Intercâmbio: viajar sozinho ou acompanhado?

7 min de leitura
Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin

Uma das grandes dúvidas que fica na cabeça de quem está começando a organizar seu primeiro intercâmbio é se vale a pena fazê-lo sozinho ou acompanhado de um amigo ou parente. Para te ajudar nesta difícil escolha, você precisa continuar lendo este texto! Nós vamos te contar alguns motivos para fazer viajar sozinho para o intercâmbio ou, então, acompanhado!

Viajar sozinho para o intercâmbio: prós e contras

Para muitas pessoas, fazer qualquer atividade sozinho pode ser fora de consideração. Mas a verdade é que viajar sozinho ou fazer algumas atividades sem a companhia de outra pessoa pode ser uma experiência incrível. E quando colocamos isso no âmbito do intercâmbio, esse momento pode parecer assustador para muitas pessoas.

Mas fazer seu intercâmbio e viajar sozinho pode fazer da sua experiência no exterior ainda mais proveitosa. Esse momento é perfeito para quem deseja se descobrir como uma pessoa independente e aproveitar mais a própria companhia.

Ao fazer seu intercâmbio sozinho você terá a oportunidade conhecer pessoas diferentes, com diferentes costumes e diferentes culturas. Lidar com esses momentos de pura novidade - afinal, há grandes chances de você nunca ter visitado aquele destino antes - é o momento ideal para que você saia da sua zona de conforto.

Os desafios que são propostos a você durante a viagem vão lhe proporcionar um crescimento pessoal e profissional ainda maior do que se estivesse no Brasil ou fazendo um intercâmbio acompanhado.

Além disso, ao fazer seu intercâmbio sozinho, você poderá experienciar um grande momento de aprendizado acadêmico. Afinal, você terá um contato maior com o idioma estrangeiro, se forçando a aprender este novo idioma para "se virar" no seu dia-a-dia no exterior.

Mas viajar sozinho para o intercâmbio pode proporcionar algo que não tem preço: a sua liberdade! Já pensou como vai ser incrível naquele domingo de sol fazer os programas que você mais tem vontade e na hora que você quiser? São detalhes como esses que poderão fazer da sua experiência no exterior um momento ainda mais rico e especial.

Outra vantagem de se fazer um intercâmbio sozinho é a possibilidade de fazer amigos. Este é um momento em que você estará bem mais aberto a conhecer gente nova, ter contato com diferentes culturas e ampliar sua rede de contatos pelo mundo. Então, se você é daqueles que querem viajar sozinho para o intercâmbio, aproveite para trazer sua espontaneidade e descontração à tona!

Ao juntar todas essas características, você vai perceber que o intercâmbio lhe deu mais experiência de vida, mais autoconfiança e uma bagagem cultural muito grande. O fato de se desafiar com um mundo totalmente novo, onde você não conhece ninguém, é algo importante para seu crescimento pessoal e profissional. É a chance de você aproveitar todas as oportunidades e deixar de se privar para viver as melhores experiências da sua vida apenas por que não conseguiu encontrar alguém para viajar com você!

Viajar acompanhado para o intercâmbio: vale a pena?

Viajar acompanhado para o intercâmbio também pode ser uma experiência incrível. Seja com um amigo, com namorado (a) ou com um grupo de amigos, a sua experiência internacional tem grandes chances de ter momentos inesquecíveis.

A verdade é que fazer um intercâmbio acompanhado de amigos ou namorado(a) é uma chance para compartilhar momentos únicos. A oportunidade de estudar fora traz uma grande variedade de experiências novas e, por isso, compartilhar situações como essas podem fazer com que o relacionamento de vocês seja fortalecido.

Além disso, fazer um intercâmbio com amigos é evitar algo que costuma ser relativamente corriqueiro com estudantes que vão viajar sozinhos, que é o fato de se sentir sozinhos no exterior. É claro que, hoje em dia, essa situação pode ser contornada com a tecnologia, afinal, temos chamadas de vídeo, conversas em redes sociais e interações online que acabam nos aproximando de quem está longe.

Mas fazer um intercâmbio acompanhado de pessoas que você gosta significa ter um porto-seguro nos momentos em que a saudade bater!

Ter amigos ou namorado (a) por perto durante o intercâmbio também pode ser uma forma de economizar no intercâmbio. Isso porque, ao viajar acompanhado, você poderá dividir as despesas de restaurantes, compras de supermercado e até contas de casa, como aluguel, água, luz e internet.

E sabe aqueles momentos de perrengue? Bom, essas situações complicadas e que não saem do planejado viram, com certeza, motivos para rir! Se não der para dar boas gargalhadas na mesma hora, com certeza vocês irão rir juntos depois.

Então, como você pode ver, viajar acompanhado para o intercâmbio pode ser a chance de lidar com as adversidades de uma maneira mais leve, com boas risadas e, claro, ao lado das pessoas que você mais gosta!

E claro, não podemos deixar de falar que fazer um intercâmbio acompanhado também pode ser uma chance de aprendizado, especialmente acadêmico. Você terá alguém com quem estudar junto, dividir as dificuldades do idioma e aprender juntos aquilo que vocês não sabem!

Viajar sozinho ou acompanhado para o intercâmbio, qual é melhor?

A verdade é que não existe certo ou errado nesta questão. Tudo o que falamos aqui são condições que variam de acordo com a sua vontade e sua necessidade. O que você não pode é se deixar limitar pelas suas crenças, afinal, independente de viajar sozinho ou acompanhado para o intercâmbio, a certeza é que esta é uma experiência inesquecível!

Se você tem a vontade de desbravar o mundo sozinho, encarar novos desafios e vivenciar momentos únicos, o ideal é seguir o seu sonho e fazer um intercâmbio sozinho. Entretanto, se você tem a vontade de viver esses momentos inesquecíveis com as melhores companhias ou não quer ficar longe de quem você mais gosta, fazer um intercâmbio acompanhado é a melhor opção.

Independente de você decidir por fazer uma viagem solo de intercâmbio ou acompanhado, a verdade é que a sua melhor escolha é decidir por uma agência certificada para te ajudar a construir essa nova etapa da sua vida! E a Optima Intercâmbio é, sem dúvidas, a sua melhor escolha. Com a gente você terá um intercâmbio personalizado do começo ao fim de acordo com as suas necessidades. Por isso, clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você!

Compartilhe: Facebook Whatsapp Twiter Linkedin
Gostou deste artigo?
Notificação

Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!

2024 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira

Políticas de uso

e

Termos de Privacidade
Voltar ao topo
Fale conosco