O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 9.984.670 km2. Todo esse território está dividido em dez províncias e três territórios, que têm suas individualidades geográficas, culturais e políticas.
Nesse artigo nós vamos te contar tudo sobre as províncias do Canadá, e ainda falar sobre os três territórios do país. Continue lendo e descubra!
As províncias do Canadá são subdivisões políticas e geográficas do país. Cada uma delas tem grande autonomia em relação ao governo federal, nas esferas legislativa e executiva.
Por exemplo, cada província é responsável pelo fornecimento de alguns serviços de suma importância, como educação e saúde pública. Dessa maneira, cada província tem uma co-soberania, com um vice-governador representante.
Além disso, cada região tem suas peculiaridades e seu jeitinho de ser, o que torna o Canadá esse país incrível que é. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das províncias canadenses e escolher o seu próximo destino de viagem?
Províncias:
Territórios:
Ontário é a maior província do Canadá em população total, com seus mais de 15,6 milhões de habitantes. Toronto, a capital, é um grande centro canadense e maior metrópole do país. A cidade é cheia de atrações, como museus, festivais e a famosa CN Tower, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.
Não podemos nos esquecer da capital do Canadá, Ottawa, que fica na província de Ontário. A cidade encanta moradores com sua arquitetura clássica usada em construções no centro da cidade, como no Parliament Hill.
O sul da província tem um clima mais ameno e uma terra agrária, enquanto o norte tem densas florestas e invernos mais rigorosos. Além disso, Ontário é a casa das Cataratas do Niágara, um dos pontos turísticos mais famosos do país.
Quebec é a mais extensa província do Canadá. A região, originalmente, foi uma colônia francesa, o que fez com que o idioma na província se dividisse. Dessa maneira, a grande maioria da população de Quebec fala francês (cerca de 80%), sendo assim, o idioma oficial da região.
Apesar do idioma diferente, Quebec tem o natural estilo canadense de ser, com suas tradicionais montanhas e florestas temperadas. Além de cidades com um altíssimo índice de desenvolvimento humano, como Quebec e Montreal.
Além disso, você encontra traços de arquitetura clássica pelas cidades da região, com torres européias e ruas de paralelepípedo.
Em Alberta você encontra tanto uma natureza exuberante, quanto cidades modernas e vibrantes, como Calgary e Edmonton.
Culturalmente falando, Alberta é semelhante ao Texas, nos Estados Unidos, onde cowboys e rodeios se tornam símbolos da região.
Alberta também é a casa do parque nacional mais famoso do Canadá, o Banff National Park. Lá você encontra o Lago Louise, uma das paisagens mais famosas do país, além de outros locais deslumbrantes.
A Colúmbia Britânica é a terceira maior província do Canadá, com uma população diversa e muitos moradores não nativos. O local é repleto de belezas naturais, que se misturam com as principais cidades da província.
A região é banhada pelo Oceano Pacífico, formando a costa onde a maioria da população reside. É nessa área que estão localizadas as principais cidades da província, Victoria e Vancouver.
As Montanhas Rochosas enfeitam as paisagens das belas cidades da região e proporcionam atrações como esqui, teleféricos e trilhas.
Não podemos deixar de mencionar a cidade de Whistler, uma charmosa vila montanhosa que atrai os amantes da natureza.
Manitoba, situada no coração do Canadá, é conhecida como a província das pradarias. Com uma população de cerca de 1,3 milhão de habitantes, Manitoba é a quinta província mais populosa do país.
A capital, Winnipeg, é o centro cultural e econômico da região, onde reside cerca de 60% da população. O solo fértil da região torna a agricultura uma atividade próspera, sendo um dos principais focos da região.
A Nova Escócia é um terra de belas histórias e paisagens. A região é banhada pelo Oceano Atlântico, onde são realizadas atividades como pesca, surf e observação de baleias. Você também encontrará diversas falésias ao longo dos mais de 7.000 km de litoral da província.
As primeiras colônias da América do Norte foram estabelecidas na região no ano de 1604, pelos franceses. Por isso, a região tem uma grande herança histórica e cultural, que sofre influência, inclusive, de tradições celtas.
Halifax e Lunenburg, Patrimônio Mundial da Unesco, refletem bem as características marcantes da província, com belas paisagens marítimas e forte herança cultural.
Nova Brunswick, situada na costa leste do país, é a única província canadense oficialmente bilíngue, onde inglês e francês são considerados idiomas oficiais.
As principais cidades são Moncton, Saint John e Fredericton. Porém, como 83% da área da região é coberta por florestas, a densidade da região é baixa, com muitos moradores na região rural.
Saskatchewan é uma província que oferece uma vida pacata, uma forte conexão com a natureza e uma economia baseada em recursos naturais.
O clima do local é continental, o que faz com que as temperaturas sejam extremas. No verão já foi registrada a maior temperatura do Canadá, enquanto que no inverno são comuns temperaturas abaixo de zero graus.
A região não possui litoral, mas é repleta de rios e lagos, que a ajudam a regular as temperaturas da província.
Regina, a capital, é um centro administrativo e cultural, enquanto Saskatoon, a maior cidade, é um importante polo econômico e educacional
Localizada no Golfo de São Lourenço, a Ilha do Príncipe Eduardo é a menor província do Canadá. Apesar de seu tamanho reduzido, a ilha oferece aos visitantes uma experiência rica em cultura, beleza natural e culinária deliciosa.
A região é famosa por suas praias de areia vermelha, onde são praticados esportes como windsurf, caiaque e kitesurf.
O interior da ilha é composto por colinas, vilas charmosas e campos verdejantes, onde é comum a prática de trilhas e passeios.
Charlottetown é a capital da província, uma cidade pacata e charmosa, com construções vitorianas e tradicionais.
Terra Nova e Labrador é a província mais oriental do Canadá, composta por duas regiões principais: a ilha de Terra Nova e a região de Labrador. O local é conhecido por suas paisagens impressionantes e cultura vibrante.
A capital da província, St. John 's, é um centro cultural com uma cena artística próspera, restaurantes deliciosos e pubs animados.
Labrador é um território formado principalmente por regiões naturais e intocadas. O local é o lar do Parque Nacional Torngat Mountains, onde são entradas montanhas, fiordes, geleiras e auroras boreais.
Os territórios do Canadá são as regiões menos populosas do país, apesar de ocuparem grande parte do território nacional. Os territórios são regiões administrativas canadenses, que não tem soberania nacional, portanto estão sob jurisdição do governo federal.
A não autonomia dos territórios e submissão à autoridade do governo federal é a principal diferença entre uma província e um território. Apesar disso, todos os cidadãos canadenses têm os mesmos direitos, não importando a região em que moram.
O território de Yukon faz fronteira com o estado estadunidense do Alasca, ao leste. Este território é caracterizado por seus inúmeros lagos, planaltos e cordilheiras, além de tradicionais florestas de coníferas.
A capital e maior cidade de Yukon é Whitehorse e abriga a maior parte da população. A população de Yukon é a menor de qualquer província ou território no Canadá, apesar de sua vasta extensão.
O Monte Logan, localizado no Parque e Reserva Nacional Kluane, é a montanha mais alta do Canadá, com 5.959 metros de altitude.
Os Territórios do Noroeste são conhecidos por suas paisagens impressionantes e uma grande variedade de vida selvagem, incluindo ursos polares, alces e lobos.
Os Territórios do Noroeste também são ricos em recursos naturais, que giram a economia do local.
A sua capital, Yellowknife, é uma pequena cidade às margens do Great Slave Lake. No local atividades ao livre como caça, camping e pesca são comuns.
Nunavut é a maior região do Canadá e a segunda menor em população. A região é marcada por extremos climáticos e comunidades e vilas remotas.
A população de Nunavut é majoritariamente inuíte, que são nativos canadenses. Por isso a região reflete essa rica herança cultural que se manifesta em sua língua, arte e tradições.
Economicamente, a região enfrenta desafios devido à sua localização remota e condições climáticas extremas.
Agora que você já conhece todo o território canadense, que tal escolher seu destino e embarcar para uma das experiências de intercâmbio mais incríveis da sua vida?
A Optima te ajuda em todas as fases do intercâmbio, desde o planejamento até a sua rotina no país escolhido. Não deixe essa oportunidade passar, entre em contato conosco e realize de uma vez por todas esse sonho!
O Toronto Eaton Centre é o maior shopping center com escritórios no centro da cidade de Toronto, na província de Ontário. Está localizado precisame...
No mês de Julho, fiz minha primeira viagem para o Canadá, e procurei uma agência de confiança para me ajudar com os processos de organização.Tive u...
Estudar no Canadá é fascinante porque é uma oportunidade para conhecer outras culturas, idéias e costumes que são típicos do país. A Optima Intercâ...
Assine nossas notificações para se manter atualizado sobre nossas promoções!
2025 © Optima Ltda. CNPJ 12.350.272/0001-09. Empresa brasileira
Políticas de usoe
Termos de PrivacidadePor idioma
Inglês Espanhol Alemão Francês Italiano PortuguêsPor países
Todos os destinos