A convivência na Casa de Família

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
convivência em casa de família intercambio

Uma das maiores preocupações quando alguém vai fazer intercâmbio é a respeito da moradia. Muitos estudantes preferem fazer seu intercâmbio em casa de família - ou host family - uma vez que ou vão passar pequenos períodos no exterior ou preferem maior segurança até se adaptar ao destino escolhido.

O que é uma host family?

Quando você escolhe fazer um intercâmbio em casa de família significa que você vai ficar hospedado na casa de uma família local a qual recebe estudantes estrangeiros e intercambistas. As host families são rigorosamente selecionadas e passam por diversos testes para comprovar sua capacidade de receber pessoas de outros países em seu espaço.

Geralmente, essas famílias gostam de conviver com pessoas diferentes e sempre buscam conhecer e aprender mais sobre uma nova cultura. Mesmo assim, é importante lembrar que isso também é um trabalho pelo qual eles estão sendo pagos para fazer.

Por ser um trabalho e, também, por eles abrirem as portas de suas casas para receber outras pessoas, existem algumas regras para uma boa convivência na casa de família. Veja um pouco mais sobre como se sentir parte da família!

Fazendo parte da host family

1. Regras da casa

As regras da casa variam de acordo com cada host family. Dessa forma, cabe à você perguntar à família que o receberá quais são as regras da casa. Por exemplo: peça informações sobre o uso do banheiro ou da cozinha, perguntando quais os horários mais adequados para se tomar banho, se você poderá utilizar as outras áreas da casa, se é permitido fumar, etc.

toalhas de banho

2. O que esperar da família:

Roupa de cama e banho: a sua host family deverá fornecer uma toalha de banho para que você use durante a sua estadia. Lençóis e roupas de cama também devem ser fornecidos. No entanto, aconselhamos que você leve sua própria toalha.

3. Limpeza

Durante o intercâmbio é você quem deverá manter seu quarto limpo no dia-a-dia. Sua host family poderá passar aspirador no seu quarto quando achar necessário, mas lembre-se que você não está em um hotel. Você está hospedado em uma casa de família e se você desarrumar algo, terá de arrumá-lo, como todos fazem em suas próprias casas.

4. Uso do banheiro

Pergunte à família se há um horário específico para você usar o banheiro, pois pode haver outras pessoas dividindo este banheiro com você, e muitas vezes, o sistema de aquecimento de água é diferente e pode ser que não tenha água quente o dia todo. Lembre-se que é de seu direito tomar pelo menos um banho por dia.

5. Chaves da casa

Cada família tem um modo de lidar com a sua privacidade. Talvez a sua família lhe dê uma cópia das chaves da casa. Neste caso, tome cuidado para não perdê-las, pois algumas chaves podem ser difíceis e caras de serem copiadas.

Peça para que eles expliquem como trancar e destrancar as portas. Se você não compreender peça para repetir, pois algumas casas possuem trancas automáticas e/ou sistema de alarme e é importante evitar situações complicadas como não conseguir entrar ao chegar em casa caso não haja ninguém para abrir para você.

6. Aquecimento

A maioria das casas têm aquecimento central (sistema de calefação), que geralmente não funciona durante todo o dia. Se sentir muito frio, tente usar um pouco mais de roupas do que você está acostumado. À noite, peça à sua família mais cobertores. Se não houver sistema de aquecimento central no seu quarto, peça para a família colocar um aquecedor móvel no seu quarto.

7. Uso do telefone

Sempre pergunte se é possível fazer uso do telefone. Se sim, pergunte qual o melhor horário para você receber ligações. Preste atenção ao fuso horário, para você não receber ligações em horários inconvenientes que possam incomodar a família, como por exemplo, no meio da noite. Nunca dê o telefone da sua host family, principalmente se você estiver procurando por um emprego.

O mais indicado é que você use seu próprio telefone celular, uma vez que os planos costumam ser bem baratos e você já vai contratá-lo de qualquer maneira. Algumas operadoras oferecem até internet ilimitada, dessa forma você irá gastar ainda menos com as ligações tradicionais.

café da manhã do intercambio em casa de família

8. Refeições

Normalmente, ao fazer um intercâmbio em casa de família, ela deverá oferecer refeições no estilo “meia-pensão”, ou seja, duas refeições por dia: café da manhã e jantar (isso depende muito do seu pacote de intercâmbio, mas, via de regra, é assim). Se você não for comparecer à uma dessas refeições é importante avisá-los com antecedência, pois a família espera recebê-lo para a refeição.

Caso você queira comprar sua própria comida, pergunte à família onde você pode guardá-la. A alimentação no exterior pode ser bastante diferente da que você está acostumado no Brasil, por isso, é preciso se adaptar ao novo estilo de vida até que você alugue seu próprio espaço, onde terá liberdade de fazer sua própria comida.

Dicas para intercâmbio em casa de família

Se você vai fazer seu intercâmbio em uma casa de família é importante ficar atento à diversas outras coisas para que haja uma boa convivência entre todo mundo da casa. Por isso, aqui vão mais algumas outras dicas para que seu intercâmbio em casa de família seja uma experiência incrível - e que eles tornem, de fato, parte da sua família!

O primeiro passo para uma boa convivência na casa de família é, ainda no Brasil, estudar um pouco sobre o seu destino. Os países e cidades têm costumes diferentes do que estamos acostumados. Por isso, conhecer a cultura local e como os cidadãos locais se comportam é fundamental para tentar diminuir o choque cultural que, muitas vezes, pode ocorrer.

Morar com uma host family é uma experiência que busca agregar ainda mais ao seu intercâmbio, isso porque você estará cercado pela cultura local. Assim, peça dicas de onde ir, quais lugares os moradores locais frequentam para se divertir e saia um pouco da zona turística. Assim você pode conhecer de fato a cidade como se já morasse lá há muito tempo!

Outra grande dica de ouro: comunicação. Como já falamos anteriormente, muitas coisas podem ser resolvidas com uma simples conversa. Dessa forma, se você não sabe alguma regra, pergunte. Se você não concorda com alguma coisa, converse calmamente e apresente seus argumentos. A comunicação é um dos pontos fundamentais para que sua convivência em um intercâmbio em casa de família seja muito boa.

Por fim, não esqueça da proatividade. Ser uma pessoa educada, prestativa e que oferece ajuda nos afazeres da casa não custa nada! Por isso, aproveite essa oportunidade para conhecer melhor sua host family, fazer amizades e aprender mais sobre a cultura local!

Em um intercâmbio em casa de família o estudante vai conviver com novos costumes, nova rotina e novas experiências incríveis. Se você gostou desse formato de hospedagem, saiba que a Optima Intercâmbio escolhe a família perfeita e que mais se adequa ao seu perfil para que seu intercâmbio seja maravilhoso! Por isso, entre já em contato com nossa equipe especializada e faça já seu intercâmbio! Não vá perder essa oportunidade de conhecer a fundo a cultura de outro país e se sinta como da família!

Moradia
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2020 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo