Como é o clima no Canadá? Conheça as estações do ano no país!

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Como é o clima no Canadá? É verdade que faz muito frio? Dá para ir para a praia no verão? Chove muito? Não importa qual é a época do ano que você escolher para fazer um intercâmbio no país, perguntas como essas são muito comuns entre todos os estudantes internacionais.

A verdade é que quando se trata de escolher o lugar ideal para a sua experiência de intercâmbio, o clima é um fator crucial a ser considerado, ainda mais quando se trata de um destino tão famoso por suas temperaturas rigorosas durante o inverno.

Mas será que realmente é sempre assim?

Neste artigo a gente te conta um pouco sobre como é o clima no Canadá e o que você pode esperar de cada estação do ano. Continue lendo e saiba mais!

Qual é o clima do Canadá?

O clima do Canadá é bastante diversificado principalmente por conta da geografia única do país, que conta com dimensões continentais e uma topografia bastante variada ao longo de toda a sua extensão. Por isso, cada região do país apresenta um tipo climático diferente.

No extremo norte do Canadá, encontramos o clima ártico, com invernos onde as temperaturas ficam abaixo de zero e os verões são curtos e frescos. Na maior parte do ano, essa região fica com temperaturas muito baixas.

Na região noroeste, como as províncias de Yukon e os Territórios do Noroeste, o clima é subártico, com invernos longos e frios e verões curtos e quentes.

As províncias de Ontário e Quebec, na parte sul do país, onde ficam as cidades de Toronto e Montreal, têm um clima temperado. Nele, as quatro estações são bem definidas e as temperaturas são mais amenas quando comparadas com as regiões do norte.

Do outro lado do país, onde fica Vancouver, predomina o clima oceânico, com invernos suaves e verões frescos. A corrente marítima do Golfo leva calor e umidade à região e é o principal fator que influencia o clima na Colúmbia Britânica.

Por outro lado, no centro e no leste do Canadá, há um clima continental. Ao longo do ano, a variação de temperatura pode ser bastante grande, pois há um inverno rigoroso e um verão quente e seco.

Como é o clima do Canadá?

Como você viu, o clima canadense é bastante variado e proporciona experiências distintas em diferentes épocas do ano. Cada estação oferece suas próprias características e existem muitas oportunidades para explorar os diferentes aspectos da vida canadense.

Para saber sobre o clima no Canadá de acordo com cada estação do ano, continue lendo este texto, pois nós te explicaremos em detalhes, afinal, o segredo para um intercâmbio de sucesso no Canadá pode estar exatamente na escolha de uma estação que ofereça as atividades que você mais se identifica.

Como é o clima do Canadá durante o inverno?

No geral, o inverno canadense tem características de climas frios e, em muitas regiões, pode ser rigoroso.

Nos meses de dezembro a março, as temperaturas caem abaixo de zero. No oeste do Canadá, como na Colúmbia Britânica, as temperaturas ficam entre -5º e 9ºC. Já em províncias como Ontário, Quebec e Saskatchewan as temperaturas podem atingir até -30ºC. Os dias também são mais curtos, com poucas horas de luz solar.

Nas áreas urbanas, como Toronto, Vancouver e Ottawa, a média de temperatura é mais amena. Geralmente, varia entre -5ºC e 0ºC.

O inverno canadense é repleto de neve, que cobre o país de costa a costa. O cenário é um dos principais atrativos nessa época: magnífico como um conto de fadas.

Ótimo para quem gosta de esportes radicais: patinação no gelo, snowboard e esqui.

Mas não se preocupe, pois a infraestrutura do Canadá é preparada para momentos assim e você dificilmente passará frio dentro de ambientes fechados! Mas vale dizer que se você fizer o seu intercâmbio nessa época do ano, é preciso se preparar para aproveitar de maneiras diferentes da que está acostumado!

A primavera no Canadá: estação das flores

De março a junho a primavera vem para trazer luz e vida depois de invernos rigorosos. O frio do Canadá traz temperaturas mais frescas, variando entre 5ºC e 15ºC a depender da região.

À medida que a estação avança, as temperaturas também sobem gradualmente e as paisagens brancas do inverno dão lugar à uma explosão de cores com as flores que desabrocham rapidamente. É lindo ver este movimento da natureza!

Os parques naturais e as trilhas voltam a ser acessíveis, o que proporciona atividades ao ar livre deliciosas. Aliás, isso é algo que a população canadense adora! É também a temporada de observação das migrações das aves, que retornam para o país depois do inverno.

Está na cultura do Canadá as celebrações da primavera. As cidades e comunidades locais realizam diferentes eventos culturais, festivais de flores e mercados ao ar livre. São experiências únicas que transformam para sempre a sua vivência de intercâmbio para o Canadá!

Como é o verão canadense?

O verão do Canadá é muito bem-vindo! Ele começa em meados de junho e vai até setembro. Essa é a época da alta temporada, afinal, você irá descobrir um país que se aquece e mostra uma atmosfera ainda mais agradável e alegre!

Como o clima no Canadá é bastante diversificado, as temperaturas variam bastante de acordo com a região. No centro e no sul, você pode esperar temperaturas entre 20º a 30°C no verão facilmente.

Os dias também são mais longos. Em diferentes partes do Canadá pode anoitecer por volta das nove ou dez horas da noite.

Portanto, é a melhor época do ano para quem vai visitar o Canadá e quer aproveitar atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e se divertir nas praias.

O clima durante essa época é propício, também, para conhecer a exuberante fauna e flora local, que se mostra em pleno florescimento e atividade.

Como é o clima no país durante o outono

De setembro a outubro, o outono no Canadá oferece uma experiência deslumbrante ao observarmos a transformação das paisagens.

Essa estação é marcada pela folhagem de outono: à medida que a temperatura começa a diminuir, as árvores mudam de cor e criam um espetáculo visual impressionante. As folhas verdes ganham tons de vermelho, amarelo e laranja, transformando as florestas em verdadeiras obras de arte da natureza.

Geralmente, o clima no outono é mais ameno e agradável, com temperaturas mais baixas, porém não extremas. Em boa parte do país, as médias ficam entre 10ºC e 20ºC.

As vinícolas locais e os pomares de maçã estão em plena colheita e oferecem uma boa oportunidade para saborear vinhos de alta qualidade e produtos frescos. É uma temporada para desfrutar delícias culinárias e passeios incríveis que o deixam em profunda conexão com a natureza local.

O outono também marca o retorno do ano letivo e a reabertura das instituições educacionais de ensino regular no país. Ou seja, é o momento ideal para quem quer fazer intercâmbio no Canadá viajar para iniciarem seus programas de estudos!

Embora essa época seja marcada pela transição para uma época mais fria, ela ainda oferece excelentes oportunidades para vivenciar a experiência mais autêntica de fazer um intercâmbio no Canadá,

Qual é a melhor estação do ano para fazer intercâmbio no Canadá?

Escolher a melhor estação do ano para fazer intercâmbio no Canadá depende muito dos seus interesses e do tipo de experiência que você deseja vivenciar no país. Afinal, cada uma das estações tem suas particularidades.

O inverno, apesar de oferecer um cenário incrível com neve, se mostra desafiador para quem não está acostumado com o frio, como muitos de nós brasileiros.

A primavera traz temperaturas mais amenas e o renascimento da natureza, o que é ótimo para quem gosta de atividades ao ar livre. Porém, ainda pode haver alguma instabilidade climática ao longo da temporada, com chuvas e alta variação de temperatura.

Já o verão, quente e ensolarado, é uma estação mais popular, o que pode deixar os lugares repletos de turistas e os valores de passagens aéreas e custo de vida mais altos que o normal.

O outono, por sua vez, é uma época mais tranquila para viajar e boa para explorar a natureza. Entretanto, como é um momento de transição, o clima pode ficar mais instável à medida que a estação avança, com temperaturas que caem drasticamente em poucos dias.

Saiba mais: Qual é a melhor cidade do Canadá para estudar?

Não importa a época, o Canadá é um destino incrível para estudar!

Falar sobre o clima no Canadá é sempre um momento de relembrar o quão incrível e diversificado é este país. Por isso, se você quer vivenciar experiências únicas durante o seu intercâmbio, escolher este destino é escolher viver em um dos países mais surpreendentes do mundo!

Além de estudar em instituições de ensino renomadas, você se aproveitará da economia do Canadá, que é altamente desenvolvida e pode proporcionar boas experiências de trabalho internacionais para o seu currículo.

Nós sabemos que entender como é o clima nas principais cidades e a temperatura no Canadá é fundamental para o seu intercâmbio. Entretanto, não importa a época que aconteça a sua viagem, pois sempre há o que fazer em cada estação.

Programe o seu intercâmbio para o Canadá agora mesmo com a Optima! Nós temos uma equipe preparada para oferecer a você um suporte completo, do começo ao fim do seu intercâmbio. Clique aqui e agende seu horário com um especialista.

Clima
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco