Por que estudar no exterior?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
homem apontando um lugar no globo terreste

Hoje em dia, muitas pessoas têm o sonho de estudar fora do país. A possibilidade de estudar no exterior tem o capacidade de mudar sua vida para sempre. Fazer um intercâmbio e morar em outro país vai fazer com que você cresça em todos os sentidos, seja profissional ou pessoal. Por isso, veja a seguir porque estudar no exterior.

Estudar no exterior é melhorar sua carreira profissional

Hoje em dia, estudar no exterior está se tornando quase um requisito básico para quem quer se candidatar à vagas em grandes empresas. O mercado de trabalho atual está, cada vez mais, procurando profissionais qualificados. Há uma exigência ainda maior por trabalhadores que comuniquem em outras línguas, em especial o inglês, um dos idiomas mais falados no mundo.

Por isso, estudar no exterior é uma das melhores maneiras de dar um up na sua vida profissional. As empresas e recrutadores valorizam muito esse tipo de experiência. Eles entendem que o profissional terá uma visão de mundo ainda mais ampla e poderá solucionar problemas de maneiras diferentes.

pessoas em reunião em uma empresa

Além disso, estudar no exterior é uma chance de se candidatar à vagas de trabalho no mercado estrangeiro. O mercado internacional está sempre buscando candidatos de diferentes perfis e, muitas vezes, você ser um estrangeiro pode ser um diferencial nas vagas de grandes empresas. Da mesma maneira, as vagas de trabalho no exterior podem ser bem mais atraentes do que as encontradas no Brasil, com mais valorização profissional e melhores salários.

Ao voltar para o Brasil após estudar no exterior e trabalhar por lá, seu currículo já estará a frente de muitos outros profissionais.

Estudar no exterior é desenvolver um idioma

Fazer um intercâmbio para estudar no exterior tem se tornado um ponto chave para quem deseja se desenvolver em uma segunda língua. Se você não tem a mínima noção de um outro idioma, é a oportunidade perfeita para aprender do zero. Se você já tem algum nível do idioma, é possível melhorar suas habilidades e ganhar fluência.

Assim, estudar fora do Brasil para fazer um curso de idiomas pode ser um dos caminhos mais curtos para dar um impulso nas suas habilidades linguísticas. É uma das maneiras mais rápidas de dominar um idioma, uma vez que você estará constantemente o praticando. Além disso, a imersão na cultura local fará com que essa prática dê ainda mais resultados. Por isso, aproveite seu intercâmbio ao máximo e tenha contato com diferentes pessoas e culturas.

Veja também: a importância do inglês para a vida

Aprender novos costumes e culturas

Por falar em cultura, esse é um dos pontos altos para quem quer estudar no exterior. Sem sombra de dúvidas, fazer um intercâmbio vai muito além do que aprender um novo idioma. Esse período de estudos internacionais vai enriquecer e desenvolver seu lado pessoal.

Isso se deve ao fato de que, ao estudar no exterior, você estará cercado por uma cultura totalmente diferente da sua. Você vai conhecer novos costumes, novas tradições, novos lugares e uma infinidade de coisas que podem ser novidades para você.

Dessa forma você vai adquirir novos conhecimentos sem precisar estar em uma sala de aula. É uma oportunidade para adquirir conhecimento de mundo e uma nova visão sobre aquilo que nos cerca. Além disso, você aumentará sua consciência global e entenderá como ações locais podem gerar mudanças globais.

homem olhando para o teto de uma igreja

Ao estudar no exterior sua perspectiva de mundo pode mudar completamente. Você pode voltar para o Brasil com novas opiniões e novos olhares. E isso é excelente, já que isso pode servir para orientar suas ações quando voltar para casa.

Dessa forma, estudar no exterior é uma experiência transformadora e pode ser maravilhosa, já que permite o contato com pessoas de outras culturas, raciocínios, comportamentos, alimentação e muito mais. É uma grande chance para se fazer amigos, explorar o que o mundo tem a oferecer e enriquecer seus conhecimentos, compreender melhor o mundo e até apreciar mais sua própria cultura.

Estudar no exterior é a porta de entrada para universidades internacionais

Uma experiência de estudos no exterior também pode ser o ponto fundamental se você quer estudar nas melhores universidades do mundo. Assim, caso você não tenha um bom nível do idioma, você pode fazer um intercâmbio para melhorá-lo. Posteriormente, você prestar o processo seletivo para cursar uma graduação ou pós-graduação internacional.

pessoa com chapéu de graduação soprando confetes

Assim, você poderá vivenciar uma realidade totalmente diferente da brasileira. Sim, o Brasil tem muitas universidades de excelência. Mas é inegável que as melhores universidades do mundo estão no exterior. Veja: segundo o QS World University Rankings 2020, que avalia as melhores universidades do mundo, as 20 melhores colocadas estão nos Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Singapura e China.

Isso significa que você poderá ter uma experiência de estudo diferenciada. Há diferentes métodos de ensino entre as universidades mundiais, que priorizam sempre um aprendizado sempre diversificado, amplo e de qualidade.

Amadurecimento e independência

Sair da casa dos pais e morar sozinho já é um aprendizado e tanto. Mas ao estudar no exterior você deverá aprender a se virar totalmente sozinho, especialmente no início. Você estará em um país onde não conhece ninguém, não fala a língua plenamente e não poderá contar com muitas pessoas para te ajudar. É uma realidade completamente desafiadora.

pessoa sentada sozinha em um prédio

Mas não encare isso como algo negativo. É na dificuldade que crescemos como ser humano. São em momentos como esse que podemos criar independência e confiança em nossas ações. É a oportunidade de resolvermos nossos problemas por conta própria e ser um indivíduo mais responsável e mais consciente sobre nossas próprias escolhas.

Veja também: Como suportar a saudade no intercâmbio

Além disso, estudar no exterior é uma grande maneira de se conhecer. Você irá passar por situações novas e descobrir como lidar com elas. É uma oportunidade para perceber novas habilidades que você nem sabia que tinha! Quando voltar para o Brasil, compare como você era antes, durante e depois de seu período de intercâmbio. Perceba seu crescimento e como você evoluiu!

Estudar no exterior é fazer networking e conhecer novos amigos

Quando você vai estudar no exterior você conhece pessoas de todos os lugares do mundo. Muitos deles estão passando por situações muito parecidas às suas e isso pode acabar fazendo com que vocês se unam e se tornem grandes amigos. Já pensou que legal ter amigos em vários lugares do mundo?

Pode ser que você conheça muita gente e não se tornem amigos de verdade. Mesmo assim, é uma boa oportunidade de criar relações com pessoas que podem te ajudar no futuro. O networking é uma das chaves para alavancar sua carreira. Conhecer pessoas e construir sua base de contatos pode ser mais simples do que parece: uma simples conversa em que você compartilha seus interesses e perspectivas pode mudar sua vida profissional.

Desenvolver um networking internacional diversifica suas conexões, ajuda você conhecer novas culturas, novas perspectivas e pode ajudar você a conseguir melhores oportunidades na carreira. Fazer-se conhecido(a) é fundamental nos dias de hoje!

Por fim, podemos perceber que estudar no exterior é algo fundamental nos dias de hoje. É algo que vai melhorar sua carreira profissional, sua vida pessoal e trazer uma bagagem cultural muito grande para sua vida.

A Optima Intercâmbio oferece inúmeros programas de estudo no exterior para você se desenvolver e realizar o sonho de estudar fora do país, indo desde o High School, cursos de idioma até pós-graduação no exterior. Esses programas aliam o aprendizado do idioma, progressão acadêmica e vivência cultural; culminando no desenvolvimento profissional e pessoal, criando mais e melhores oportunidades. A Optima Intercâmbio também oferece destinos em todos continentes, como EUA, Canadá, Argentina, Irlanda, Malta, Austrália e Nova Zelândia.

Em um mundo cada vez mais globalizado o entendimento dos diferentes costumes e a capacidade em se comunicar com pessoas das mais variadas partes do mundo são habilidades essenciais que podem ser desenvolvidas durante a experiência internacional.

Para fazer um intercâmbio de sucesso você pode contar com a assessoria especializada da Optima Intercâmbio para responder às suas dúvidas e organizar todos elementos fundamentais da sua experiência no exterior, entre em contato conosco aqui.

Higher Education Trabalho No Exterior Estudo Trabalho
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo