforma em um cenário digno de cinema.

Com temperaturas médias variando entre 2ºC e 7ºC, esse é o momento perfeito para se agasalhar bem e experimentar os deliciosos pratos quentes da culinária tradicional britânica, com suas sopas muito saborosas!

Se você quer fazer o seu intercâmbio na Inglaterra para aproveitar a neve, fica um aviso: ela não é tão comum assim em todo o país. Na verdade, quanto mais ao norte, mais presente ela é. Por isso, se o seu destino de intercâmbio é Londres e você quer ver neve, talvez seja necessário viajar para isso, pois há uma média de 10 dias com neve por ano na cidade.

Embora os dias possam ser nublados e chuvosos, essa estação oferece oportunidades para explorar museus, galerias de arte e teatros, onde você pode se abrigar do frio enquanto aprecia o rico patrimônio cultural da Inglaterra.

Afinal, é verdade que chove muito na Inglaterra?

Sim e não. De fato, chove bastante na Inglaterra e o país é conhecido por isso. De acordo com dados climáticos, o índice de precipitação anual na Inglaterra varia de 600 mm a 1300 mm, dependendo da região do país.

Londres, por exemplo, tem uma média anual em torno de 600 mm e 700 mm. Já cidades mais ao norte, como Manchester, podem receber mais de 1000 mm todos os anos.

Mesmo assim, esses números ainda são menores do que a precipitação média anual de São Paulo, por exemplo, que varia entre 1100 mm e 1600 mm por ano.

A diferença é que a chuva na Inglaterra é bastante distribuída ao longo do ano, enquanto em São Paulo ela é concentrada nos meses de verão.

Qual é a melhor estação do ano para fazer intercâmbio na Inglaterra?

A melhor estação do ano para fazer intercâmbio na Inglaterra depende muito da sua preferência individual, dos objetivos que você tem com essa viagem e, até mesmo, das atividades que você gostaria de realizar.

A verdade é que todas as estações do ano têm suas vantagens e desvantagens. A decisão final dependerá do que é mais importante para você.

Se você gosta de clima mais ameno e natureza exuberante, a primavera pode ser uma excelente escolha. Se você busca atividades ao ar livre e um clima mais quente, fazer intercâmbio na Inglaterra durante o verão pode ser o que você precisa.

Já se você aprecia um cenário cinematográfico e atmosfera tranquila, o outono pode trazer experiências incríveis. Enquanto isso, o inverno é ideal para aproveitar as festividades de final de ano e uma atmosfera aconchegante.

Agora que você entendeu mais sobre o clima na Inglaterra, escolha a estação e prepare suas malas para fazer intercâmbio com a Optima!

A Optima é a agência que você precisa para tirar seu intercâmbio na Inglaterra do papel. E se você ainda não sabe qual é a melhor estação para isso, um dos nossos consultores pode ajudar você a alinhar as suas expectativas com a época do ano.

Agende seu horário, fale com um especialista e tenha um planejamento detalhado e personalizado para tirar esse projeto do papel.

Vai ser incrível construir esse sonho junto com você!

Clima
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco