Como fazer a comprovação financeira de 3 mil euros na Irlanda

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Fazer um intercâmbio sempre decorre em procurar várias documentações e comprovações. E se o seu destino é a Irlanda, saiba que eles exigem uma comprovação financeira. Ela é um dos requisitos para quem vai se aplicar ao visto de estudante na Irlanda. Por isso, veja como você pode fazer a comprovação dos 3 mil euros para seu intercâmbio na Irlanda.

Quem precisa fazer a comprovação de 3 mil euros na Irlanda

A comprovação financeira é exigida para todos os estudantes que vão fazer um intercâmbio na Irlanda acima de 90 dias. Ela é uma medida que o governo utiliza para garantir que o estudante tem fundos suficientes para se manter na Ilha Esmeralda até ingressar em uma atividade remunerada e, também, para servir como um fundo de emergência para sua estadia.

Como esse dinheiro é apenas para comprovação, não é necessário que você o tenha disponível para todo o período de seu intercâmbio. Assim, ele só precisa estar em suas mãos até você conseguir finalizar o processo de aplicação ao visto IRP - também chamado de Stamp 2.

Vale lembrar que o valor da comprovação financeira na Irlanda pode variar de acordo com o período de intercâmbio do estudante. A quantia de 3 mil euros é necessária para todos os estudantes que vão ficar na Irlanda por um período igual ou superior a 25 semanas (seis meses).

Caso o estudante vá fazer um intercâmbio com duração de até 90 dias (três meses) não é necessário comprovar suas finanças, uma vez que ele apenas vai para o país com um visto comum de turismo. Essa categoria de visto não exige nenhuma comprovação de renda, mas é recomendável levar uma quantia suficiente para se manter no destino.

Já aqueles estudantes que vão fazer intercâmbio com duração superior a 90 dias e inferior a 25 semanas deverão comprovar um valor correspondente a 500 euros para cada mês de sua estadia na Ilha Esmeralda. Ou seja, se você vai fazer um curso de quatro meses na Irlanda, o valor mínimo que você precisa comprovar é 2 mil euros.

É claro que o seu custo de vida pode ser superior ou inferior a esse valor. Isso é apenas uma estimativa média do governo da Irlanda, pois tudo depende do seu estilo de vida.

Como fazer sua comprovação financeira de 3 mil euros

Seja o valor de 3 mil euros ou menos, a sua comprovação financeira deverá ser feita antes de comparecer à imigração para aplicação ao IRP. Há várias formas de se fazer essa comprovação de 3 mil euros ou menos.

Lembrando que é importante que você verifique se a imigração da cidade em que você fará seu intercâmbio aceita aquele tipo de comprovação específica. No final deste post há um quadro onde mostramos os meios aceitos atualmente em cada destino de intercâmbio na Irlanda.

Cartão de Débito internacional

Essa é uma das maneiras mais seguras de você fazer a sua comprovação de renda na Irlanda. O Cartão de débito internacional é um cartão pré-pago que aceita várias moedas ao mesmo tempo. Assim, você pode recarregá-lo ainda no Brasil e não precisará se arriscar andando com dinheiro vivo no bolso ou outros métodos menos seguros.

Assim, quando a comprovação financeira for exigida, você apenas poderá apresentar o extrato atualizado do cartão contendo o valor exigido.

Para isso, apenas apresente uma captura de tela do app do cartão. Também é recomendável que você leve essa captura impressa caso as autoridades de imigração exijam o arquivamento deste documento. E não se esqueça que esse extrato deve ser o mais atualizado possível!

Em alguns casos pode ser que o cartão físico também seja exigido para comprovar a idoneidade do extrato apresentado. Por isso, ele deve estar em nome do estudante.

A Optima Intercâmbio também oferece o serviço de Cartão de débito internacional / Multimoedas. Clique aqui e confira como adquirir o seu!

Comprovação de 3 mil euros por meio de Postal Orders

Caso você prefira não utilizar o cartão de débito internacional você poderá solicitar uma Postal Order via Bank Draft. Muitos termos novos, não é? Calma, vou te explicar.

Para fazer esse processo você deverá chegar na Irlanda com o dinheiro em espécie. Sim, 3 mil euros em notas! Após chegar no país você deverá procurar uma agência do Post Office, os correios da Irlanda. Lá, você deverá solicitar que eles façam um bank draft.

O bank draft é o nome dado ao processo de trocar o dinheiro em espécie que está com você por títulos monetários, uma espécie de cheque nominal que comprova que você tem aquele valor depositado em uma agência do Postal Office - e não uma conta bancária, ok? Esse título é chamado na Irlanda de Postal Order.

Mas há algumas coisas que você precisa saber antes de solicitar seus postal orders. A primeira é que o valor máximo de cada "cheque" é de 650 euros. Então, por causa desse limite, você deverá pedir 4 cheques de 650 euros e mais um de 400 euros. Cada cheque tem o valor de 3,70 euros, então, para esse processo, você terá um custo de €18,50 além do valor a ser depositado.

Outra desvantagem é que, se você precisar sacar uma parte desse valor, você deverá sacar o valor de um cheque todo, não há como sacar apenas €200, por exemplo. É importante manter esses cheques em segurança, pois, em caso de perda, os transtornos podem ser muito grandes.

Mas, uma vez com esses cheques em mãos, é só apresentá-los na data agendada para fazer sua comprovação financeira e conseguir o visto da Irlanda!

Extrato de conta bancária irlandesa

O extrato de uma conta bancária irlandesa com a quantia de 3 mil euros ou menos também pode ser aceito de acordo com o local do seu intercâmbio. Para isso, você precisará abrir uma conta bancária em seu nome em um banco irlandês, como o AIB ou o Bank of Ireland. Normalmente, os estudantes costumam abrir suas contas bancárias naquelas agências que a sua escola tem convênio.

Após a abertura de conta, você deverá fazer o depósito da quantia de 3 mil euros e retirar o extrato bancário para apresentar quando for necessário. É importante que, para fazer a comprovação financeira, esse extrato deve estar o mais atualizado possível.

O processo para você conseguir abrir sua conta em definitivo pode levar até 15 dias, quando o cartão será enviado para o endereço indicado.

Extrato de conta bancária irlandesa online

Assim como no Brasil, na Europa há alguns bancos que funcionam totalmente online. Não possuem agência física nem para atendimento físico ao correntista, nem para efetuar transações bancárias.

No geral, o processo para fazer a comprovação do valor de 3 mil euros é o mesmo. Você abre sua conta, faz o depósito do valor e leva o extrato atualizado.

A grande vantagem desses bancos, como o N26, é que os serviços básicos são totalmente gratuitos e você não pagará taxas de manutenção.

Extrato de conta bancária brasileira

Essa modalidade tem uso restrito para algumas localidades. Para isso, a conta deverá estar em nome do estudante. O extrato bancário deverá ser o mais atualizado possível e deverá conter a tradução juramentada para o inglês, bem como o saldo convertido em euros.

Veja mais: Saiba o que é a tradução juramentada

Veja as formas de comprovação financeira aceitas nos destinos abaixo:

Cartão de débito internacional multimoedasPostal OrderExtrato de conta bancária irlandesaExtrato de conta bancária irlandesa onlineExtrato de conta bancária brasileira
Dublin
Dún Laoghaire
Bray
Galway
Cork
Limerick
Waterford
Wexford
Bundoran

A Optima Intercâmbio vai te ajudar em cada etapa do seu intercâmbio. Inclusive vamos te ajudar a escolher qual é a melhor forma de comprovação financeira para o seu caso! Faça um intercâmbio com a Optima e realize seu sonho! Clique aqui e entre já em contato com nossos consultores!

Visto
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco