Intercâmbio no Canadá: por que o país é o principal destino estudantil?

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Falar que o Canadá tem se tornado o principal destino de intercâmbio de brasileiros é impossível, afinal, o país já está em primeiro lugar entre os países mais procurados há anos!

A Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio - BELTA trouxe dados em sua pesquisa anual de 2020 que vieram para comprovar essa posição tão importante que o país norte-americano tem para os estudantes brasileiros. Há 15 anos o Canadá ocupa a primeira colocação como o principal destino de intercâmbio para brasileiros, seguido pelos Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Austrália.

Mas o que faz do Canadá ser um destino tão procurado pelos viajantes do mundo todo? É sobre isso que nós vamos falar neste post. E, quem sabe, esses motivos não o convençam a escolher o Canadá como seu destino de intercâmbio?!

Um pouco sobre o sistema educacional do Canadá

O sistema educacional do Canadá é um dos principais fatores que contribuem para que o país seja considerado um dos principais destinos de intercâmbio no mundo. Por lá, a educação é de responsabilidade das províncias canadenses e não do Governo Federal, como aqui no Brasil.

Essa responsabilidade dividida dá mais flexibilidade ao sistema de ensino canadense, uma vez que é possível seguir currículos diferentes de acordo com a cultura e a história de cada região.

De 1 a 3 anos, os pequenos podem frequentar creches, que são particulares. Entre 4 e 5 anos, as crianças frequentam a pré-escola. A escola primária começa aos 6 anos e vai até os 11. Nesse período, a criança é obrigada a frequentar a escola, que pode ser pública ou privada. Para imigrantes, pode haver um acompanhamento especial para ajudar na integração e aprendizado do idioma. A partir dos 12 até os 17 anos, o jovem frequenta o ensino secundário, dividido em Middle School e High School.

Uma diferença fundamental entre o Brasil e o Canadá reside no fato de que a grande maioria dos canadenses frequentam escolas públicas - cerca de 95%, que são de qualidade muito alta. As escolas particulares até existem, mas costumam ser bem caras.

Investimento em qualidade e resultados

Há um investimento muito grande no setor educacional canadense, seja no ensino primário e secundário ou no ensino superior. Dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontam que o Canadá é um dos países que mais investem financeiramente por aluno. Além disso, a OCDE também aponta que o Canadá é o 8º país que mais investe proporcionalmente ao seu PIB em educação. E não apenas isso: o salário dos professores está entre os mais altos dos funcionários públicos do Canadá. E, claro, todo esse investimento tem um retorno.

O Canadá é um dos países mais bem colocados nos rankings do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), comumente ficando entre os 10 melhores países do mundo.

Há uma grande participação política e da sociedade para a definição de políticas educacionais fortes e duradouras, que ajudam a transformar o sistema educacional do Canadá em um dos melhores do mundo.

O ensino superior no Canadá

O ensino superior do Canadá conta com mais de 10 mil programas de ensino superior, que são os colleges, os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). A educação superior também é de responsabilidade da província, então, cada província tem suas próprias regras e padrões de qualidade.

No geral, o ensino superior no Canadá é pago. Há faculdades comunitárias que têm valores mais baixos, mas a maior parte das universidades ou instituições de ensino superior são pagas.

Não existem faculdades públicas como no Brasil: por lá, o caráter "público" está relacionado ao fato de que a instituição recebe financiamento do governo provincial ou federal. Mas, mesmo assim, as instituições públicas cobram uma taxa de ensino anual.

Algumas das principais instituições de ensino superior do Canadá estão entre as principais do mundo. Segundo o Times Higher Education World University Rankings, um dos rankings mais importantes da área educacional, o Canadá conta com pelo menos 5 universidades entre as 100 melhores instituições de ensino superior no mundo. Todas essas instituições contam com um alto grau de internacionalização, recebendo estudantes do mundo todo.

Mas afinal, o Canadá é um destino de intercâmbio procurado só pelo sistema educacional?

Bom, o sistema educacional do Canadá é um dos principais atrativos para quem deseja estudar no país, é verdade. Mas o Canadá apresenta muitas outras qualidades que o transformaram em uma grande potência de estudos internacionais.

Os aspectos culturais, a grande diversidade, o bilinguismo, o câmbio, a facilidade de se conseguir vistos e a possibilidade de trabalho estão entre os principais pontos favoráveis para decidir pelo Canadá como destino de intercâmbio.

Em 2019, mais de 640 mil estudantes internacionais desembarcaram no Canadá em busca de toda a vivência que um intercâmbio no país pode proporcionar. Um número bastante grande que o coloca em terceiro lugar dentre os destinos mais procurados no mundo. De fato, os aspectos que atraem a atenção dos estudantes para o Canadá são famosos pelo mundo todo.

Diversidade

O Canadá é um país com um alto número de pessoas nascidas em outros países. Cerca de 1 a cada 5 canadenses é estrangeiro, ou seja, cerca de 22% da população total do Canadá tem suas origens no exterior, segundo o censo do Canadá de 2016.

Com isso, o país tem uma diversidade cultural muito grande, além de ser um país em que a população recebe muito bem os imigrantes. Tanto é que há inúmeras políticas públicas que buscam integrar ainda mais o imigrante no dia-a-dia local.

Ao fazer seu intercâmbio no Canadá você poderá conviver com diferentes culturas e tradições que vão além dos costumes canadenses. Portanto, a experiência de se estudar no Canadá permite que você tenha novas visões de mundo, uma vez que estará convivendo com diferentes povos e costumes.

Bilinguismo

Devido à sua colonização, o Canadá é um país que possui duas línguas oficiais: o inglês, predominante na maior parte das províncias e o francês, predominante na província de Quebec.

Por isso, estudantes que desejam aprender um dos dois idiomas - ou até mesmo ambas línguas - veem no Canadá como uma oportunidade de investir em um intercâmbio para estudar uma língua estrangeira.

Com valores mais baixos do que um intercâmbio na França ou no Reino Unido, o Canadá é uma boa oportunidade para quem deseja uma educação de qualidade e um custo de vida mais baixo.

Câmbio mais baixo

Falando em economia, a moeda canadense costuma ser mais barata para nós brasileiros do que outras moedas, como o dólar estadunidense, a libra britânica ou o euro. Por isso, para quem sonha em estudar no exterior, mas não tem condições de investir um valor muito grande, o Canadá é sempre considerado.

Além disso, boa parte das cidades canadenses têm um custo de vida relativamente mais baixo do que outros destinos de intercâmbio pelo mundo. Com isso, viver com uma grande qualidade de vida e gastar menos no dia-a-dia é um atrativo muito grande para os estudantes brasileiros.

Facilidade de se conseguir vistos

O Canadá é um país que solicita vistos para estudantes brasileiros em qualquer hipótese. Então, independente do tempo de intercâmbio que você deseja fazer, será necessário solicitar um visto, seja ele de estudante ou de visitante (este, para curtas temporadas).

Entretanto, mesmo com essa obrigatoriedade de vistos, há grandes facilidades para se tirar este documento, pois o país não oferece grandes burocracias. Isso não quer dizer que a sua aprovação ao visto seja cem por cento certa, mas as chances são muito grandes, especialmente se você fizer todo o processo corretamente.

Outro fator importante sobre o processo de solicitação de vistos é o valor da documentação: ele costuma ser inferior ao valor cobrado pela imigração de outros países. Isso é um ponto bastante positivo!

Possibilidade de trabalho no Canadá

Sim, é possível estudar e trabalhar durante seu intercâmbio no Canadá e este é um dos principais atrativos do intercâmbio no país. O visto de estudante oferece a possibilidade de trabalho em meio período para aqueles estudantes que se matricularam em um College (ensino superior) em uma instituição certificada pelo governo canadense.

Com isso, fazer um intercâmbio no Canadá pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja investir na sua carreira acadêmica ou profissional, uma vez que será possível complementar a renda com um salário local.

Os salários canadenses variam de acordo com a província e, claro, com a vaga de trabalho. Entretanto, o salário mínimo no Canadá varia entre CAD $11.45 (província de Saskatchewan) e CAD $16 (província de Nunavut). Nas províncias mais procuradas para intercâmbio, os salários são CAD $14.60 (British Columbia), CAD $15.00 (Alberta), CAD $14.25 (Ontario) e CAD $13.10 (Quebec).

Faça seu intercâmbio no Canadá com ajuda da Optima!

Viu só como o Canadá é um país mais do que especial para fazer o seu intercâmbio? Então, aproveite e invista neste sonho! A Optima Intercâmbio conta com pacotes especiais de intercâmbio no Canadá e a nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar com todos os detalhes do seu período de estudos no país.

Além disso, a Optima conta com todos os serviços que você pode precisar durante seu planejamento: moeda estrangeira, traduções juramentadas, passagens aéreas e seguro saúde.

Faça seu intercâmbio com a Optima e tenha a garantia de investir em um intercâmbio de qualidade e com toda a segurança que só uma agência certificada pode oferecer! Clique aqui e fale com um consultor! Vai ser incrível te ajudar a escrever essa nova etapa da sua vida!

Toronto Vancouver Montreal Quebec Calgary
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco