Vale a pena estudar em Portugal?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Vale a pena estudar em Portugal? Esse país, que até hoje possui laços muito fortes com o Brasil, acabou se tornando um destino bastante procurado por quem deseja estudar no exterior e se especializar profissionalmente. De fato, se você deseja fazer um intercâmbio, mas não quer aprender outro idioma, escolher Portugal como seu destino pode ser tudo o que você precisa!

No post de hoje nós falamos sobre algumas vantagens de estudar e fazer um intercâmbio em Portugal!

1. Portugal é o destino perfeito para graduação ou pós-graduação

Não faz sentido você fazer um intercâmbio em Portugal para estudar outro idioma, certo? Por isso, escolher Portugal como seu destino de intercâmbio é uma oportunidade incrível para se aperfeiçoar profissionalmente e academicamente. Algumas das melhores universidades de língua portuguesa estão em Portugal e, por isso, é uma grande chance de fazer uma graduação ou pós-graduação fora do país.

Os institutos politécnicos são instituições de ensino superior mais voltadas para a prática, mas também há a oportunidade de cursar um mestrado e doutorado nessas instituições, o que pode dar ainda mais destaque ao seu currículo. Já pensou como deve ser estudar em uma das instituições mais importantes da Europa?

2. Vale a pena estudar em Portugal? Internacionalização da sua carreira

Pode ser que a sua carreira profissional exija uma experiência internacional, mas você ainda não tem o inglês na ponta da língua para fazer um curso profissional no exterior. Assim, escolher estudar em Portugal é o pontapé que a sua carreira precisa para ganhar uma experiência no exterior.

As empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados e multidisciplinares, capazes de lidar com a grande diversidade do ambiente de trabalho. Por isso, mesmo que Portugal e Brasil tenham culturas e costumes bastante parecidos, uma experiência de estudos em Portugal é a oportunidade que você precisa para internacionalizar a sua carreira mesmo sem falar outro idioma.

3. Estudar em Portugal é ter contato com diversas outras culturas

Portugal é um país que costuma investir na educação e na internacionalização das universidades. Por isso, há um grande investimento para atrair estudantes internacionais. Dessa forma, ao fazer seu intercâmbio em Portugal você poderá conhecer diversos estudantes de outros países, ter contato com diferentes culturas e fazer novas amizades de diferentes lugares do mundo!

4. Vale a pena estudar em Portugal? Vale a pena para conhecer a história!

Se você é apaixonado/apaixonada por história, saiba que estudar em Portugal significa não apenas conhecer mais da história portuguesa, como também conhecer ainda mais da história brasileira.

Os profundos laços históricos entre Portugal e Brasil na época dos grandes impérios podem ser vistos até hoje por todas as ruas das cidades portuguesas. Museus e galerias de arte espalhadas por todo o país contam um pouco da nossa história e dos nossos laços com Portugal.

Ruas e cidades têm nomes de personalidades importantes para os dois países e conhecer os centros históricos das cidades portuguesas é como fazer um passeio pelo Brasil Colonial!

5. Brasileiros têm grandes facilidades para estudar em Portugal

Isso mesmo: desde 2014, se você é brasileiro, você tem grandes facilidades para fazer uma graduação nas Universidades de Portugal. Essas universidades portuguesas têm processos seletivos que aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso. Instituições como a Universidade de Coimbra, por exemplo, aceitam o ENEM como forma de ingresso. Outro grande exemplo é o Instituto Politécnico de Leiria, que oferece um grande número de vagas para brasileiros em graduação e pós-graduação.

Saiba mais: Estudar em Portugal: programas de intercâmbio

Isso é especialmente vantajoso, pois os estudantes brasileiros que desejam fazer uma graduação em uma instituição de ensino portuguesa não precisam se preocupar com vestibulares internacionais e as altas taxas que costumam ser aplicadas, como em outros países.

Dessa forma, qualquer brasileiro pode se candidatar a uma universidade portuguesa. A única exceção são aqueles brasileiros com cidadania portuguesa ou europeia. Esses são tratados como cidadãos portugueses e devem fazer um vestibular voltado aos estudantes portugueses.

6. Vale a pena estudar em Portugal? Conseguir um visto de estudos é bastante fácil!

Para que um brasileiro consiga um visto de estudante para Portugal ele deve se aplicar diretamente pelos Centros de Solicitação de Vistos, que são empresas parceiras do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Entretanto, esse processo para solicitação de um visto estudantil português é bastante mais fácil e mais simples do que para outros países. Para cursos com duração inferior a 90 dias, não é necessário nenhum tipo de visto, pois Portugal participa do Espaço de Schengen, o qual os brasileiros podem transitar por até três meses sem nenhum tipo de visto.

Caso o curso seja superior a esse período - seis meses, por exemplo - será necessário um visto de estudante.

7. Estudar em Portugal vale a pena por causa do custo de vida

Portugal é um país de dimensões pequenas: o tamanho de seu território pode ser comparado ao estado de Pernambuco e todo o país tem uma população menor do que a cidade de São Paulo. E não encare isso como algo negativo, muito pelo contrário! Isso ajuda a transformar o país em um grande destino quando o assunto é custo de vida: o valor mensal a ser utilizado por um estudante fica na casa dos 600€.

Esse valor é bastante menor do que outros grandes destinos de intercâmbio na Europa, como Dublin ou Paris. Nessas cidades, o custo de vida pode passar dos 900€ facilmente. Por isso, se você tem a intenção de investir na sua carreira e se profissionalizar ainda mais e ter um excelente custo-benefício, Portugal pode ser um grande destino!

Apesar de não haver instituições de ensinos públicas que são realmente de graça, como as Universidades Públicas brasileiras, as instituições portuguesas têm mensalidades anuais que são extremamente baratas e que saem por um valor muito mais baixo do que muitas instituições particulares de ensino no Brasil.

8. Vale a pena estudar em Portugal por ele ser a porta de entrada para uma carreira na Europa

Como já falamos, estudar em Portugal é ter a possibilidade de conhecer muitos estudantes, os quais vêm de inúmeros países da Europa em busca de uma especialização ou graduação. Por isso, ao escolher o país como seu destino de intercâmbio você poderá fazer muitos contatos com pessoas de outros países europeus. Dessa forma, você irá aumentar o seu networking e expandir suas fronteiras ao fazer contatos com estudantes e profissionais europeus da sua área.

Além disso, ao fazer uma graduação em Portugal ficará muito mais fácil ter seu diploma reconhecido em outros países da Europa. Isso é muito importante para que você consiga uma carreira internacional. O mesmo vale para o Brasil: muitas universidades portuguesas têm parcerias com o Brasil e, por isso, muitos cursos têm seus diplomas válidos no Brasil também!

9. Você não precisa saber outro idioma para estudar em Portugal!

Pelo fato de Brasil e Portugal terem o mesmo idioma - o português - você não precisará saber ou comprovar sua proficiência em um outro idioma. Isso é uma grande vantagem, pois não há a barreira do idioma, o que acontece em casos de quem deseja cursar uma graduação ou pós-graduação em países de língua inglesa, por exemplo. Você só precisa se acostumar com o sotaque lusitano - o que não é muito difícil!

De qualquer forma, pelo alto número de estudantes internacionais, muitas universidades ministram disciplinas ou cursos inteiramente em outro idioma, como o inglês.

10. As Universidades Portuguesas são sinônimos de tradição

Se você ainda se pergunta se vale a pena estudar em Portugal, tenho um grande motivo para você considerar esse país como seu destino de intercâmbio: as universidades portuguesas têm grande tradição de ensino, com mais de séculos de funcionamento e são lugares onde grandes nomes das ciências já passaram.

Essa tradição pode ser comprovada nos rankings: o país tem pelo menos 4 universidades entre as 500 melhores instituições de ensino do mundo!

Como estudar em Portugal?

Viu só como estudar em Portugal vale a pena? O país é um grande destino de intercâmbios para brasileiros e outras nacionalidades e, sem dúvidas, é uma oportunidade incrível para ter uma graduação ou pós-graduação no exterior.

Para ter essa experiência incrível de estudar em Portugal você pode contar com a ajuda da Optima Intercâmbio. Nossos experts em intercâmbio vão ajudar você a organizar seu intercâmbio para Portugal do começo ao fim! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Partiu intercâmbio em Portugal?

Leiria
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco