Higher Education: saiba como fazer faculdade no exterior!

11 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Quer fazer uma graduação ou pós-graduação no exterior? O programa de Higher Education é o ideal para aqueles que buscam como fazer uma faculdade no exterior. Afinal, é por meio dele que você conseguirá sua certificação internacional, além de ser a porta de entrada para que você tenha uma grande ascensão em sua carreira profissional!

Não sabe por onde começar a entender sobre o programa de intercâmbio para cursar uma graduação ou especialização fora do país? Calma! Nesse texto a gente te explica como você vai colocar em prática seu plano de fazer uma universidade no exterior! E, claro, você também pode contar com a Optima e a nossa consultoria para estudar no exterior!

Como fazer faculdade no exterior: o que é o programa de Higher Education?

O programa de Higher Education da Optima é um programa de intercâmbio no qual você poderá fazer um curso de graduação ou pós-graduação no exterior. É por meio deste programa que você estudará em uma das instituições e universidades mais prestigiadas do mundo e, claro, poderá adquirir sua tão sonhada certificação internacional.

O programa de Higher Education é uma grande oportunidade para aqueles que buscam investir no seu desenvolvimento profissional, para quem busca trabalhar no exterior e, também, para aquelas pessoas que buscam seguir os melhores caminhos para a imigração.

Hoje em dia, as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados e com diferentes visões de mundo. Por isso, o programa de Higher Education é um diferencial no currículo de quem busca por melhores posições no mercado de trabalho, com melhores salários e benefícios.

Então, contando com a consultoria especializada em intercâmbio de nível superior da Optima, você poderá estudar em uma das mais de 1.500 instituições de Higher Education em mais de 80 destinos distribuídos por todo o mundo.

Aqui na Optima você encontrará uma grande variedade de cursos nas mais diversas áreas de atuação. Há cursos na área de business, marketing, design, música, engenharias, arquitetura, da área de saúde, recursos humanos, tecnologia da informação (TI), educação e ciências sociais.

Nessas áreas você encontrará cursos de graduação, mestrado internacional, doutorado, MBA, especializações, cursos técnicos de longa ou curta duração. Basta você saber qual área seguir que nós te ajudamos com todo o resto, inclusive, com a escolha daquele curso que é mais o seu perfil!

Como funciona o programa de graduação e pós-graduação no exterior?

Se você já sabe que fazer um intercâmbio para cursar uma graduação ou pós-graduação no exterior faz o seu perfil, você deve estar se perguntando como fazer faculdade no exterior, certo?

Bom, aqui na Optima o processo é bastante simples! Nossa consultoria especializada em programas de Higher Education vai te ajudar com todo o processo. E o nosso objetivo é fazer desse processo algo simples para você!

Nós sabemos que as etapas para admissão em universidades fora do Brasil costumam ser complexas, repletas de detalhes e vai além de uma simples preparação para uma viagem internacional.

É por este motivo que ao escolher a Optima como sua parceira para a realização deste sonho você terá um acompanhamento em cada uma das etapas do processo, além de contar com todo o suporte em relação às documentações necessárias, custo de vida local, custos estimados dos programas e um plano estratégico para seguirmos com sua aplicação nas faculdades do exterior.

Para quem busca como fazer uma faculdade no exterior, contar com a nossa expertise é algo fundamental para que o processo de intercâmbio seja um sucesso, além de aumentar muito as suas chances de aprovação na instituição escolhida.

Quem pode fazer um programa de intercâmbio de Higher Education?

Há alguns requisitos básicos para todos que procuram um intercâmbio em Higher Education. Os três mais importantes são ter 18 anos, ensino médio completo e ter domínio do idioma. Normalmente, cada instituição pede um nível de idioma específico, mas é necessário que você tenha, no mínimo, o nível intermediário do idioma local.

O nível do idioma deve ser comprovado por meio de provas ou testes de proficiência, cada instituição adota uma prova/teste de proficiência específico. Se você não tem um nível de idioma satisfatório, vale a pena investir em um período de curso de idiomas no exterior para desenvolver a língua local.

A partir destes três requisitos básicos, nós devemos analisar os requisitos que o seu tipo de curso solicita. No geral, os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado exigem que você possua algum diploma prévio. Muitos cursos de especialização não exigem nenhum diploma, enquanto outros consideram o seu tempo de experiência profissional na área.

Entenda melhor abaixo os tipos de cursos que você pode fazer em um programa de intercâmbio de Higher Education.

Quais são os caminhos para fazer uma faculdade no exterior?

Aqui na Optima nós trabalhamos com dois caminhos para você ter uma certificação internacional. De um lado, estão os cursos profissionalizantes ou vocacionais. Do outro, estão os cursos técnicos, tecnólogos, graduação e pós-graduação.

Os cursos profissionalizantes ou vocacionais são mais voltados à prática profissional e ao que o mercado de trabalho exige naquele momento. Como são cursos de duração menor - de 6 meses a 2 anos de estudo - eles preparam o estudante para ingressar rapidamente no mercado de trabalho, capacitando-o com as ferramentas necessárias para ser um profissional especializado em sua área.

Já os cursos técnicos, tecnólogos, de graduação e pós-graduação se debruçam mais na parte teórica, em um ensino com foco mais acadêmico e voltado à pesquisa. Eles não apenas preparam o estudante para o mercado de trabalho como também oferecem maiores aparatos teóricos para que ele saiba aplicá-los em seu trabalho.

A partir disso, há alguns tipos de instituições que você deve observar na hora de preparar seu intercâmbio. Os Colleges oferecem esses cursos de menor duração e que preparam o estudante para o mercado de trabalho. Eles podem ser públicos ou privados. Mas lembre-se que mesmo sendo chamado de "público", isso não significa que a instituição seja gratuita.

Lá no exterior o conceito de instituições estudantis "públicas" são diferentes daqui do Brasil. O estudante ainda deve pagar uma mensalidade/semestralidade à instituição. O fato de ser pública significa que essa instituição recebe investimento do governo local.

Enquanto isso, as universidades têm a intenção de formar um estudante em cursos de graduação ou pós-graduação. Além disso, é por meio das universidades que o estudante poderá atuar em áreas que exigem um diploma e competências bastante específicas.

É possível trabalhar no exterior ao fazer um programa de Higher Education?

Em grande parte dos destinos, é possível trabalhar enquanto se faz um programa de Higher Education! Por exemplo, no Canadá e no Reino Unido são destinos que um estudante internacional só pode trabalhar ao fazer um programa de Higher Education. Diferentemente da Irlanda ou Austrália, que são países que também oferecem permissão de trabalho para estudantes internacionais que buscam um curso de idiomas.

No geral, as regras para trabalhar durante o intercâmbio são bastante parecidas em todos os destinos. O estudante pode trabalhar por até 20h semanais em períodos letivos e, durante as férias, é permitido trabalhar full-time, até 40h semanais.

Como o foco de um curso de Higher Education é se desenvolver acadêmica e profissionalmente, você deve priorizar as aulas e o seu desempenho acadêmico ao invés do trabalho. Por isso, é importante que você selecione um curso de acordo com as suas expectativas.

Nos cursos de graduação e pós-graduação, as carga-horárias são bem mais apertadas, com pouca flexibilidade e momentos livres ao longo do dia. Isso pode fazer com que você tenha mais dificuldade em aliar o trabalho com os estudos.

Já nos cursos profissionalizantes ou vocacionais, há uma carga horária mais baixa e uma maior flexibilidade com os horários. Por isso, se trabalhar durante o intercâmbio é fundamental para você, estes cursos podem ser ideais para o seu perfil.

Ressaltamos, mais uma vez, a importância de priorizar o seu estudo. O seu desempenho acadêmico está diretamente ligado à sua permissão de trabalho. Se a instituição observar que o seu desempenho acadêmico não está adequado, o escritório de imigração pode ser acionado e você pode ter a sua permissão de trabalho ou o seu visto cancelados. Assim, todo o seu investimento no intercâmbio pode ser perdido. Por isso, dedique-se ao máximo nos estudos!

Quais são os destinos disponíveis?

Você pode escolher entre os diversos destinos de intercâmbio da Optima! Nós temos instituições de ensino em países como Canadá e Estados Unidos, no continente Americano. Na Europa, você encontra instituições na Inglaterra, Irlanda, Malta e Portugal. Na Oceania você pode fazer um programa de Higher Education na Austrália e Nova Zelândia.

O Canadá é, sem dúvidas, um dos destinos mais procurados. Suas instituições de qualidade e o mercado de trabalho bastante dinâmico são alguns dos pontos que chamam a atenção de muitos estudantes.

Em boa parte das instituições nestes destinos é possível se aplicar a programas de bolsas de estudo. Com um bom desempenho acadêmico você ainda pode conseguir bolsas integrais ou com bons descontos no curso.

E isso vale não apenas para quem busca uma graduação, como também para aqueles que desejam fazer uma pós ou cursos profissionalizantes no exterior.

Muitas instituições também podem oferecer bolsas de estudo em troca de trabalho no campus, onde você poderá trabalhar em alguns setores específicos da instituição e, com isso, ganhar um desconto no curso ou o valor em dinheiro.

Como fazer faculdade no exterior?

Bom, essa resposta é muito simples! Com a ajuda da Optima Intercâmbio você terá uma consultoria especializada para organizar seu programa de Higher Education.

Nosso time de especialistas te ajuda a selecionar instituições perfeitas para o seu perfil! Todas as universidades e instituições de ensino superior parceiras passam por um rigoroso critério de seleção, além de serem referências acadêmicas no exterior.

Nosso suporte integral garante que você tenha um projeto de sucesso! Nós te acompanhamos em todas as etapas do seu processo, oferecemos toda a orientação necessária ao longo da sua aplicação, além de te ajudarmos na escolha da acomodação, das passagens aéreas, seguro viagem, compra de moeda estrangeira e na tradução juramentada de documentos imprescindíveis ao longo do processo.

Conheça suas opções de Ensino Superior em outro país com a Optima Intercâmbio! Aqui você tem a experiência de quem entende do assunto! Clique aqui e peça para um consultor falar com você, vai ser incrível ajudar nesta nova etapa da sua vida!

Higher Education Serviços escolas de intercâmbio
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco