O fim do intercâmbio é um misto de emoções. A alegria de voltar para casa e rever a família se mistura com a nostalgia de deixar para trás uma rotina, amigos e uma vida que você construiu em outro país.
Ao olhar para o seu quarto, você vê muitas memórias: aquele casaco que te salvou no inverno rigoroso, os livros da faculdade, os souvenirs de viagens inesquecíveis e as roupas que marcaram momentos especiais.
Depois de meses ou até semestres vivendo no exterior, é natural acumular pertences que vão muito além do limite de bagagem da companhia aérea. E então, a pergunta inevitável surge: como levar tudo isso de volta para o Brasil?
Mas não se preocupe, pois preparamos este guia para te ajudar a organizar o retorno dos seus pertences com segurança, economia e tranquilidade. Continue a sua leitura e saiba mais!
Antes de pesquisar caixas e transportadoras, o passo mais importante é o desapego! Nem tudo precisa cruzar o oceano com você. Leve em conta o custo de envio, o valor do item e o apego emocional.
A comunidade de intercambistas é sua maior aliada. Quem está chegando precisa exatamente do que você está deixando para trás!
Depois de separar o que vai com você, é hora de escolher o método de envio. Cada opção tem vantagens, custos e prazos diferentes.
Essa é a opção mais prática para quem tem "apenas" alguns quilos a mais. Você despacha uma mala extra no próprio aeroporto e ela chega junto com você.
Utilizar o serviço postal oficial do país onde você está (como o Royal Mail no Reino Unido, USPS nos EUA, ou An Post na Irlanda) é uma alternativa segura e tradicional.
Se você precisa de rapidez e segurança máxima, as empresas de courier expresso são a melhor escolha.
Se você acumulou muitos itens e praticamente precisa de uma mini mudança, o transporte marítimo é a solução com o melhor custo-benefício para grandes volumes.
Ao retornar ao Brasil após mais de um ano no exterior, você tem direito a isenção de impostos sobre seus bens de uso pessoal, sejam eles trazidos na bagagem acompanhada ou enviados separadamente (bagagem desacompanhada).
Voltar para casa depois de um intercâmbio é fechar um ciclo incrível para começar outro. Por isso, o fim da viagem não precisa ser o fim da sua jornada internacional!
A experiência que você acabou de viver te transformou, te deu fluência, autonomia e uma nova visão de mundo. E se você usasse tudo isso como um trampolim para a sua próxima grande aventura? Talvez o próximo passo seja um curso de especialização, um programa de Higher Education ou a imersão em uma cultura completamente nova.
A jornada de um intercambista raramente se resume a uma única viagem. É um projeto de vida. Que tal começar a planejar seu próximo capítulo internacional com quem já entende da sua jornada?
Fale agora com um consultor da Optima Intercâmbio e descubra os próximos destinos e programas que esperam por você!
Uma das maiores preocupações quando alguém vai fazer intercâmbio é a respeito da moradia. Muitos estudantes preferem fazer seu intercâmbio em casa ...
A Universidade Trinity College, foi fundada em 1592 através de uma carta patente da rainha Elizabeth I, como a “mãe das universidades” do país. Ela...
Hoje em dia, muitas pessoas têm o sonho de estudar fora do país. A possibilidade de estudar no exterior tem a capacidade de mudar sua vida para sem...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2025 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos




