Estudar em Portugal: programas de intercâmbio

6 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
estudar em portugal paisagem

Portugal é um destino incrível não só para turistas, mas também para estudantes! Se você quer estudar em Portugal e não sabe como, continue lendo esse artigo, pois a Optima Intercâmbio vai te mostrar tudo sobre um intercâmbio em Portugal!

Por que estudar em Portugal?

Mas você não deve estudar em Portugal somente por causa dos aspectos culturais. O país possui universidades de grande qualidade, que figuram entre as mais conceituadas do mundo. Estudar por lá é garantia de ensino de ponta!

E não para por aí… O custo de vida do país e das universidades costumam ser bem mais em barato do que outros destinos europeus. Então, se você quer fazer um intercâmbio e, ao mesmo tempo, fazer um curso superior, Portugal é o lugar perfeito!

Você também vai encontrar uma grande facilidade com os documentos necessários para ingressar em uma universidade. Em algumas delas, só é preciso sua nota do ENEM e seu histórico escolar como parte do processo seletivo. Brasileiros também enfrentam menos burocracia para morar em Portugal.

Quem pode estudar em Portugal?

Qualquer brasileiro pode estudar em Portugal! Dessa forma, qualquer pessoa que deseje fazer um curso de ensino superior pode se candidatar para estudar em algumas universidades portuguesas.

O grande diferencial de um intercâmbio no país é que o estudante não precisa, necessariamente, aprender um novo idioma, já que lá o português também é a língua nativa. Isso facilita ainda mais a adaptação do estudante na cultura portuguesa, já que a barreira do idioma é praticamente inexistente. Mas lembre-se: eles podem ser bastante literais quando falamos algumas expressões brasileiras!

Programas de intercâmbio e estudo em Portugal

Brasileiros que desejam fazer intercâmbio em Portugal têm à disponibilidade vários tipos de programas de estudos para o país. Veja quais são:

Graduação

Estudantes internacionais podem fazer um curso de graduação em Portugal por meio dos programas de “licenciaturas”. Apesar do nome, elas têm duração de 4 ou 5 anos e, aqui no brasil, recebem o título de bacharelado.

Nessa modalidade, o estudante brasileiro poderá fazer todo o período da sua graduação em uma universidade Portuguesa.

Os brasileiros podem usar a nota do ENEM como uma das formas de ingresso em uma graduação em Portugal. Além disso, o histórico escolar do estudante também vai ser analisado.

Conjuntamente, eles servem como os critérios de entrada na universidade. Dessa forma não é necessário prestar uma prova ou vestibular das instituições portuguesas.

Outra maneira para estudar em Portugal é fazer uma parte da sua graduação nas instituições portuguesas. Para isso, é importante já estar matriculado em uma instituição brasileira e cursando uma graduação. Assim, é possível estudar no exterior durante um período do seu curso, seja um semestre ou um ano letivo, por exemplo.

Nesses casos, no final do curso, o estudante receberá um diploma válido tanto em Portugal como no Brasil. Essa é outra vantagem que mostra como vale a pena fazer um intercâmbio em Portugal.

Há licenciaturas nas áreas de educação, ciências sociais, tecnologia, administração, artes e design, turismo e saúde.

estudar em portugale estudantes

Pós-graduação

Se você já tem uma graduação, mas deseja evoluir nos seus estudos e fazer um curso de especialização, estudar em Portugal também é uma ótima opção.

As universidades de Portugal contam com cursos de pós-graduação e MBA em todas as áreas de educação. As durações, nesse caso, variam de curso para curso.

Mestrado

Os cursos de mestrado em Portugal proporcionam ao estudante um aprofundamento nos estudos, complementando-o. Além disso, quem deseja estudar em Portugal e fazer um mestrado terá a oportunidade de desenvolver novas habilidades específicas, bem como atualizar as competências já adquiridas.

Também há cursos em todas as áreas de conhecimento e eles costumam durar em torno de 4 anos.

Onde estudar em Portugal

A Optima oferece pacotes de intercâmbio para Portugal nas cidades de Leiria e Santarém. Essas cidades têm

instituições reconhecidas por sua qualidade de ensino e pioneirismo nas graduações.

estudar em portugal ruas de santarém

Além disso, ambas cidades estão em regiões com grande dinamismo econômico e boas taxas de empregabilidade. Elas também possuem uma elevada qualidade de vida, o que impressiona qualquer estudante de outro país!

Precisa de visto para estudar em Portugal?

Se o curso escolhido tiver duração superior a 90 dias, é necessário um visto de estudos em Portugal. Há dois casos: o primeiro é se o seu período de estudos for superior a 90 dias e inferior a 1 ano. Para isso, você precisa solicitar um “Visto de Estada Temporária - Estudo e Investigação” (E8).

Caso seu período de estudos seja superior a 1 ano, você deverá solicitar um “Visto de Residência - Estudo e Investigação” (D4). Ele valerá durante todo seu período de estudos em Portugal.

Desde 2019 o pedido de vistos para Portugal deve ser feitos nos Centros de Solicitação de Vistos, geridos por uma empresa parceira autorizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Posso estudar e trabalhar em Portugal?

O visto de trabalho é indispensável para trabalhar em Portugal, portanto com os vistos de estada temporária e de residência não se pode trabalhar.

Entretanto, caso você consiga um contrato de trabalho ou mesmo uma promessa de trabalho no país, eles são facilmente convertidos em um visto de trabalho.

O que fazer intercâmbio em Portugal?

Para você fazer um intercâmbio em Portugal é bem simples! É só clicar aqui e entrar em contato com a Optima Intercâmbio! Nós temos os melhores pacotes para você estudar em Portugal e realizar seu sonho de fazer um intercâmbio em outro país.

A Optima é parceira de excelentes universidades nas cidades de Leiria e Santarém. Dessa forma você terá garantia de uma educação de qualidade.

Leiria
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco