O que é intercâmbio? Como fazer intercâmbio? Saiba tudo sobre o assunto

12 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

De acordo com o Dicionário Aurélio, o conceito de intercâmbio cultural é o de promoção de relações desenvolvidas a partir da reciprocidade. A oportunidade de se viver um intercâmbio é uma rica vivência para o estudante. O contato com povos diferentes e sua cultura local produz uma experiência única e nesse contexto um intercâmbio pode ampliar sua visão de mundo. Serão memórias registradas que deixarão marcas e ensinamentos na vida do intercambista por toda sua vida. Neste artigo você vai finalmente aprender tudo que precisa saber sobre intercâmbio.

Conheça nosso canal no Youtube

Quais são vantagens de um intercâmbio cultural?

Seja qual for a opção de estudo no exterior há uma série de vantagens! A idade ou conhecimento de outras línguas não são empecilhos para quem quer aprender um novo idioma. Fazer amigos, aprender inglês, enriquecer seus conhecimentos, compreender as diferentes culturas e pessoas do mundo são experiências transformadoras.

Veja mais: Programas de intercâmbio e trabalho para mais de 30 anos

No mercado de trabalho há procura por indivíduos que tenham experiências internacionais. Estudar no exterior oferece preparo para comunicação com profissionais de diferentes culturas, além de melhor preparo para lidar com diversidade cultural, aprender inglês e ampliar a visão de mundo. Uma das características mais desejadas pelas profissões do futuro, as relações interpessoais são potencializadas a partir da experiência do intercâmbio. Portanto, trabalhar e estudar e no exterior pode trazer sua carreira para o “next level”.

O mais importante é que você pode estudar nas instituições de ensino mais renomadas do mundo, que oferecem experiências únicas aos viajantes. Além disso, essas escolas disponibilizam diversas opções de programas e destinos. Saiba que é possível simplesmente aprender inglês ou até fazer ensino médio no exterior. É com essa variedade que você consegue encontrar um programa que atenda às suas necessidades individuais. Um intercâmbio significa um momento inesquecível da sua vida e, por isso, deve ser extremamente completo no que diz respeito ao que você busca.

Tipos de intercâmbio no exterior

Há diversos tipos de cursos disponíveis para se fazer um intercâmbio. Como estudante estrangeiro, você pode ter acesso a cursos de idiomas, cursos técnicos ou vocacionais, de graduação e pós graduação. Você sabia que também é possível fazer ensino médio no exterior? Um pouco mais lá na frente falaremos sobre isso. É importante que a agência de intercâmbio saiba orientar a escolha do cliente. De acordo com cada necessidade, há uma opção que vai atender os interesses e satisfazer as expectativas.

Você pode escolher dentre diversos tipos de intercâmbio, com programas e cursos a partir de 1 semana (apesar de recomendarmos a partir de 2 semanas) e os programas são reflexo da política de trabalho de cada instituição, anos de experiência no mercado e variam de acordo com focos e requisitos pré-estipulados. Com essa consciência, nós buscamos atender cada cliente de forma exclusiva e única. O intercâmbio é um momento único e uma agência de intercâmbio honesta e de confiança faz toda diferença.

Curso de Idiomas no exterior

A vida moderna e o mundo globalizado nos exige uma segunda língua. Fazer um intercâmbio é, sem dúvidas, a melhor opção para quem deseja ou precisa se dedicar a aprender um novo idioma no exterior. Por meio de um intercâmbio é possível fazer cursos de inglês, francês, italiano e outras línguas de acordo com o destino escolhido.

Os cursos são oferecidos com liberdade de escolha sobre intensividade e tempo de duração. Além disso, não há pré-requisitos para se fazer um curso de idiomas!

Quanto tempo vai durar? Bem, é você quem vai decidir com toda nossa nossa ajuda e informações sobre os pacotes! O nível e conhecimento do aluno vai ser apenas um detalhe para sua inclusão em turmas adequadas à sua situação. Os programas podem durar de 1 semana a um ano e a carga horária pode ser integral ou meio período do dia.

O foco dos cursos são no aprendizado em todos os níveis do idioma oficial do país escolhido. A experiência do intercâmbio permite a integração com o povo local. Isto se dá tanto dentro como fora da escola, estimulando assim, a imersão total na nova cultura e o desenvolvimento de todas as habilidades comunicativas em outro idioma.

Além dos cursos básicos de idiomas, há opções que se adequam ao nível de ensino e aos interesses dos estudantes. Os intercambistas podem fazer programas de férias, a High School (opção de curso de nível médio no exterior) entre outros que podem associar o curso de idioma com voluntário, estágios, etc.

Cursos Técnicos no exterior

Cursos técnicos e vocacionais são focados no aprendizado básico de uma especialidade. Isto quer dizer que requerem um determinado nível de domínio do idioma local para que se possa entender o que está sendo ministrado durante as aulas. Muitos alunos de cursos de idiomas, após algum tempo de estudo da língua, decidem embarcar em cursos técnicos e vocacionais. O objetivo é complementarem sua experiência no exterior com uma formação profissional que lhes darão um up grade em seus currículos.

Graduação, pós-graduação e ensino médio no exterior

Buscar uma graduação no exterior é ter como meta um diferencial na formação! É buscar instituições de ensino com qualidade e exclusividade dentro de um mercado global. O estudante interessado pode encontrar cursos de graduação nas mais diversas áreas. Na escolha, se deve levar em consideração, além do custo, as potencialidades de cada país/instituição de acordo com os objetivos do aluno. Em função da natureza complexa dos cursos de nível superior, o domínio do idioma é um dos requisitos básicos para se ingressar em um intercâmbio de longa duração.

Cursos de pós-graduação no exterior são uma ótima forma de aprender inglês, desenvolver conhecimentos e complementar a carreira profissional. O domínio do idioma local promove a integração com profissionais qualificados de outros países, estimulando ainda mais a troca cultural e profissional.

Para cursos com períodos longos, que podem ir de um a 5 anos de duração, é fundamental o suporte de uma agência de intercâmbio. A Optima se diferencia por oferecer programas de intercâmbio que vão desde a escolha, todo o tempo de duração, o retorno e o pós intercâmbio.

Já o programa de High School possuem diversas vantagens para o estudante que tem menos de 18 anos, realizar um semestre ou ano letivo do ensino médio, em uma escola no exterior. É uma ótima opção pra jovens que já tenham um certo domínio do idioma estrangeiro, terem uma imersão cultural fantástica.

Trabalhar no exterior

Trabalhar durante o período de intercâmbio é uma oportunidade para alguns e necessidade para outros. O trabalho pode ser um bom recurso de integração do estudante com o novo país e com pessoas do mundo todo. Possibilita desenvolver habilidades comunicativas do intercambista, além de propiciar contato com a cultura nativa e o mundo profissional.

Há diversas opções de trabalho para quem precisa ou gostaria dessa experiência. Eles podem ser fixo ou temporário, período integral ou meio-período, freelance, estágios profissionais, au pair ou mesmo trabalho voluntário.

Tudo vai depender das qualificações do intercambista, do seu interesse e pré-disposição e das oportunidades disponíveis.

Um ponto importante que você precisa saber é que alguns dos países é possível conciliar intercâmbio de idiomas, como a Austrália, Irlanda, Malta e Nova Zelândia. É importante lembrar que países e cursos diferentes têm regras e leis específicas sobre o trabalho legal. Portanto, não hesite em perguntar para nossa equipe, quais cursos e países oferecem a melhor opção para você.

Quanto custa um intercâmbio?

Cada experiência é um caso particular e vários aspectos são levados em consideração. O planejamento de um intercâmbio é um processo que precisa de tempo, atenção aos detalhes e consultoria especializada.

Com a ajuda dos nossos consultores, você não apenas saberá quanto custa um intercâmbio e todos os itens imprescindíveis para este projeto, como também saberá terá uma consultoria completa durante todo este projeto.

Para entender melhor, confira: Quanto custa um intercâmbio

Opções de acomodação

O estudante que escolhe fazer intercâmbio cultural pela Optima, conta com interessantes opções de acomodação durante seus estudos. Host family é a acomodação onde você ficará hospedado na casa de uma família nativa. Esta opção permite, especialmente aos pais, segurança e tranquilidade. A residência estudantil promove uma experiência de vivência e compartilhamento entre estudantes de diversas origens do mundo. Também existem as opções de hostels ou albergues, entre outras. Os vários tipos de acomodação permitem ao estudante e sua família adequar a disponibilidade financeira com o objetivo do aluno.

As opções em acomodação como residência estudantil, albergue ou hotel conferem ao intercambista mais independência. Contudo estas opções não propiciam uma maior integração com a cultura local. Para se aproveitar ao máximo a experiência do intercâmbio, recomendamos a opção de morar com uma família nativa.

A Optima Intercâmbio trabalha com opções de host families que se dispõem a receber intercambistas do mundo todo. Famílias que são selecionadas e cadastradas com o máximo de segurança e confiabilidade.

Viajar e conhecer o mundo

Um dos grandes motivos pelo qual muitas pessoas decidem fazer intercâmbio é a oportunidade de viajar e ampliar a visão de mundo. Nós temos a consciência de que este é um desejo de quem vai a um intercâmbio cultural. Por isso oferece programas que vão além dos muros de instituições para o ensino de línguas ou cursos. Além de estarem situadas no coração das principais cidades do mundo, como Nova York (Estados Unidos), Toronto (Canadá), Dublin (Irlanda), Paris (França), Londres (Inglaterra) e muitas outras. Nossos programas oferecem o melhor em cultura e lazer.

Os destinos oferecidos pela Optima Intercâmbio possuem programação de passeios para exploração de pontos turísticos e da diversidade cultural. Você poderá viajar à cidades próximas da sede do seu curso, outros estados e até mesmo outros países. Ao fim da sua jornada, você poderá se intitular um “cidadão do mundo”!

Agora que você já sabe o que é intercâmbio…

Você já conhece a Optima intercâmbio? Somos uma uma agência de intercâmbio especializada que já atendeu milhares viajantes de todas o Brasil. Oferecemos oportunidades com agilidade e qualidade para quem deseja fazer intercâmbio e ter a experiência de estudar no exterior.

Nossa equipe está preparada para fazer toda organização da sua viagem. Fornecer informações necessárias sobre custo de vida, tirar dúvidas, preparar seu pré-embarque e tornar sua chegada ao destino o mais tranquila e confortável. Damos atenção especial a cada um de nossos clientes! Oferecemos programas completos e acompanhamento personalizado, garantindo conforto e praticidade antes, durante e após o intercâmbio cultural.

Ao escolher a Optima Intercâmbio como sua parceira, você receberá todo o suporte do começo ao fim, para que você possa aproveitar seu intercâmbio cultural do melhor modo possível.

Vamos conversar? Nos conte mais sobre seu projeto que vamos juntos planejar seu intercâmbio! Solicite aqui seu orçamento grátis!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco