Se você vai fazer intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda ou ainda está na fase de planejamento, já deve ter ouvido falar na comprovação financeira para obter o visto de estudante e a permissão de trabalho no país.
Essa é uma etapa importante na jornada de qualquer estudante brasileiro na Irlanda, e pode ser motivo de muitas dúvidas e até preocupações, por isso nós vamos esclarecer o assunto e te ajudar a lidar com a comprovação de renda da Irlanda da melhor maneira!
A comprovação financeira é o valor que o estudante precisa ter disponível em sua conta bancária para provar que tem condições de se manter no país durante o período de estudos.
É um dos requisitos obrigatórios da Garda Irlandesa para fornecer o visto Stamp-2 aos intercambistas, assim como a permissão de residência no país. Esse é o visto necessário para realizar o programa de estudo e trabalho na Irlanda.
Esse valor não é um pagamento que você faz ao governo irlandês, mas sim uma quantia que precisa estar acessível para você durante a sua estadia. Após realizar a comprovação no IRP, você pode utilizar esse dinheiro como desejar. O mais recomendado é usá-lo para custear suas despesas na viagem ou mantê-lo como uma reserva para imprevistos.
A moeda oficial da República da Irlanda é o Euro (€), portanto a comprovação de fundos para obter a permissão de residência é realizada em Euros.
Entretanto, você também pode realizar sua comprovação em reais, respeitando o valor convertido.
A comprovação financeira é exigida para todos os estudantes que vão fazer um intercâmbio na Irlanda acima de 90 dias. Ela é uma medida que o governo utiliza para garantir que o estudante tem fundos suficientes para se manter na Ilha Esmeralda até ingressar em uma atividade remunerada e, também, para servir como um fundo de emergência para sua estadia.
Caso o estudante vá fazer um intercâmbio com duração de até 90 dias (três meses) não é necessário comprovar suas finanças, uma vez que ele apenas vai para o país com um visto comum de turismo. Essa categoria de visto não exige nenhuma comprovação de renda, mas é recomendável levar uma quantia suficiente para se manter no destino.
O valor necessário para comprovação financeira na Irlanda depende da duração do curso escolhido. Confira abaixo os valores exigidos:
Comprovar sua renda corretamente é essencial para que o processo de obtenção do visto ocorra como o esperado. Portanto, fique atento às formas de validação aceitas pela Garda Irlandesa.
A imigração irlandesa aceita diferentes formas de comprovação, e é fundamental seguir todas as exigências para evitar problemas na obtenção do seu visto.
Uma das formas mais comuns é apresentar um extrato bancário recente de uma conta em seu nome, de um banco irlandês ou internacional. Os extratos devem ser de papel oficial do banco e devem constar as movimentações da sua conta nos últimos 6 meses.
Caso seja uma impressão da internet, o papel deve estar timbrado e acompanhado de uma carta do banco comprovando sua autenticidade.
O documento deve mostrar claramente o saldo disponível, que deve corresponder ao valor mínimo exigido pela imigração, que em programas de 25 semanas é equivalente a €4.680.
Outra opção válida é o uso de um cartão de débito internacional. Para essa modalidade, é necessário apresentar um comprovante oficial que demonstre que o saldo da conta vinculada ao cartão é suficiente para atender às exigências financeiras da Irlanda.
Cartões de crédito não são aceitos.
Se seus custos forem cobertos totalmente ou parcialmente por um familiar ou patrocinador, é possível comprovar a renda através de uma carta de patrocínio.
Esse documento deve ser acompanhado de extratos bancários e comprovantes financeiros do patrocinador, garantindo que ele tenha condições de sustentar suas despesas na Irlanda.
Além disso, deve estar descrito quanto dinheiro estará disponível ao aluno e algum tipo de comprovante de vínculo.
Muitas vezes a entrevista para obter o IRP pode demorar várias semanas para acontecer, e você precisará usar parte do dinheiro da comprovação para custear despesas básicas para sua estadia no país, como aluguel ou alimentação.
Por isso, a imigração por ser aceitar valores de comprovação menores do que o indicado, desde que o estudante comprove que utilizou os valores faltantes com contas básicas no país.
Por isso, guarde as notas fiscais dos produtos e serviços essenciais comprados e tome cuidado para não gastar o valor da comprovação com contas não essenciais.
Fazer um intercâmbio na Irlanda pode parecer desafiador, mas você não precisa enfrentar tudo isso sozinho. A Optima está aqui para ajudar em cada etapa do caminho!
Nossa equipe especializada oferece suporte completo, desde a escolha do curso ideal até depois da finalização do seu programa. Com anos de experiência no mercado de intercâmbio, ajudamos milhares de estudantes a realizarem o sonho de estudar no exterior com segurança e tranquilidade.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito!
Conheça os tipos de visto da Irlanda e saiba como solicitar o visto de estudante correto para sua estadia no país. O que é preciso para en...
Se as suas malas já estão prontas para fazer seu intercâmbio na Irlanda, então você deve se preparar para tirar o famoso IRP - Irish Residence Pe...
Você está pensando em ir trabalhar naIrlanda? Saiba que existem várias particularidades para quem deseja passar uma temporada no país. Sobretudo qu...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2025 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos