Carnaval em Veneza e intercâmbio

5 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
pessoa usando fantasia de carnaval em veneza

Para estudantes que saem do Brasil para o intercâmbio há datas em que se queria estar em terras tupinins. Principalmente em tempos de inverno rigoroso na América do Norte ou Europa, como não lembrar do verão brasileiro? Ainda mais se o calor combinar com o tempo do Carnaval. Em lugar nenhum do mundo se realiza esta festa como no Brasil. A união de música, dança e outras tradições gera uma diversão única. No entanto, a cultura carnavalesca não é exclusividade nossa. Em várias partes do mundo comemora-se esta data. Para quem está em intercâmbio, especialmente na Europa, há a chance de curtir um dos mais antigos e tradicionais, que é o Carnaval em Veneza.

Carnaval em Veneza

As origens do Carnaval em Veneza

A festa que remete aos povos celtas foi incorporada pela religião Católica ainda na idade média. Este momento era utilizado como preparação ao período da Quaresma. Durante 3 dias as pessoas ficavam livres para comer, beber e se divertir. Veneza, que era conhecida como República Sereníssima, absorveu a tradição a partir da vitória em uma guerra no século XI. Naquele período se desenvolveu como momento de diversão entre toda população que festejava com comidas, danças e outras atividades. Durante o período da renascença, em especial no século XVI, é que Veneza ganhou tradição e reconhecimento de possuir um grande Carnaval. Criou-se a cultura de utilizar máscaras e fantasias durante os dias da festa. As pessoas conseguiam, assim, o anonimato, e se divertiam sem medo de serem reconhecidas pelo que faziam.

Carnaval em Veneza

Após a conquista de Veneza por Napoleão Bonaparte, a festa foi cancelada até 1979. Um grupo de pessoas decidiu reviver as tradições do Carnaval em Veneza. A partir de então as autoridades decidiram investir e hoje a cidade reconquistou o reconhecimento de ter um dos melhores carnavais do mundo.

Personagens do Carnaval em Veneza

Carnaval em Veneza

O Carnaval em Veneza criou personagens que são conhecidos por todo o mundo. Colombina, Arlequin, Doutor ou Pantalone são criações do período da Commedia Dell’Arte. Esta manifestação do teatro popular cresceu como contra-ponto ao oferecido pela nobreza. O carnaval absorveu esta cultura e até hoje pessoas se fantasiam como tais personagens. Embora o mais comum seja ver pessoas vestidas com roupas que relembram séculos passados, há aquelas que se apresentam com fantasias modernas como de super-heróis ou clássicos do cinema.

Como se divertir no Carnaval em Veneza?

Diferentemente do que ocorre no Brasil, o Carnaval em Veneza não tem a mesma agitação que aqui. A cultura em Veneza é aproveitar os dias de festa para se divertir através da forma de se vestir. Como dizem: “é uma festa para se ver e ser visto”. Imagine você em uma cidade milenar e com milhares de pessoas vestidas como na idade média. Você se sentirá de volta ao passado, vivendo entre cavaleiros medievais e princesas. Vale a pena providenciar uma fantasia e participar integralmente da festa. Há barracas e lojas oferecendo roupas e máscaras para você alugar por diversas faixas de preços.

A programação possui eventos tradicionais que são marcantes. A Piazza San Marcos é o ponto central, onde se concentram as principais atrações. O Voo de Maria e o Voo do Anjo são eventos imperdíveis, e que recebem pessoas do mundo todo para acompanhar. A decisão de se fantasias é livre, mas faz toda a diferença entrar no clima e se divertir como os nativos. Acompanhar os desfiles e participar dos concursos de fantasias e máscaras é uma possibilidade para todos. Vale a pena brincar, tirar fotos e se deixar fotografar por estranhos.

Carnaval em Veneza

Outra forma de participar da festa é comprando convites para os bailes de máscaras oferecidos na cidade. Vários hotéis e clubes realizam festas onde o glamour e a exibição são os principais componentes. Embora sejam muito exclusivistas, há convites que podem ser adquiridos através de sites, agências de turismo e até mesmo comprados na entrada.

Aproveite o intercâmbio e conheça o Carnaval em Veneza

Carnaval em Veneza

Estando na Itália ou mesmo em outro país europeu no período do carnaval, vale a pena conhecer a festa. Será uma oportunidade inesquecível de conhecer uma tradição de muitos séculos. E melhor, numa cidade maravilhosa! Você poderá também adquirir um tour pela cidade de Veneza e conhecer suas histórias e mistérios. O intercâmbio é um momento de se abrir para novas culturas e tradições. As experiências vividas serão lembranças para toda a vida. Viva um carnaval inesquecível através dos programas de intercâmbio oferecidos pela Optima Intercâmbio.

Veneza Carnaval
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco