Sempre sonhou estudar em uma universidade canadense, mas ainda não possui o nível de inglês solicitado pelas instituições de ensino do país? Calma, o pathway pode ser o programa de ensino que você, estudante estrangeiro, precisa para ingressar em uma instituição de ensino superior no Canadá!
Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o Pathway no Canadá! Continue lendo e saiba como conseguir a sua tão sonhada vaga em uma college ou universidade do Canadá!
Você já deve ter ouvido falar que o ingresso em universidades canadenses é bastante diferente do Brasil, não é mesmo? Não existe um vestibular como aqui, mas, mesmo assim, algumas vagas podem ser bastante concorridas.
O pathway nada mais é do que um curso preparatório para as universidades canadenses no qual você poderá aprimorar o seu inglês. Com ele, você tem a possibilidade de adquirir um nível de fluência necessário para ser aceito em uma determinada instituição e/ou curso de ensino superior.
Ou seja, o pathway pode ser uma boa opção se você não tem um nível de inglês adequado, mas quer viver no Canadá com a aplicação correta, deixando claro para a imigração do país quais são as suas intenções.
Mas, além de ser um curso de inglês, ele é um curso de adaptação ao mundo acadêmico canadense. Com isso, o aluno constrói uma trajetória adequada para cursar qualquer um dos cursos de ensino superior no país - seja uma graduação em colleges públicos ou privados, cursos técnicos, pós-graduação/MBA, mestrado ou doutorado.
Essa é uma dúvida muito comum. A verdade é que a principal diferença entre o curso de inglês no Canadá e o Pathway é justamente o fato de este ser um programa voltado para quem deseja ingressar no ensino superior do país.
Diferente de um curso de inglês regular, os alunos de Pathway aprendem o inglês voltado para o meio acadêmico.
Além disso, os estudantes também desenvolvem habilidades específicas, como pesquisa acadêmica, apresentação oral, técnicas para exames, gerenciamento de tempo e, até mesmo, normas e regras para formatação de trabalhos acadêmicos, como temos a ABNT aqui no Brasil.
Ao finalizar um curso de inglês regular, o aluno ainda precisa se candidatar aos processos seletivos das universidades canadenses. Entretanto, ao optar pelo Pathway, o estudante pode entrar diretamente no College, desde que a escola deste programa tenha parceria com a instituição de ensino superior.
Assim, não é preciso apresentar testes de proficiência como o IELTS ou o TOEFL, que são exigidos de estudantes internacionais.
Qualquer estudante internacional pode ser elegível para fazer um programa de Pathway no Canadá.
Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo sendo um curso no qual você aprenderá inglês, é interessante ter um nível básico de inglês ou francês, já que algumas das aulas não são apenas de idiomas.
Além disso, assim como qualquer outro programa de intercâmbio no Canadá, é preciso cumprir os requisitos da imigração ao solicitar o visto de estudante do país. Nisso, inclui-se a comprovação financeira e estar matriculado em uma instituição canadense elegível.
Quem escolhe um programa de Pathway não pode trabalhar durante o período de estudos no Canadá, uma vez que, legalmente, ele é considerado um curso de idiomas e não um curso de ensino superior no país.
Entretanto, após atingir o nível de idioma necessário para entrar no College ou Universidade desejado, a imigração libera a permissão para o trabalho. A partir disso, você pode fazer até 20 horas semanais de trabalho remunerado durante o período de estudos!
O tempo de duração dos cursos Pathway variam muito de acordo com o próprio estudante. Isso porque o que importa é atingir o nível de proficiência de inglês ou francês adequado para ingressar na universidade e curso desejados.
Antes mesmo de ingressar em um curso como esse, o estudante passa por um teste de nivelamento para dar uma previsão de quanto tempo será necessário para completar o curso.
Algumas instituições disponibilizam essa prova para ser feita online, então, você pode realizá-la antes mesmo de sair do Brasil!
Os programas de intercâmbio Pathway no Canadá têm valores que variam muito de acordo com a instituição escolhida e, até mesmo, o tempo previsto de curso. Logo, quanto menos tempo de curso você precisar, menor será o valor do curso.
Mesmo assim, é válido dizer que os programas de intercâmbio Pathway no Canadá não costumam ter valores muito diferentes dos cursos de idiomas tradicionais. Logo, vale muito a pena optar por um curso Pathway ao invés de um curso de idiomas se a sua intenção é ingressar em uma universidade canadense!
Se você quer fazer um programa de Pathway no Canadá, precisa de um planejamento robusto e os melhores especialistas para ajudar você a tirar esse projeto de intercâmbio do papel.
E saiba que, se você já chegou até aqui, é porque está no caminho certo! Afinal, a Optima é a agência completa para ajudar você a estudar no exterior. Com uma consultoria de alta qualidade e suporte completo antes, durante e depois do seu intercâmbio, você pode viajar sem preocupações!
Agende um horário, converse com um dos nossos consultores e saiba mais sobre os nossos programas de intercâmbio no Canadá!
Hoje em dia, muitas pessoas têm o sonho de estudar fora do país. A possibilidade de estudar no exterior tem a capacidade de mudar sua vida para sem...
Estudar fora do Brasil é uma grande oportunidade para melhorar seu currículo, expandir seus conhecimentos e círculos de amizade, além da possibilid...
O nível de escolaridade tem um reflexo direto na renda e nas oportunidades profissionais! Hoje, educação básica e ensino médio não garantem mais em...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos