Por que tantas pessoas escolhem a Austrália para fazer intercâmbio?

9 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Quantas pessoas você conhece que já fizeram ou, pelo menos, consideraram um intercâmbio na Austrália? A Terra dos Cangurus é um dos destinos mais procurados pelos estudantes internacionais, principalmente os estudantes brasileiros.

Mas por que este país chama tanta a atenção de quem busca fazer um intercâmbio para aprender um novo idioma ou, então, ingressar na carreira acadêmica internacional?

No post de hoje, nós contamos cinco motivos que transformam a Austrália em um destino incrível para quem busca estudar no exterior!

1. Por que fazer intercâmbio na Austrália? Alta qualidade de vida

Quem não quer viver em um país que oferece altíssima qualidade de vida? Esse é um dos principais motivos que fazem da Austrália um dos países mais importantes do mundo quando o assunto é estudos internacionais.

A Organização das Nações Unidas atualiza, anualmente, o nível de qualidade de vida dos países por meio do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No relatório mais recente, lançado em dezembro de 2020, as Nações Unidas classificaram a Austrália como o 8º país no ranking, com um desenvolvimento humano considerado muito elevado. Para efeitos de comparação, o Brasil ocupa a posição de número 85 no mesmo ranking mundial.

Além disso, as cidades frequentemente figuram entre as melhores para se viver no mundo. Em 2021, o Global Liveability Index, da Revista The Economist, classificou quatro cidades australianas entre as 10 melhores do mundo para se viver.

Na prática, esses índices apenas confirmam aquilo que todos nós imaginamos sobre a Austrália: que é um país onde a desigualdade social é muito menor, há uma grande preocupação com o bem-estar e a segurança das pessoas, além de cidades com excelente infraestrutura para a população, com transporte de qualidade, muitas opções de lazer e preocupação com o meio-ambiente.

Com esses índices, é claro que a Austrália se torna um destino atrativo para tantos brasileiros e brasileiras que buscam estudar no exterior!

2. Fazer intercâmbio na Austrália ainda é sinônimo de emprego!

Trabalhar na Austrália e ganhar os altos salários do país é um dos maiores motivos que chamam a atenção dos estudantes internacionais!

A Austrália há alguns anos tem - a nível nacional - aquele que é considerado o maior salário mínimo do mundo. Desde julho de 2021, o valor do salário mínimo australiano está fixado em AUD $20.33 por hora.

Só para você ter ideia, um estudante que pode trabalhar até 40 horas quinzenais, ganhará no final do mês cerca de AUD $1.626,40 - um valor com alto poder de compra na Austrália.

Enquanto muitos países têm escassez de empregos, a Austrália é um dos poucos países no mundo que enfrentam uma escassez de trabalhadores qualificados muito grande. A escassez de trabalhadores é ainda maior nas áreas regionais, que ficam fora dos grandes centros urbanos e mais para o interior do país.

Segundo o Australian Financial Review, o principal jornal de economia da Austrália, mesmo com a pandemia de COVID-19, a Austrália ainda enfrenta falta de mão de obra qualificada. Isso pode ser observado nas taxas de desemprego do país: em julho de 2021 ela ficou em 4,6%.

Ou seja, atualmente, faltam trabalhadores eletricistas, carpinteiros, chefes de cozinha, motoristas e até gerentes. Para o futuro, o próprio governo australiano projeta uma demanda muito grande para cargos da área de TI e para trabalhar com idosos.

Mesmo para quem almeja cargos mais altos, existem boas perspectivas de emprego na Austrália, mas é sempre necessário começar por algum lugar, não é mesmo?

Segundo o próprio Governo da Austrália, os estudantes internacionais desempenham um papel fundamental para o país e, por isso, o próprio país oferece muitas possibilidades para quem busca migrar definitivamente para a Austrália depois do período de estudos por lá.

3. Por que a Austrália é um destino tão procurado? Porque existe muita facilidade para imigrar!

Apesar de um processo de visto bastante burocrático e repleto de análises, a Austrália é um país que oferece certas facilidades para quem busca imigrar, especialmente para quem é de áreas com profissões em demanda na Austrália.

Todos os anos o Governo Australiano divulga uma lista com essas profissões que estão em escassez no país em busca de atrair profissionais de outros países.

Quem busca migrar para a Austrália e tem sua profissão em demanda pode, além de tudo, encontrar incentivos do próprio governo para viver nas áreas regionais do país.

A Austrália reconhece a sua necessidade de mão-de-obra qualificada e entende a importância dos imigrantes para preencher essas lacunas de trabalho. Por isso, o Governo trabalha em um plano de longo prazo para receber e alocar adequadamente os estudantes para que o país possa competir ainda mais com outros destinos de estudos.

Ao longo dos próximos dez anos, a Austrália busca simplificar os processos de vistos e oferecer ainda mais chances para que os estrangeiros sigam o caminho para a residência permanente em algum momento.

4. A Austrália tem um sistema educacional reconhecido no mundo todo!

O sistema educacional australiano é outro motivo pelo qual o país é um dos mais escolhidos pelos estudantes internacionais. O governo investiu fortemente na educação local, desenvolvendo leis, políticas públicas e ferramentas que ajudaram a transformar a educação australiana em referência para o mundo.

Há processos muito integrados entre o próprio ministério da educação australiano, as empresas e outros entes governamentais. Essa integração favorece a criação de políticas públicas e investimentos em cursos de áreas que necessitam de mão-de-obra qualificada no país.

A educação é um dos principais motores da economia australiana. De acordo com dados do Parlamento Australiano, somente entre os anos letivos de 2019-2020, o setor de educação internacional valia cerca de AUD $37,4 bilhões para a economia local. Em 2019, por exemplo, a Austrália recebeu o maior número de estudantes estrangeiros nos últimos 10 anos!

Além disso, se você busca fazer um curso de especialização, graduação ou pós-graduação, pode ter em mente que a Austrália também oferece instituições de altíssima qualidade. Só para você ter ideia, seis grandes universidades australianas estão listadas entre as 100 melhores do mundo de acordo com o ranking World Universiy Ranking 2021!

As melhores universidades da Austrália são uma alternativa muito interessante para quem busca investir academicamente e profissionalmente no exterior, afinal, elas garantem um ensino bastante globalizado para todos os estudantes.

5. Por que a Austrália é um destino tão procurado? Por causa de sua diversidade cultural!

Os estudantes da Optima que viajam para a Austrália sempre retornam falando que o país tem muito acolhimento com os viajantes internacionais, especialmente com os brasileiros! Isso torna a adaptação à cultura local algo ainda mais simples!

Aliás, a cultura local é outro dos destaques que fazem da Austrália um destino tão procurado pelos estudantes. O país é um destino tão plural que, segundo estatísticas do Australian Bureau of Statistics, cerca de 30% da população local em 2020 nasceu no exterior e haviam cerca de 7,6 milhões de imigrantes na Austrália. Ou seja, é um destino que oferece aos estudantes uma grande multiculturalidade!

Mas não apenas os imigrantes constroem a cultura da Austrália, muito pelo contrário. Os povos aborígenes, que são os povos nativos do país, contribuem e muito para a sociedade australiana até os dias de hoje.

No seu dia-a-dia na Austrália será facilmente possível encontrar traços de diferentes culturas, como a chinesa, italiana, neozelandesa, espanhóis e, claro, outros brasileiros também!

A multiculturalidade faz parte da identidade do povo australiano!

Você está pronto para estudar na Austrália?

Depois de entender melhor porque a Austrália é um destino tão importante para os estudantes internacionais, eu tenho certeza que você se apaixonou ainda mais pela Austrália, não é mesmo?

Isso porque neste post nós nem falamos dos pontos turísticos da Austrália, que são incríveis e únicos no mundo! Mas se você quiser conhecê-los um pouco melhor, você pode conhecer um pouco mais no nosso blog!

A Optima Intercâmbio conta com uma equipe especializada em estudos na Austrália e que está pronta para te atender! Agende um horário com um consultor aqui no nosso site, conheça mais sobre este destino incrível e embarque para este sonho que é estudar na Terra dos Cangurus!

Sydney Brisbane Gold Coast Melbourne Perth Cairns Darwin
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco