O que é a eTA do Canadá

8 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Você já conhece a eTA Canada? Esse documento é uma grande facilidade para brasileiros que está em vigor desde maio de 2017. Além de ser bem mais prática de se conseguir do que um visto de estudante ou turismo, ela é muito mais barata!

Assim, se você vai fazer intercâmbio no Canadá, esse tipo de documento pode ser bastante útil para você! Conheça um pouco mais sobre a eTA Canadá neste post!

O que é a eTA Canadá?

A eTA Canadá é um documento chamado Electronic Travel Authorization. A eTA não é um visto para o Canadá, de fato. Ela é apenas um documento que o governo solicita para aquelas pessoas que não precisam de algum tipo de visto canadense válido para entrar no país - uma autorização eletrônica de viagem.

Na prática, você apenas precisará preencher um formulário online e pagar a taxa. Ao ser aprovada, a eTA Canadá já estará eletronicamente vinculada ao seu passaporte. É importante lembrar que esse documento não permite que o viajante permaneça no país além do período permitido pela eTA - normalmente são estadias curtas, até seis meses. Ele também não dá permissão de trabalho no país.

Assim, a eTA Canadá é apenas um documento que procura substituir o visto de turista em algumas situações específicas onde ele pode ser dispensado.

É válido ressaltar também que, apesar de o documento ser um grande quebra-galhos para quem quer fazer um intercâmbio no Canadá, ele não garante que você entrará, de fato, no país. Isso porque quando você chegar na imigração canadense, os oficiais irão conferir todos os seus documentos.

Quem pode solicitar a eTA Canadá?

Os requisitos para um brasileiro entrar no Canadá portando apenas uma eTA são bastante simples. Veja:

  • Possuir um passaporte brasileiro válido e,
  • É necessário ter possuído um visto canadense de qualquer tipo (turismo, estudantil ou outros) nos últimos 10 anos ou;
  • Possuir um visto válido e ativo de não imigrante dos Estados Unidos. Nesse caso, os vistos de não imigrantes se referem aos vistos de negócios (B-1) ou de turismo (B-2) dos Estados Unidos ou;
  • Possuir um passaporte válido de algum país da União Europeia. Veja a lista de países onde esse requisito é válido clicando aqui.

Além desses requisitos, também é necessário que você entre no Canadá por via aérea.

Dessa maneira, se você estiver viajando pelos Estados Unidos e for entrar no Canadá por via marítima ou terrestre, a eTA não é válida - mesmo que você a possua. Neste caso, você será impedido de entrar no país.

Portanto, a primeira entrada no Canadá deve ser por via aérea, independente do país de origem do voo. Se você deseja fazer sua primeira entrada no Canadá de carro ou de navio de cruzeiro, por exemplo, você ainda precisará tirar um visto canadense de turismo ou estudo.

Depois da sua primeira entrada no país desembarcando de um avião, você poderá viajar para os Estados Unidos normalmente de carro - desde que seu visto estadunidense seja válido.

Se você já tem algum visto de visitante canadense válido, não é necessário solicitar uma eTA.

Quanto custa solicitar a eTA Canadá?

Essa é uma das grandes vantagens da eTA Canadá. O valor a ser pago na taxa de emissão do documento é de apenas $7 CAD. Isso mesmo, apenas 7 dólares canadenses.

Ele pode ser pago por meio de cartão de crédito (Visa, Mastercard ou American Express), cartões de créditos pré-pagos ou cartão de débito Visa ou Mastercard (verifique se o seu banco é suportado).

Esse valor é muito mais barato quando comparamos com os outros vistos do Canadá. Um visto de visitante custa, atualmente, $ 100 CAD + $85 CAD de taxas de biometria.

Como solicitar sua eTA Canadá?

Todo o processo para solicitar a sua eTA pode ser feito online no site do governo canadense. É importante estar em mãos com o seu passaporte e seu número do visto estadunidense. Eles serão solicitados ao longo do processo. Para fazer sua solicitação no site oficial, basta clicar aqui.

A resposta da aprovação de sua Autorização Eletrônica de Viagem do Canadá será enviada para seu endereço de e-mail. Por isso, é importante preencher o campo “email address” com um endereço de e-mail válido e que você tenha acesso.

A aprovação ou não pode levar de alguns minutos a até 72 horas após o pagamento da taxa de $ 7 CAD. Por isso, fique atento ao seu email e à caixa de spam.

Caso você não fale inglês/francês, as línguas oficiais do Canadá, você poderá seguir o passo a passo em português para preenchimento do formulário. Esse passo a passo foi preparado pelo próprio governo canadense. Basta clicar aqui para ter acesso ao documento.

Depois de solicitar o documento, você poderá verificar o status de sua solicitação também no site do governo do Canadá. Clique aqui e veja a página para consulta.

Informações adicionais sobre a eTA Canadá

Se você estiver indo ao Canadá para fazer um intercâmbio com outro amigo ou parente, o processo de preenchimento do formulário de aplicação a eTA Canadá deverá ser feito de maneira individual. O mesmo vale para o pagamento da taxa de $ 7 CAD. Dessa forma, não é possível fazer o preenchimento e o pagamento de todas as pessoas de uma única vez. Para um grupo de 3 pessoas, por exemplo, o processo de preenchimento e pagamento deverá ser feito três vezes.

É importante que você imprima ou salve o seu recibo imediatamente. O próprio governo canadense afirma que não será possível ter acesso ao recibo posteriormente, bem como não será possível receber uma cópia dele por email ou outra forma.

Toda comunicação necessária será feita por email. Por isso, esteja atento à caixa de entrada e à pasta de lixo eletrônico (spam).

Validade

A validade da eTA é, normalmente, de cinco anos. Durante esse período você poderá entrar e sair do Canadá quantas vezes quiser, desde que sua primeira entrada no país após a aprovação do documento seja feita por via aérea. Após seu vencimento, você deverá fazer

O tempo de permanência ininterrupta no Canadá é de 6 meses. Você não poderá permanecer no país por um período superior a este. Se você estiver programando um intercâmbio com duração superior a 6 meses, mas cumprir os requisitos citados anteriormente, você deverá solicitar um visto de estudante de qualquer forma.

A eTA não pode ser estendida por mais de cinco anos. Você deverá fazer o processo novamente.

E se eu não for elegível?

Se você não possuir um visto americano válido atualmente, ou não possuiu um visto canadense nos últimos 10 anos ou não for um cidadão com passaporte da União Europeia, você não será elegível para aplicação a eTA. O mesmo vale caso você não vá entrar no Canadá por via aérea.

Em todos esses casos você deverá solicitar um visto canadense tradicional de acordo com suas necessidades. Se você vai fazer um intercâmbio no país por um período inferior a 6 meses, apenas um visto de turismo basta. Caso seu intercâmbio seja superior a 6 meses, será necessário solicitar um visto de estudante.

Viu só como é fácil fazer seu intercâmbio no Canadá? Programe já o seu intercâmbio com ajuda da Optima! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Nós vamos te ajudar a programar todo seu intercâmbio, do início ao fim!

Visto
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco