Programa Co-op no Canadá: para trabalhar e estudar no Canadá!

10 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Você sabe o que é o programa co-op no Canadá? Quando o assunto é fazer intercâmbio que ofereça a possibilidade de estudar e trabalhar no exterior, existem diferentes programas para você escolher nos países que são destinos da Optima.

Entretanto, se o seu foco é estudar e trabalhar no Canadá, escolher o programa co-op pode ser a escolha perfeita para você. E é pensando nisso que escrevemos esse artigo.

Vamos explorar juntos todas as oportunidades que só um programa de estudo como esse pode oferecer a você, estudante?

Continue lendo e descubra como essa pode ser a sua grande chance de construir uma carreira internacional!

O que é o programa co-op no Canadá?

O programa co-op no Canadá é um tipo de programa de intercâmbio em que os alunos podem vivenciar uma oportunidade única que combina estudo acadêmico com experiência profissional no mercado de trabalho local.

Ele é projetado para estudantes internacionais que desejam enriquecer a sua formação acadêmica, ganhar experiência profissional e construir um rico currículo internacional.

Apesar de muitas pessoas o interpretarem como um programa de intercâmbio em si, na verdade o co-op é um componente de cursos oferecidos somente por colleges, um tipo de instituição de ensino superior no Canadá.

Assim como aqui no Brasil muitas instituições de ensino superior têm o estágio obrigatório no currículo, o Canadá também oferece essa possibilidade de experiência prática.

Ou seja, o co-op não é um tipo de curso ou programa de estudo e trabalho canadense. Na verdade, ele é parte de um curso que viabiliza a permissão para trabalhar no Canadá. As instituições que oferecem o co-op o incluem na grade como se fosse uma das disciplinas a serem cursadas, dando a chance para os alunos colocarem em prática, no mercado de trabalho, o que aprenderam em sala de aula.

Por este motivo, é preciso entender que não são todos os cursos de intercâmbio no Canadá que oferecem a permissão de trabalho com o co-op. Na verdade, o co-op precisa ser oferecido pela instituição de ensino superior, como vimos acima.

Neste sentido, vale a pena dizer também que se você quer fazer um curso de inglês no Canadá, não poderá trabalhar no país, pois o work permit só é oferecido aos estudantes que fazem um curso superior.

Se você quer aprender inglês e ainda ter a experiência de trabalho enquanto estuda, vale a pena considerar outros destinos, como Irlanda, Austrália, Malta ou Nova Zelândia. Se este é o seu caso, entre em contato com a Optima Intercâmbio, pois também podemos ajudar!

Como funciona o co-op no Canadá?

O programa de Co-op no Canadá funciona como uma colaboração entre instituições de ensino e empresas locais, permitindo que estudantes internacionais adquiram experiência prática em seu campo de estudo enquanto cursam seus programas acadêmicos.

O primeiro passo é selecionar uma agência de intercâmbio da sua confiança. A Optima trabalha há mais de 13 anos para entregar segurança, qualidade e transparência para você fazer o melhor planejamento e realizar o sonho de estudar no exterior. Não há dúvidas de que essa é a sua melhor escolha!

Em seguida, basta selecionar o programa de intercâmbio que oferece a opção de co-op na sua área de estudo. Você deve ser admitido no College escolhido.

Essa etapa envolve enviar os documentos acadêmicos necessários, demonstrar proficiência em inglês ou francês - a depender da região onde você vai morar - e cumprir outros requisitos de admissão específicos do College. Por exemplo: muitas instituições que oferecem o co-op como parte do ensino exigem um teste de aptidão para determinadas áreas, como artes ou música.

É importante lembrar que estes são cursos oferecidos somente por colleges específicos, que devem ser acreditados pelo Ministério da Educação canadense.

Após a admissão, você precisa solicitar um visto de estudante (study permit) aqui no Brasil. Como seu programa de intercâmbio exige o trabalho internacional no Canadá, o seu visto virá com uma indicação de permissão de trabalho.

A Optima tem parceiros especialistas em visto para ajudar você a tirar a sua documentação. Mas já deixamos o recado: para que essa experiência de trabalho no Canadá se concretize, é preciso se programar com antecedência, uma vez que o processo de visto pode levar algum tempo.

Com o seu visto em mãos, já pode comprar as suas passagens aéreas com a Optima e esperar pela data de embarque!

A rotina de quem vai fazer um co-op no Canadá

Se você quer estudar e trabalhar por meio de um co-op no Canadá, é importante conhecer um pouco da rotina dos estudantes deste curso.

Durante o período acadêmico, você frequentará as aulas regularmente, como qualquer outro aluno. As aulas acontecem em formatos diferentes, mas sempre preparando os estudantes para atuar em sua área de estudos.

Com o componente co-op, você poderá trabalhar nos meses de estágio tanto no período de aulas como quando finalizar todo o estudo em sala de aula. Tudo isso depende de como o seu college irá organizar a grade horária.

Enquanto o co op não acontece, os estudantes precisam ir em busca de oportunidades de estágio relacionadas à sua área de estudo. Logo, se você faz algum curso na área de marketing, para validar essa experiência prática para a conclusão do curso, é preciso que o trabalho também seja de marketing.

Normalmente, os colleges oferecem assistência na busca por essa oportunidade, principalmente por terem parcerias com diversas empresas locais. Mas nada impede que você explore o mercado de trabalho canadense e expanda seu leque de vagas, com salários ou funções mais adequadas aos seus objetivos.

Quando se tem a permissão de estudos por conta de um curso co-op, você obtém permissão de trabalho de 20 horas semanais, além das horas de estágio.

Com isso, você pode trabalhar até 40 horas semanais, o que é ótimo para ajudar nos custos do intercâmbio ou para voltar ao Brasil com um dinheiro extra após conquistar o seu certificado!

Quais são os pré-requisitos para participar do co-op?

Os pré-requisitos para participar de um programa de intercâmbio co-op podem variar dependendo da instituição. Entretanto, existem algumas exigências comuns que geralmente são aplicadas para todos os estudantes. Veja algumas delas:

  • Ter concluído o ensino médio no Brasil ou o equivalente;
  • Estar matriculado em uma instituição canadense do tipo College Público ou Privado;
  • Curso com duração mínima de seis meses;
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ter nível adequado de conhecimento do idioma de acordo com as exigências da instituição;
  • Comprovar que tem renda suficiente para se manter no país durante o curso.

Por que fazer um programa co-op no Canadá

Fazer um programa co-op no Canadá oferece uma série de benefícios e oportunidades únicas para os estudantes que estão em busca de vivenciar uma experiência enriquecedora no mercado de trabalho internacional.

Veja algumas vantagens que mostram porque esta pode ser a sua melhor escolha:

Experiência de trabalho relevante

O Canadá é conhecido por uma economia diversificada e muito próspera. Participar de um programa co-op no país oferece a oportunidade de ganhar experiência prática de trabalho em um ambiente profissional internacionalmente reconhecido.

Isso ajuda a desenvolver habilidades valiosas e aprimorar o seu currículo. Isso, sem dúvidas, é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho!

Networking e conexões profissionais

Durante esse tipo de intercâmbio, todos os estudantes acabam se conectando e estabelecendo novas conexões com profissionais locais e internacionais. Isso pode ser um fator valioso para futuras oportunidades de emprego tanto no Canadá como em outros países do mundo!

Desenvolvimento de habilidades

O Canadá é reconhecido pela sua diversidade cultural e, ao participar de um programa co-op no país, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar e mergulhar em uma cultura rica e muito diversificada.

Isso ajuda a desenvolver as tão valiosas soft skills que o mercado de trabalho exige, como adaptabilidade, comunicação e respeito pela diversidade.

Ou seja, ter uma experiência de trabalho em um país estrangeiro, como o Canadá, demonstra aos empregadores a capacidade de se adaptar a novos ambientes, trabalhar em equipes multiculturais e lidar com desafios interculturais. Essa experiência internacional pode destacar seu currículo, tornando-o mais atrativo para futuros empregadores

Qualidade de vida e segurança

O Canadá é frequentemente classificado como um dos melhores países para se viver em termos de qualidade de vida e segurança. Com suas cidades vibrantes, paisagens deslumbrantes e mercado de trabalho desenvolvido, o Canadá oferece um ambiente acolhedor e seguro para estudantes internacionais.

Invista no seu intercâmbio com confiança. Faça com a Optima!

Você está pronto para dar um impulso à sua carreira e explorar todas as vantagens de um programa co-op no Canadá? Então, não perca a oportunidade de vivenciar uma experiência única e adquirir habilidades valiosas!

A Optima Intercâmbio é especialista nesse tipo de programa e está aqui para te ajudar a trilhar esse caminho de sucesso. Não deixe essa oportunidade escapar!

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como os nossos especialistas podem te ajudar a encontrar o programa ideal!

Higher Education
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco