As melhores cidades para se viver em 2021!

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Você sabe quais são as melhores cidades para se viver no mundo em 2021? Uma pesquisa do índice Global Liveability Index 2021, da revista The Economist, afirma que a pandemia mexeu bastante com a qualidade de vida das cidades pelo mundo.

Essa pesquisa anual avalia vários indicadores sociais, econômicos e educacionais das principais cidades do mundo. Muitas das cidades que estavam no topo da lista há vários anos seguidos caíram algumas posições, especialmente algumas cidades da Europa e Canadá.

Apesar disso, muitos destinos bastante populares de intercâmbio se destacaram no topo da lista, especialmente cidades da Oceania! Isso apenas comprova a potência desses destinos como lugares excelentes para se viver.

Quer conhecer um pouco mais sobre as 10 melhores cidades para se viver em 2021? Confira a lista abaixo!

1. Melhores cidades para viver no mundo em 2021: Auckland, Nova Zelândia

A maior cidade da Nova Zelândia se colocou em primeiro lugar no Global Liveability Index 2021. Auckland, segundo a pesquisa, subiu ao topo do ranking por conta da sua abordagem bem-sucedida contra a pandemia. A volta à rotina mais cedo do que outras cidades do mundo fez com que a cidade desempenhasse melhor nos inúmeros indicadores avaliados pela revista The Economist.

E, de fato, a pesquisa só veio para reafirmar a vocação de Auckland como um destino de alto padrão e qualidade de vida. Os intercambistas que escolhem a cidade de Auckland para estudar no exterior poderão contar com uma ampla variedade de programas incríveis!

Praias paradisíacas, um clima ameno, inúmeras opções de entretenimento e, ainda mais: escolas de altíssima qualidade!

VEJA TAMBÉM: Por que estudar inglês na Nova Zelândia?

2. Osaka, Japão

Apesar de ser um destino não tão procurado por intercambistas, Osaka, no Japão, ficou em segundo lugar no Global Liveability Index. Os principais fatores que levaram esta cidade à vice-liderança foram a baixa criminalidade e a qualidade do sistema de saúde.

3. Melhores cidades para viver no mundo em 2021: Adelaide, Austrália

Adelaide é a cidade australiana mais bem colocada no ranking da The Economist. Com altas notas principalmente nos indicadores de educação e assistência à saúde, a cidade conquistou o terceiro lugar no ranking.

Apesar desta boa posição em 2021, essa não é a primeira vez que Adelaide aparece na pesquisa. Nos últimos dez anos, Adelaide sempre esteve classificada entre as 10 melhores cidades para se viver no mundo.

Com razão, viu? Adelaide, Austrália, é uma cidade elegante e cheia de vida, acima de tudo! Ao fazer o seu intercâmbio na capital da Austrália do Sul você descobrirá um estilo de vida bastante calmo, mas muito cosmopolita! Com uma paisagem bucólica, cercada de belos vales e campos de parreiras, Adelaide ainda produz alguns dos melhores vinhos do mundo!

Já pensou investir em um intercâmbio em Adelaide, a melhor cidade para se viver na Austrália?

SAIBA MAIS: Intercâmbio na Austrália vale a pena? Veja 10 motivos

4. Wellington, Nova Zelândia

Wellington é outro destino neozelandês entre as dez melhores cidades do mundo para se viver. Esta é, aliás, a primeira vez que a capital da Nova Zelândia aparece no Top 10. Na última pesquisa ela ficou em 15º lugar. Mesmo assim, a cidade de Wellington já foi descrita como uma das "pequenas capitais mais legais do mundo"!

A capital da Nova Zelândia é um destino muito famoso principalmente por sua cena cultural. Por lá você pode conhecer um dos museus mais importantes e famosos da Oceania, o Te Papa Tongarewa, que - como o próprio nome já diz - abriga os tesouros da terra!

Não é de surpreender que Wellington esteja chamando cada vez mais atenção dos estudantes internacionais. Seu povo acolhedor, o clima convidativo, além do intenso e vibrante cenário cultural da cidade são o que a transformam em um destino incrível para quem busca fazer um intercâmbio na Nova Zelândia!

CONHEÇA MAIS SOBRE A NOVA ZELÂNDIA: Conheça a cultura maori na Nova Zelândia!

5. Tokio, Japão

A capital do Japão e a sede das Olimpíadas de Verão de 2021, Tóquio, está mais uma vez entre as melhores cidades para se viver no mundo, de acordo com o índice da revista The Economist. A cidade se destacou, principalmente, pela segurança e pelo sistema de saúde, os quais ganharam as mais altas notas dos especialistas da revista.

6. Melhores cidades para se viver no mundo: Perth, Austrália

Muitas vezes a cidade de Perth não está entre as mais lembradas pelos intercambistas brasileiros, que sempre procuram cidades como Sydney ou Melbourne.

Mas a costa oeste australiana reserva várias surpresas para quem não a conhece! Perth é a combinação perfeita entre natureza e a vida urbana, que convivem em grande harmonia por lá.

Além dessa combinação incrível, Perth também é um destino excelente para quem busca fugir dos custos das grandes cidades da costa leste australiana, uma vez que ela está entre as mais baratas para se viver no país - algo muito importante para intercambistas. Não podemos deixar de lembrar que a baixa procura de brasileiros pela cidade de Perth e a qualidade de ensino a transforma em um destino muito propício para deseja investir no aprendizado do idioma.

O estilo de vida tranquilo, repleto de opções de lazer e um povo acolhedor dão razão à escolha de Perth como uma das melhores cidades para se viver no mundo. Aliás, Perth é um lugar tão bom para se viver que já esteve presente neste ranking outras três vezes nos últimos seis anos!

VEJA TAMBÉM: Como é morar na Austrália?

7. Zurique, Suíça

Para quem busca viver em uma cidade extremamente multicultural e em um grande centro político do mundo, Zurique é o destino perfeito para fazer intercâmbio. Esta não é a primeira vez que Zurique aparece nos rankings de melhores cidades do mundo para se viver, entretanto, é uma das melhores colocações nos últimos anos.

Quem busca fazer um intercâmbio em Zurique encontrará a razão pela qual esta é uma das melhores cidades para se viver no mundo. A vista privilegiada dos Alpes Suíços e do Lago Zurique transformam o visual da cidade em algo ainda mais belo.

Fazer um intercâmbio em Zurique é uma excelente opção para quem busca aprender alemão em um destino bastante diversificado, berço de movimentos culturais e com um dos melhores sistemas educacionais do mundo, com métodos inovadores e que facilitam o aprendizado.

DESCUBRA MAIS SOBRE A SUÍÇA: Como é fazer intercâmbio e estudar na Suíça?

8. Genebra, Suíça

Outra das poucas cidades europeias no Top 10 de 2021. A cidade de Genebra se destacou principalmente pela qualidade de seu sistema de saúde, além de apresentar altas pontuações na área de segurança e infraestrutura local.

9. Melhores cidades para se viver no mundo em 2021: Melbourne, Austrália

Não disse que as cidades da Austrália estavam dominando o ranking de 2021? Mais uma vez Melbourne chega ao Top 10 das melhores cidades para se viver no mundo. Desta vez, destacou-se, principalmente, no quesito infraestrutura e educação. A cidade obteve nota máxima nestes dois indicadores e ainda teve uma excelente nota no indicador sobre segurança.

Melbourne está entre as cidades australianas preferidas pelos intercambistas, chegando a receber milhares de intercambistas todos os anos. Por lá, o que mais se destaca é o grande número de atrações diferentes, além das praias da região.

A boa colocação no Global Liveability Index de 2021 não é algo que veio de agora. Pelo contrário: nos últimos seis anos, ela esteve sempre entre as três melhores cidades para se viver, segundo a The Economist.

Além disso, a alta qualidade de vida é resultado de um grande investimento do governo local em todas as áreas: educação, saúde, entretenimento, esportes e, claro, no turismo!

Fazer intercâmbio em Melbourne é sinônimo de viver em um destino altamente diversificado, acolhedor e amigável!

SAIBA MAIS: As melhores praias da Austrália para surfar

10. Brisbane, Austrália

Nos últimos anos, esta é a primeira vez que a cidade de Brisbane aparece no ranking de melhores lugares para se viver no mundo da revista The Economist. Mas independente da sua posição em rankings, Brisbane sempre será uma cidade incrível!

Com notas máximas em saúde da população e sistema educacional, Brisbane se destaca muito além disso. A cidade é um lugar muito vibrante, encantador e desenvolvido, sendo uma das cidades preferidas entre os estudantes brasileiros.

A multiculturalidade, o povo acolhedor e a preocupação com o meio ambiente ainda ajudam a colocar a cidade de Brisbane entre os melhores destinos para se fazer intercâmbio. Para quem busca fazer um curso superior por lá, ainda pode escolher entre algumas das melhores instituições de ensino da Austrália!

Diz aí se Brisbane é ou não é o lugar perfeito para fazer intercâmbio na Austrália?!

VEJA TAMBÉM: Grande Barreira de Corais, na Austrália: conheça o maior coral do mundo!

Confira o ranking detalhado das dez melhores cidades do mundo para se viver

#PaísCidadeÍndiceSegurançaSaúdeCultura e Meio ambienteEducaçãoInfraestrutura
1Nova ZelândiaAuckland96,09595,897,910092,9
2JapãoOsaka94,210010083,191,796,4
3AustráliaAdelaide94,09510083,810096,4
4Nova ZelândiaWellington93,79591,795,110089,3
5JapãoTokio93,71001008491,798,9
6AustráliaPerth93,39510078,2100100
7SuíçaZurique92,89510085,983,396,4
8SuíçaGenebra92,59510084,583,396,4
9AustráliaMelbourne92,59583,388,2100100
10AustráliaBrisbane92,49510085,910085,7

Fonte: Global Liveability Index 2021 - The Economist Intelligence Unit

Que tal fazer um intercâmbio em uma das melhores cidades do mundo?

Fazer intercâmbio, por si só, já é uma experiência engrandecedora tanto para sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional. Combinar essa experiência com a vivência em uma das melhores cidades do mundo para se viver é algo que transformará ainda mais esse momento na sua vida.

Para quem busca qualquer tipo de programa de intercâmbio, a Optima é a melhor opção. São mais de 10 anos no mercado, com profissionais especializados e que vão te ajudar em todas as etapas do seu intercâmbio.

Clique aqui e agende agora um horário com nossos consultores especialistas em programas de intercâmbio! Será incrível ajudar você com esse projeto!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco