O que é intercâmbio? Como fazer intercâmbio? Saiba tudo sobre o assunto

16 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Intercâmbio, ou intercâmbio cultural, teve seu sentido evoluído ao longo do tempo, mas seu principal objetivo se manteve inalterado: “Sair da sua zona de conforto e ir estudar em um local diferente, com pessoas, culturas e até mesmo línguas diferentes”.

Inicialmente, o termo se referia a troca de estudantes de um local para outro por tempo determinado, a fim de expandir os horizontes, criar conexões e aprender de formas diferentes. Desse modo, cada instituição de ensino enviava e recebia alunos.

Porém o intercâmbio evoluiu! Hoje falamos de intercâmbio como simplesmente sair do seu ambiente convencional e ir para um país diferente estudar idiomas, graduação/pós ou qualquer curso do seu interesse.

O contato com povos diferentes e sua cultura local produz uma experiência única e nesse contexto um intercâmbio pode ampliar sua visão de mundo de maneira única! Por isso, também pode ser chamado de intercâmbio cultural.

Serão memórias intensas, que deixarão marcas e ensinamentos na vida do intercambista por toda sua vida. Continue conosco e aprenda tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio.

Conheça nosso canal no Youtube

Por que fazer intercâmbio?

Seja qual for a opção de estudo no exterior há uma série de vantagens! Mas perceba que o intercâmbio é por si só uma experiência única e valiosa.

As vantagens são como brindes que acompanham esse presente. A combinação do aprendizado com o turismo e aventura é simplesmente perfeita!

A idade ou conhecimento de outras línguas não são empecilhos para quem quer aprender um novo idioma. Fazer amigos, aprender inglês, enriquecer seus conhecimentos, compreender as diferentes culturas e pessoas do mundo são experiências transformadoras e universais.

Veja mais: Programas de intercâmbio e trabalho para mais de 30 anos

Outra vantagem clássica do intercâmbio é o peso que ele traz para o seu currículo. Ser fluente em outras línguas e ter uma experiência de trabalho em outros países faz com que seu valor no mercado de trabalho seja especial.

Uma das características mais desejadas pelas profissões do futuro são as relações interpessoais, que são potencializadas a partir da experiência do intercâmbio. Portanto, trabalhar e estudar no exterior pode trazer sua carreira para o “next level”.

O mais importante é que você pode estudar nas instituições de ensino mais renomadas do mundo, que oferecem experiências únicas aos viajantes. Além disso, essas escolas disponibilizam diversas opções de programas e destinos, para que você encontre um programa que atenda perfeitamente seus objetivos.

Tipos de intercâmbio no exterior

Há diversos tipos de cursos disponíveis para se fazer um intercâmbio. Como estudante estrangeiro, você pode ter acesso a cursos de idiomas, cursos técnicos ou vocacionais, de graduação e pós-graduação.

Você sabia que também é possível fazer ensino médio no exterior? Um pouco mais lá na frente falaremos sobre isso. É importante que a agência de intercâmbio saiba orientar a escolha do cliente. De acordo com cada necessidade, há uma opção que vai atender os interesses e satisfazer as expectativas.

Com essa consciência, nós buscamos atender cada cliente de forma exclusiva e única. O intercâmbio é um momento único e uma agência de intercâmbio honesta e de confiança faz toda diferença.

Curso de Idiomas no exterior

Curso de Idiomas no exterior

A vida moderna e o mundo globalizado nos exige uma segunda língua. Fazer um intercâmbio é, sem dúvidas, a melhor opção para quem deseja ou precisa se dedicar a aprender um novo idioma no exterior.

Por meio de um intercâmbio é possível fazer cursos de inglês, francês, italiano e outras línguas de acordo com o destino escolhido e com o desejo viajante.

Os cursos são oferecidos com liberdade de escolha sobre intensidade e tempo de duração. Além disso, não há pré-requisitos para se fazer um curso de idiomas!

Quanto tempo vai durar? Bem, é você quem vai decidir com toda nossa nossa ajuda e informações sobre os pacotes! O nível de conhecimento do aluno vai ser apenas um detalhe para sua inclusão em turmas adequadas à sua situação. Os programas podem durar de 2 semana a um ano e a carga horária pode ser integral ou meio período.

O foco dos cursos são no aprendizado em todos os níveis do idioma oficial do país escolhido. A experiência do intercâmbio permite a integração com o povo local. Isto se dá tanto dentro como fora da escola, estimulando assim, a imersão total na nova cultura e o desenvolvimento de todas as habilidades comunicativas em outro idioma.

Cursos Técnicos no exterior

Cursos técnicos e vocacionais são focados no aprendizado básico de uma especialidade. Isto quer dizer que requerem um determinado nível de domínio do idioma local para que se possa entender o que está sendo ministrado durante as aulas.

Muitos alunos de cursos de idiomas, após algum tempo de estudo da língua, decidem embarcar em cursos técnicos e vocacionais. O objetivo é complementar sua experiência no exterior com uma formação profissional que lhes dará um upgrade em seus currículos.

Graduação, pós-graduação

Buscar uma graduação no exterior é ter como meta um diferencial na formação! É buscar instituições de ensino com qualidade e exclusividade dentro de um mercado global. O estudante interessado pode encontrar cursos de graduação nas mais diversas áreas. Na escolha, se deve levar em consideração, além do custo, as potencialidades de cada país/instituição de acordo com os objetivos do aluno.

Em função da natureza complexa dos cursos de nível superior, o domínio do idioma é um dos requisitos básicos para se ingressar nesse programa.

Cursos de pós-graduação no exterior são uma ótima forma de aprender inglês, desenvolver conhecimentos e complementar a carreira profissional. O domínio do idioma local promove a integração com profissionais qualificados de outros países, estimulando ainda mais a troca cultural e profissional.

Ensino médio no exterior (High School)

Já o programa de High School possui diversas vantagens para o estudante que tem menos de 18 anos. Ele consiste em realizar um semestre ou ano letivo do ensino médio em uma escola no exterior.

É uma ótima opção para jovens que já tenham um certo domínio do idioma estrangeiro, pois permite uma imersão cultural fantástica.

Trabalhar no exterior

Trabalhar durante o período de intercâmbio é uma oportunidade para alguns e necessidade para outros. O trabalho pode ser um bom recurso de integração do estudante com o novo país e com pessoas do mundo todo. Possibilita desenvolver habilidades comunicativas do intercambista, além de propiciar contato com a cultura nativa e o mundo profissional.

Além disso, pode ser financeiramente muito vantajoso trabalhar durante seu intercâmbio e receber em moeda local, geralmente Euro ou Dólar.

Há diversas opções de trabalho para quem gostaria dessa experiência. Eles podem ser empregos fixos ou temporários, de período integral ou meio-período, freelance, estágios profissionais, au pair ou mesmo trabalho voluntário.

Tudo vai depender das qualificações do intercambista, do seu interesse, predisposição e das oportunidades disponíveis.

Um ponto importante é que nem todos os países permitem que estudantes estrangeiros trabalhem legalmente. Por isso é importante contar com o suporte especializado de uma boa agência.

Quanto tempo dura um intercâmbio?

A duração de um intercâmbio pode variar bastante, dependendo do tipo de programa escolhido e dos objetivos de cada intercambista. Há opções que vão desde experiências curtas de poucas semanas até programas acadêmicos que duram anos.

Se o seu objetivo é aprender ou aprimorar um outro idioma, existem cursos intensivos e gerais que podem durar de duas semanas a alguns meses. Eles são ideais para quem busca uma imersão rápida eficaz no idioma. É comum que pessoas optem por cursos de um a dois meses nesse caso.

Já para quem deseja fazer uma faculdade ou curso técnico no exterior, a duração é maior, podendo chegar a anos de estudo. Na Austrália é comum que os cursos VET(Vocational education and training) tenham duração de 6 meses a 2 anos.

Outra possibilidade são os programas de estudo e trabalho, que permitem que o intercambista permaneça no país por bastante tempo, combinando aprendizado com experiência profissional. Nesses casos, a duração pode ser flexível, variando conforme o tipo de visto e as regras do destino escolhido.

Para programas de estudo e trabalho na Irlanda o mínimo são 25 semanas de curso, que inclusive podem conceder mais 2 meses de férias, que juntos podem chegar a 8 meses de intercâmbio.

Independentemente do tempo de duração, a experiência do intercâmbio será transformadora! O mais importante é definir um período que atenda seus objetivos pessoais e profissionais, garantindo o máximo aproveitamento dessa jornada.

Saiba mais: Quanto tempo dura um intercâmbio ideal?

Qual a idade mínima para fazer um intercâmbio cultural?

Muita gente pensa que o intercâmbio é uma experiência exclusiva para jovens adultos, mas isso não poderia estar mais longe da realidade! Existem programas para todas as idades, incluindo opções para crianças, adolescentes e 40+.

A idade mínima para fazer intercâmbio depende do destino e do tipo de programa. Algumas escolas oferecem cursos de idiomas para crianças a partir de 7 ou 8 anos, geralmente acompanhados de um responsável. Já os programas de high school permitem que adolescentes entre 14 e 18 anos estudem no exterior por um semestre ou até mesmo um ano letivo completo.

Os programas de férias também são boas opções para adolescentes que desejam ter uma experiência de intercâmbio um pouco menos radical do que o High School. Esse tipo de programa costuma durar o período de férias escolares do Brasil.

Para garantir a segurança dos menores de idade, esses programas costumam oferecer suporte especial, como acomodação em casas de família ou residências estudantis supervisionadas, além de acompanhamento pedagógico e monitoramento constante.

Quanto custa um intercâmbio?

A duração de um intercâmbio pode variar bastante, dependendo do tipo de programa escolhido e dos objetivos de cada intercambista. Há opções que vão desde experiências curtas de poucas semanas até programas acadêmicos que duram anos.

Se o seu objetivo é aprender ou aprimorar um outro idioma, existem cursos intensivos e gerais que podem durar de duas semanas a alguns meses. Eles são ideais para quem busca uma imersão rápida eficaz no idioma. É comum que pessoas optem por cursos de um a dois meses nesse caso.

Já para quem deseja fazer uma faculdade ou curso técnico no exterior, a duração é maior, podendo chegar a anos de estudo. Na Austrália é comum que os cursos VET(Vocational education and training) tenham duração de 6 meses a 2 anos.

Outra possibilidade são os programas de estudo e trabalho, que permitem que o intercambista permaneça no país por bastante tempo, combinando aprendizado com experiência profissional. Nesses casos, a duração pode ser flexível, variando conforme o tipo de visto e as regras do destino escolhido.

Para programas de estudo e trabalho na Irlanda o mínimo são 25 semanas de curso, que inclusive podem conceder mais 2 meses de férias, que juntos podem chegar a 8 meses de intercâmbio.

Independentemente do tempo de duração, a experiência do intercâmbio será transformadora! O mais importante é definir um período que atenda seus objetivos pessoais e profissionais, garantindo o máximo aproveitamento dessa jornada.

Saiba mais: Quanto tempo dura um intercâmbio ideal?

Qual a idade mínima para fazer um intercâmbio cultural?

Muita gente pensa que o intercâmbio é uma experiência exclusiva para jovens adultos, mas isso não poderia estar mais longe da realidade! Existem programas para todas as idades, incluindo opções para crianças, adolescentes e 40+.

A idade mínima para fazer intercâmbio depende do destino e do tipo de programa. Algumas escolas oferecem cursos de idiomas para crianças a partir de 7 ou 8 anos, geralmente acompanhados de um responsável. Já os programas de high school permitem que adolescentes entre 14 e 18 anos estudem no exterior por um semestre ou até mesmo um ano letivo completo.

Os programas de férias também são boas opções para adolescentes que desejam ter uma experiência de intercâmbio um pouco menos radical do que o High School. Esse tipo de programa costuma durar o período de férias escolares do Brasil.

Para garantir a segurança dos menores de idade, esses programas costumam oferecer suporte especial, como acomodação em casas de família ou residências estudantis supervisionadas, além de acompanhamento pedagógico e monitoramento constante.

Quanto custa um intercâmbio?

Essa pergunta é bem frequente, pois é uma dúvida da maioria das pessoas que estão pesquisando sobre o tema. Acontece que não há como definir valores exatos para um pacote, pois ele depende das preferências e objetivos do viajante.

Cada experiência é um caso particular e vários aspectos são levados em consideração. O planejamento de um intercâmbio é um processo que precisa de tempo, atenção aos detalhes e consultoria especializada.

Mas é comum que pacotes de intercâmbio tenham uma faixa de preço a partir de R$5.000, partindo de programas mais curtos.

Para mais detalhes, confira: Quanto custa um intercâmbio em 2024? Compare preços e pacotes

Com a ajuda dos nossos consultores, você não apenas saberá quanto custa um intercâmbio e todos os itens imprescindíveis para este projeto, como também saberá terá uma consultoria completa durante todo este projeto. Entre em contato conosco e comece a planejar!

Principais destinos de intercâmbio

Escolher o destino do intercâmbio é uma das decisões mais emocionantes – e também uma das mais importantes – de toda a jornada! Cada país oferece uma experiência única, desde a cultura e o estilo de vida até o tipo de ensino e oportunidades disponíveis.

Conheça os destinos de intercâmbio mais populares entre os brasileiros:

Irlanda

Além de ter um custo-benefício atrativo, a Irlanda permite que estudantes trabalhem enquanto estudam, tornando o intercâmbio ainda mais acessível. Dublin é o destino mais procurado da ilha e uma das cidades mais movimentadas do continente.

Canadá

Um dos destinos mais procurados por brasileiros, o Canadá oferece qualidade de ensino, segurança e uma excelente qualidade de vida. Cidades como Toronto e Vancouver são perfeitas para estudar e aproveitar o dia-a-dia.

Austrália

Com um clima agradável, praias incríveis e a possibilidade de trabalhar enquanto estuda, a Austrália é o sonho de muitos intercambistas. Sydney, Melbourne e Brisbane estão entre as cidades favoritas e com mais oportunidades de emprego e networking.

Estados Unidos

Um dos países mais icônicos para intercâmbio, com opções que vão desde cursos de idiomas até programas universitários em instituições renomadas. Os Estados Unidos também encantam por sua cultura marcante e cidades icônicas.

Reino Unido

Se o seu objetivo é estudar em um ambiente rico em história e tradição, cidades como Londres, Manchester e Edimburgo oferecem ensino de alto nível e uma imersão cultural única. Sem falar da oportunidade de aprender inglês em um destino clássico.

Malta

Um verdadeiro paraíso mediterrâneo, Malta combina praias paradisíacas, custo de vida acessível e ensino de qualidade, sendo uma excelente opção para quem quer estudar inglês em um ambiente tranquilo e ensolarado.

Além desses, trabalhamos com mais de 20 países espalhados pelo mundo, incluindo destinos na Europa, Ásia, América Latina e África.

Agora que você já sabe o que é intercâmbio…

Você já conhece a Optima Intercâmbio? Somos uma uma agência de intercâmbio especializada que já atendeu milhares viajantes de todo o Brasil. Oferecemos oportunidades com agilidade e qualidade para quem deseja fazer intercâmbio e ter a experiência de estudar no exterior.

Nossa equipe está preparada para fazer toda organização da sua viagem. Fornecer informações necessárias sobre custo de vida, tirar dúvidas, preparar seu pré-embarque e tornar sua chegada ao destino tranquila e confortável.

Vamos conversar? Nos conte mais sobre seu projeto que vamos juntos planejar seu intercâmbio! Solicite aqui seu orçamento grátis!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2025 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco